Coordenações

Maria de Fatima Andrade English version

Maria de Fatima Andrade

Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)

É professora titular do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Coordena o “Laboratório de Análise de Processos Atmosféricos (LAPAt)”. É doutora em Física e trabalha com aerossóis atmosféricos e modelagem da qualidade do ar há mais de 30 anos.

Seus projetos estão relacionados à descrição do processo de emissão, transformação e remoção de constituintes atmosféricos. Participou de muitos projetos relacionados à qualidade do ar em áreas urbanas do Brasil, principalmente na Região Metropolitana de São Paulo. Sua pesquisa tem contribuído na avaliação dos fatores de emissão de fontes veiculares e formação de ozônio e partículas secundárias, e modelagem da qualidade do ar. A pesquisa é interdisciplinar e envolve poluição do ar urbano e impactos na saúde, transporte de poluentes e novas tecnologias para medição de aerossóis.

Coordenou projetos com colaboração nacional e internacional, incluindo órgãos ambientais. Atualmente, um dos projetos envolve o uso da Infraestrutura Verde para mitigar a poluição do ar e o impacto dos cenários de mudanças climáticas na saúde na Região Sudeste do Brasil. Ela orientou mais de 35 estudantes de graduação e publicou mais de 150 artigos em periódicos.

Atualmente é editora associada do periódico Urban Climate. Participa do estabelecimento de uma rede de medição de gases de efeito estufa na cidade de São Paulo com financiamento da FAPESP, envolvendo diversos grupos de pesquisa. Desde dezembro de 2020, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente, também é membro do WMO/GAW GURME Science Advisory Group.


Página atualizada em 05/09/2022 - Publicada em 05/09/2022