Conselho Superior (CS)

Thelma Krug

Thelma Krug

Pesquisadora titular aposentada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É matemática, com doutorado em Estatística Espacial pela Universidade de Sheffield, Inglaterra.

Foi secretária adjunta na Secretaria de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia do então Ministério da Ciência e Tecnologia; secretária nacional na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA); e de 2016 a 2017 foi diretora do Departamento de Políticas para Combate ao Desmatamento, no MMA. De 2002 a 2015, presidiu a Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), tendo sido eleita vice-presidente do referido painel em outubro de 2015, com mandato até 2022.

Por mais de 15 anos representou o Brasil nas negociações internacionais na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, nos temas relacionados ao uso e mudança do uso da terra; florestas; inventários nacionais de gases de efeito estufa; pesquisa e observação sistemática, entre outros. Desde 2020 é presidente do Painel de Observações Terrestres para o Clima (Terrestrial Observation Panel on Clima) do Sistema Global de Observações para o Clima (GCOS) da Organização Meteorológica Mundial.


Página atualizada em 21/12/2021 - Publicada em 21/12/2021