Notícias

FAPESP apoiará pesquisas inovadoras em Linguagem, Comunicação e Artes

Chamada LinCAr propõe 11 temas para projetos transdisciplinares que contribuam com políticas públicas e a problematização de processos linguísticos e criativos

A FAPESP anuncia o lançamento de uma nova chamada de propostas para financiar pesquisas em Linguagem, Comunicação e Artes. As três áreas do conhecimento formam o acrônimo da nova chamada de propostas lançada pela Fundação: LinCAr.

A FAPESP reservou R$ 5 milhões para a chamada. Os projetos serão custeados por meio de duas modalidades de apoio FAPESP, Auxílio à Pesquisa – Regular (APR) e Auxílio à Pesquisa – Temático (Temático), sendo que as normas de cada um dos instrumentos irão balizar a análise de elegibilidade dos pesquisadores e as condições do financiamento.

Para quem submeter pedido de APR, a chamada apoiará projetos de até 24 meses com até R$ 300 mil reais por projeto.

Para quem submeter pedido de Temático, a chamada apoiará projetos de até 60 meses, sem limite orçamentário para cada solicitação.

Esperam-se investigações originais e relevantes, conduzidas de modo colaborativo e transdisciplinar, com intuito de construir novos arranjos teóricos e procedimentos metodológicos e, ao mesmo tempo, propor novas formas de produzir e disseminar conhecimento nestas áreas.

O edital é aberto a pesquisadores de institutos de ensino superior e/ou pesquisa no Estado de São Paulo, a chamada LinCAr – Abordagens inovadoras na pesquisa em Linguagem, Comunicações e/ou Artes priorizará projetos apresentados por pesquisadores com especialidades complementares, orientados à consecução de avanços no conhecimento sobre um ou mais dos 11 temas abrangidos pelo edital.

Os temas sugeridos são: Arquivo; Arte e Tecnologia; Corpo, Performance e Estudos da Presença; Espaço e Tempo; Humano e Não Humano; Língua, Discurso e Sociedade; Memória e Trauma; Novas Historiografias e Métodos; Novas Textualidades, Intermedialidades, Transmidialidades; Patrimônio, Acervos e Coleções; Questões de Gênero, Raça e Etnia.

São esperadas propostas que problematizem processos linguísticos, criativos, poéticos, ações experienciais, explorações sensíveis que se expressam por meios verbais e não verbais, estimulando a reflexão crítica, a proposição de novas abordagens metodológicas, propostas de ensino e políticas públicas e o avanço do conhecimento. A cooperação internacional será valorizada na análise dos projetos.

Pesquisadores poderão submeter seus projetos até 16 de maio de 2022 por meio do SAGe (https://fapesp.br/sage).

A chamada está disponível em: fapesp.br/15327.


Página atualizada em 18/02/2022 - Publicada em 18/02/2022