Notícias

FAPESP e NWO lançam nova chamada de propostas English version

A FAPESP e a Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO) anunciam uma nova chamada de propostas, com o tema “Biomateriais projetados: materiais avançados para a saúde”. É a nona chamada conjunta entre ambas instituições, que mantêm o acordo de cooperação científica desde 2012.

O tema da chamada – Biomateriais projetados: materiais avançados para a saúde – faz menção a uma das áreas de pesquisa que mais cresce atualmente. As investigações em biomateriais projetados compreendem pesquisa em materiais avançados compatíveis a tecidos ou órgãos biológicos, ou que reproduzam sua função no organismo de um paciente.

A premissa desta chamada é que cientistas (químicos, físicos, matemáticos, biólogos e médicos) interajam com engenheiros e fabricantes de materiais, estimulando a realização do enorme potencial representado pela pesquisa em biomateriais projetados para a melhoria da saúde da sociedade em geral.

Projetos selecionados nessa chamada adotarão uma abordagem inter e transdisciplinar, com uma perspectiva holística que abranja toda a cadeia de conhecimento, da pesquisa fundamental à pesquisa aplicada e prática, resultando em alto impacto.

Os projetos devem ser desenvolvidos em parceria entre equipes de pesquisa com sede no estado de São Paulo e nos Países Baixos. Cientistas vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa de ambos territórios devem constar como pesquisadores responsáveis; entretanto, a proposta deve incluir também o envolvimento de parceiros empresariais e/ou sociais de ambas as partes em um processo de co-criação.

O orçamento disponibilizado pela chamada de propostas é de € 2,8 milhões pela NWO e R$15,2 milhões da FAPESP. Dois formatos de projeto serão aceitos: um de menor porte, com duração de até 48 meses e voltado a novas equipes sem histórico de colaboração prévia, que, junto à FAPESP, utiliza a modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular; e outro de tamanho padrão, com duração de até 60 meses, voltado a equipes colaborativas em estágio de pesquisa mais desenvolvido, prontas para implementar um projeto de grande porte – na FAPESP estas propostas podem ser submetidas pela modalidade Auxílio à Pesquisa – Temático ou pelo Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador.

As regras e condições de financiamento e elegibilidade são aquelas já vigentes nas modalidades de apoio descritas acima, com algumas excepcionalidades previstas no texto da chamada de propostas. É obrigatório que o proponente faça consulta de elegibilidade junto à FAPESP, enviando pelo e-mail da chamada (chamada-nwo@fapesp.br). Essa consulta deve ser enviada até 27 de outubro de 2022, como uma carta constando título provisório e resumo de até 5 linhas, orçamento e modalidade de apoio pretendidos, além de outras informações conforme especificado no texto da chamada.

Antes de submeter a proposta de pesquisa interessados são encorajados a enviar até 8 de setembro uma carta de intenções ao mesmo e-mail. Embora não obrigatória, esta carta de intenções cumpre a importante função de ajudar pesquisadores dos dois países a encontrarem parceiros. Na carta de intenções deve constar informações sobre possíveis projetos científicos; áreas de interesse em pesquisa; e se o candidato estiver de acordo, permissão para que os organizadores da chamada utilizem a carta de intenções para apoiá-lo na identificação de parceiros – um evento está programado para 6 de outubro para que pesquisadores, empresas e outros profissionais da área de materiais avançados em saúde façam breves apresentações.

Na etapa seguinte, o proponente deverá enviar uma pré-proposta até 10 de novembro, pelo SAGe (https://fapesp.br/sage), em nome de todos os membros do consórcio de pesquisa firmado entre os pesquisadores responsáveis do estado de São Paulo e da Holanda. As pré-propostas serão ranqueadas de acordo com o Comitê de Avaliação Internacional criado para essa chamada, que notificará os classificados para submeterem as propostas pré-selecionadas à chamada (em inglês apenas). Isso que deve ser feito até 6 de junho de 2023 também pelo SAGe.

A chamada de propostas está publicada em: https://fapesp.br/15563


Página atualizada em 24/08/2022 - Publicada em 03/08/2022