Chamadas em Colaboração

Chamada de Propostas Conjuntas Universidad de La Frontera e FAPESP – 2022 Versión en español

NOTA: Em 19/01/2023, o prazo de anúncio de resultados revisto no item 7. Cronograma foi postergado para abril de 2023.

NOTA: O anúncio de resultados foi postergado e uma nova data será anunciada em janeiro de 2023.

NOTA: Em 19/07/2022 a data limite para submissão de propostas foi alterada de 21/07/2022 para 25/07/2022.

Sumário

Data de lançamento da Chamada:

19 de maio de 2022

Data limite de submissão da proposta:

25 de julho de 2022

Divulgação das propostas selecionadas:

Dezembro de 2022

Modalidade de Apoio FAPESP:

Auxílio à Pesquisa – Regular

Duração máxima dos projetos:

24 meses

Submissão:

Para FAPESP via SAGE e para UFRO via Intranet UFRO

Contatos:

FAPESP
Virgínia Sanches Subiñas – Coordenadora de Programas Científicos
chamada-ufro@fapesp.br

UFRO
Yasna Valdebenito Salcedo – Profissional de Apoio a Projetos
yasna.valdebenito@ufrontera.cl


1. Introdução

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Universidad de La Frontera (UFRO), anunciam a presente Chamada de Propostas para projetos de pesquisa colaborativos entre pesquisadores de instituições do estado de São Paulo e do Chile.

As propostas submetidas devem ser para projetos integrados, prevendo comprometimento com o projeto e esforços equivalentes das duas equipes colaboradoras. Os projetos devem ser executados simultaneamente pelas duas equipes e contar com a participação de pesquisadores de outros territórios, além do estado de São Paulo e do Chile.

2. Temas

São elegíveis para esta Chamada propostas abrangendo os seguintes temas:

a. Crises Climáticas, Hídricas, Humanas e Sociais;

b. Cultura, Arte e Patrimônio;

c. Educação universitária no Século XXI;

d. Novas tecnologias;

e. Saúde e bem-estar.

3. Elegibilidade de Pesquisadores

3.1. Pesquisadores elegíveis para a FAPESP:

O Pesquisador Responsável deve possuir vínculo empregatício com uma Instituição de Pesquisa ou Ensino Superior sediada no estado de São Paulo, privada ou pública, e atender aos critérios de elegibilidade da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular, descritos em www.fapesp.br/apr. Cada pesquisador pode submeter apenas uma proposta para esta Chamada.

3.2. Pesquisadores elegíveis para a UFRO:

O Pesquisador Responsável deve ter um contrato com qualidade de propriedade, contrato ou honorários, ou ser contratado como profissional da Universidad de La Frontera, com um mínimo de vinte e duas (22) horas. Aqueles que têm a designação Ad honorem como única relação contratual com a Universidade, ou aqueles que estão matriculados em um programa de Pós-Graduação ou Especialidade em uma Universidade nacional ou internacional, não podem se inscrever como Pesquisador Responsável ou Co-Pesquisador.

4. Preparação de Propostas

Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável no estado de São Paulo e um na Universidad de La Frontera.

Os pesquisadores do estado de São Paulo devem seguir as normas e orientações para a submissão de propostas na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (www.fapesp.br/apr), além de orientações especificadas neste documento.

Serão priorizadas propostas de caráter multi e interdisciplinar e que contemplem a formação de redes internacionais para além dos parceiros paulistas e chilenos.

4.1. Projeto de Pesquisa Conjunto

O Projeto de Pesquisa conjunto deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do estado de São Paulo e do Chile, em uma versão única em inglês com no máximo 15 páginas e deverá conter:

a) Desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los;

b) Cronograma e clara descrição da colaboração prevista (distribuição de trabalho por ano/por parte e métodos de implementação);

c) Benefício adicional esperado como resultado da colaboração;

d) Descrição de como os resultados do projeto serão avaliados e como serão disseminados;

e) Demonstração da participação no projeto de pesquisadores de instituições de pesquisa de outros territórios para além do estado de São Paulo e Chile;

f) Referências bibliográficas.

4.2. Documentos Adicionais

Além do Projeto de Pesquisa conjunto, as propostas submetidas à UFRO devem incluir Planilha Orçamentária em que constem os valores a serem solicitados à UFRO.

À FAPESP os pesquisadores do estado de São Paulo devem apresentar também todos os outros documentos solicitados pelo SAGe.

5. Custos elegíveis

5.1. Custos elegíveis para a FAPESP:

A FAPESP cobrirá os custos para a equipe de pesquisa do estado de São Paulo até o valor máximo de R$ 300.000,00, por projeto, com dois anos de duração. O financiamento e os custos elegíveis devem estar de acordo com as normas da FAPESP para o Auxílio à Pesquisa Regular (www.fapesp.br/apr).

5.2. Custos elegíveis para a UFRO:

A duração dos projetos será de dois anos e valor máximo a ser solicitado será de $50.000.000 pesos chilenos para o total de anos de execução. O valor máximo a solicitar no primeiro ano será de $25.000.000 pesos chilenos. O orçamento deve ser registrado na planilha disponível na Intranet além do documento “Proyectos de Investigación FAPESP-UFRO”, disponível em https://intranet.ufro.cl/.

6. Submissão

O Pesquisador Responsável do estado de São Paulo deve submeter a proposta colaborativa à FAPESP e o Pesquisador Responsável do Chile deve submeter a proposta colaborativa à UFRO.

A data limite para a submissão de propostas é dia 25 de julho de 2022. Nenhuma proposta será recebida após a data limite de submissão, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos, a não ser aqueles explícita e formalmente solicitados pela FAPESP ou pela UFRO.

Propostas que não respeitem os modelos solicitados pela FAPESP e pela UFRO ou com documentos faltantes serão devolvidas, podendo ser ressubmetidas até a data limite de submissão. Após a data limite, propostas que não estejam em conformidade com as especificações declaradas nesta Chamada serão consideradas inelegíveis .

As propostas devem ser submetidas às duas agências por meio de seus sistemas on-line.

Submissões para a FAPESP: O caminho específico para esta Chamada no SAGe é: Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + UFRO - Universidad de la Frontera > + UFRO - Projeto de Pesquisa - Regular > + Chamada de Propostas (2022).

Após ser indicado na proposta o pesquisador da UFRO deve confirmar sua participação no sistema SAGe. Esta confirmação deve ser feita antes do prazo final de submissão.

Submissões para a UFRO: https://intranet.ufro.cl/.

Passada a data limite de submissão, a UFRO e a FAPESP verificarão se as propostas foram submetidas simultaneamente para o Chile e para o estado de São Paulo. Se uma proposta for submetida apenas em um país será declarada inelegível.

7. Cronograma

Lançamento da Chamada de Propostas: 19 de maio de 2022

Data limite de submissão: 25 de julho de 2022

Anúncio dos resultados: Dezembro de 2022

8. Análise e Seleção

8.1. Procedimento de avaliação

Somente propostas consideradas elegíveis serão qualificadas para análise de mérito e serão avaliadas de acordo com o processo descrito abaixo:

I. A FAPESP procederá uma análise de revisão por pares. A sistemática de análise utilizada pela FAPESP está disponível em analise.

II. Os pareceres emitidos pelos revisores seguirão para um Painel de Avaliação, para recomendação;

III. As instituições parceiras, FAPESP e UFRO, designarão um Comitê Gestor Conjunto, que avaliará as recomendações do Painel de Avalição, e determinarão quais propostas serão indicadas para financiamento.

A indicação de financiamento é definitiva e, portanto, nenhum recurso é possível.

UFRO e FAPESP financiarão até 5 propostas no âmbito desta Chamada.

9. Propriedade Intelectual

Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (ou “Acordo de Consórcio”) deverá ser firmado entre a Universidad de La Frontera e a Instituição Sede do pesquisador no estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e das instituições sede. Nenhum formato específico para este acordo será fornecido pela UFRO ou pela FAPESP.

A apresentação do Termo de Compromisso não é obrigatória para a assinatura do Termo de Outorga. Entretanto, as duas instituições financiadoras poderão requisitar a apresentação deste documento a qualquer momento.

10. Contratação das Propostas Selecionadas

Para a FAPESP, a assinatura do Termo de Outorga e Aceitação do Auxílio implica no reconhecimento por parte do Pesquisador Responsável de que as condições e os recursos concedidos pela FAPESP são suficientes, salvo circunstâncias imprevisíveis, para viabilizar a realização do projeto aprovado.

As propostas selecionadas devem ser registradas no Sistema de Pesquisa da Universidad de la Frontera. A UFRO determina ainda que durante a duração do auxílio devem ser publicados pelos menos dois artigos em revistas indexadas como condição para que os pesquisadores chilenos possam se candidatar a novas solicitações de recursos à UFRO.

11. Ferramenta de Apoio à Formação de Rede de Pesquisa

A Biblioteca Virtual da FAPESP (www.bv.fapesp.br/en/) inclui o banco de dados da FAPESP de Auxílios à Pesquisa e Bolsas concedidos. Nele, é possível buscar informações sobre Auxílios e Bolsas financiados pela FAPESP, incluindo resumos, bem como o nome dos pesquisadores participantes e suas instituições. A Biblioteca Virtual inclui uma interface que permite entrar em contato com pesquisadores financiados pela FAPESP enviando-lhes uma mensagem.

12. Informações de Contato

Para evitar que contratempos impeçam a submissão, solicitamos que enviem seus questionamentos com antecedência, evitando fazê-lo perto da data limite de submissão de propostas para a Chamada.

Questões específicas para FAPESP relacionadas à presente Chamada de Propostas devem ser encaminhadas através do e-mail chamada-ufro@fapesp.br.

Questões específicas para FAPESP relacionadas à presente Chamada de Propostas devem ser encaminhadas através do e-mail yasna.valdebenito@ufrontera.cl.


Página atualizada em 19/01/2023 - Publicada em 16/05/2022