Programas

Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas - 2021

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS DE BOLSA ESTÍMULO A VOCAÇÕES CIENTÍFICAS (EVC) em parceria ABC-FAPESP

A ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC), em parceria com a FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO-FAPESP, torna público o lançamento do presente Edital associado ao Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas e convida Membros Titulares da ABC a apresentarem propostas em qualquer área do conhecimento para Bolsas de Estímulo a Vocações Científicas - EVC, destinadas a estudantes de graduação, nos termos aqui estabelecidos.

1. Informações Gerais

1.1 O objetivo da presente iniciativa é permitir que estudantes de graduação estagiem em Instituição de Pesquisa, sendo obrigatoriamente recebidos por pesquisadores que sejam membro titular (Anexo I) da Academia Brasileira de Ciências. O estudante deverá manter contato com um projeto científico em andamento e deverá ajudar na execução, no que couber.

1.2. Para o presente edital, de acordo com convênio firmado entre as duas Instituições, a FAPESP destinará até:

· 25 bolsas na modalidade EVC, de até 20 mil reais cada uma, para alunos do estado de SP visitando Instituições de Ensino e Pesquisa em outros estados do Brasil.

· 25 bolsas na modalidade EVC, de até 20 mil reais cada uma, para alunos de outros estados visitando Instituições de Ensino e Pesquisa no estado de São Paulo.

· Itens financiáveis: cada bolsa na modalidade EVC compreende recursos para manutenção do aluno (até R$ 10.830,00 para manutenção, proporcional ao número de dias da visita - no máximo 50 dias. Importante: custos de transporte deverão ser pagos com o recurso de manutenção), e até R$ 10 mil em recursos para realização do projeto, que serão concedidos como material de consumo e serviços de terceiros.

2. Requisitos para solicitação

2.1. O candidato deverá estar cursando a graduação e ter concluído pelo menos 24 meses do curso em Instituições de Ensino Superior Pública ou Privada e estar vinculado a um programa de Iniciação Científica (com ou sem Bolsa).

2.2. Deverá ter concluído número suficiente de disciplinas relevantes para o estágio.

2.3. Deverá ter excelente histórico acadêmico que será evidenciado pelo Histórico Escolar de Graduação.

2.4. O orientador deverá ser, obrigatoriamente, membro titular da ABC-Academia Brasileira de Ciências e demonstrar condições para plena realização do estágio proposto por meio de fontes de fomento do Brasil ou do exterior.

2.4.1. A lista dos laboratórios e respectivos pesquisadores membros titulares da ABC que estão disponíveis para estágio pode ser consultada pelos alunos interessados nos seguintes links:
- Instituições no Estado de SP: https://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2022/04/PAPL-2023-LABORAT%C3%93RIOS-SP.pdf.

- Instituições em outros Estados do Brasil: https://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2022/04/PAPL-2023-LABORAT%C3%93RIOS-FORA-DE-SP.pdf.

2.4.2. Todos os membros titulares da ABC interessados em receber bolsistas EVC do programa PAPL deverão estar cadastrados no SAGe confirmando disponibilidade para recebimento de um aluno de IC-VC.

3. Demonstração de Interesse dos alunos e Apresentação das Propostas

3.1. Os estudantes podem demonstrar interesse através do preenchimento de formulário que está disponível até o dia 30 de junho de 2022, específicos para:

- Estudantes no Estado de SP: https://forms.office.com/r/VCx45A2WPz.

- Estudantes fora do Estado de São Paulo: https://forms.office.com/r/pmeKJ6w9VV.

3.2. Após a manifestação de interesse, todos os inscritos serão avaliados por uma comissão de especialistas na ABC (critérios de acordo com o Item 2 acima).

3.3. A comissão de especialistas da ABC selecionará os alunos inscritos a partir de 1 de julho, com fim o mais rápido possível. Essa comissão selecionará 69 pares (orientador-aluno). 69 é o número de membros titulares que abriram seus laboratórios para o PAPL este ano (Item 2.4.1 acima).

3.4. Todos os pedidos de Bolsas no âmbito do Programa Estímulo a Vocações Científicas deverão ser encaminhados pelo Pesquisador Responsável (membro titular da ABC, previamente inscrito, conforme listas no item 3.2) à FAPESP até o dia 08/09/2022, mediante submissão de proposta no sistema eletrônico da FAPESP – SAGe.

3.5. Todos os selecionados para submeter a proposta (orientador e aluno) deverão ter cadastro no SAGe (sistema eletrônico da FAPESP) e darem o aceite para submissão da proposta.

3.6. Todos os documentos listados como obrigatórios e solicitados no sistema SAGe deverão ser parte da submissão. O Plano de Trabalho deverá ser apresentado em, no máximo, duas páginas contendo:

a) título;

b) resumo das atividades, incluindo cronograma, a serem cumpridas pelo bolsista e de que forma ele se insere na pesquisa em andamento na Instituição anfitriã;

c) carta de motivação da(o) candidata(o) para participar do programa e justificativa da escolha do membro titular da ABC;

3.7. Ao término do estágio, o orientador do bolsista deverá prestar contas de acordo com o que constar do Termo de Outorga e submeter relatório feito pela(o) bolsista, das atividades científicas desenvolvidas.

4. Admissão, Análise e Julgamento

O julgamento dos 69 pedidos submetidos no SAGe será feito por Comitê Gestor da parceria, formado por três representantes da FAPESP e três representantes da ABC.

4.1. Pré-enquadramento – Nesta etapa será novamente verificado o cumprimento dos requisitos de elegibilidade (item 2), bem como o histórico de notas de cada candidato. Somente candidatos com ótimo desempenho acadêmico serão analisados na próxima fase. O candidato deve:

a) ter matrícula ativa na graduação;

b) ter cumprido pelo menos 4 semestres do curso de graduação na data de realização da visita;

c) apresentar histórico escolar excelente;

d) apresentar carta de motivação (Na carta de motivação, o candidato deve explicar o motivo de ter escolhido o acadêmico e o projeto);

e) participar de estágio de IC (com ou sem Bolsa); e

f) apresentar carta de recomendação do responsável pelo estágio de IC.

4.2. Análise comissão – Dentre os pré-selecionados, o Comitê Gestor escolherá os 50 melhores planos de estágio (plano de trabalho) considerando a expertise do pesquisador que receberá o aluno e a sua carta de motivação.

5. Período da visita e duração

5.1. O período da visita para a realização das atividades deverá ser entre 4 de janeiro de 2023 a 10 de março de 2023. A duração da visita deverá ser de, no mínimo, 35 dias e, no máximo, 50 dias.

6. Termo de Outorga

6.1. A concessão dos recursos será feita através de Bolsa concedida pela FAPESP, onde o pesquisador proponente (orientador) e o bolsista serão responsável por todas as obrigações contratuais, aprovação e envio dos Relatórios Científicos do(a) bolsista e Prestações de Contas.

7. Execução e acompanhamento

7.1. Caberá à FAPESP fazer o acompanhamento da execução dos projetos, podendo recorrer à ABC quando necessário.

8. Encerramento

8.1. O encerramento das propostas contempladas será feito por meio das seguintes etapas e instrumentos:

a) Apresentação de Relatório Científico final, encaminhado à FAPESP;

b) Prestação de Contas final com apresentação de comprovantes de despesas de acordo com as exigências da FAPESP e do estabelecido no Termo de Outorga.

9. Informações adicionais

9.1. Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos exclusivamente por meio do e-mail da Chamada: chamada-evc@fapesp.br.


Página atualizada em 20/07/2023 - Publicada em 29/11/2021