Coordenações

Gabriela Marques Di Giulio English version

Gabriela Marques Di Giulio

Coordenação do BIOTA-FAPESP

É Professora Associada do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Tem doutorado em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-2010), mestrado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Unicamp (2006), especialização em Jornalismo Científico pela Unicamp (2004) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-2001).

Atuou como pesquisadora visitante na University of York (Inglaterra), no período de setembro/2021 a agosto/2022. Realizou estágio de pós-doutoramento no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM-Unicamp) entre 2011 e 2013; estágio de pesquisa no exterior na Stuttgart University, Alemanha, em 2012; e estágio de doutorado sanduíche em 2009 no Institute of Hazard, Risk and Relisience (Durham University, Inglaterra). Atualmente é bolsista de produtividade do CNPq-PQ2.

Ao longo da carreira, suas pesquisas focam nas relações entre crises ambientais e contextos socioculturais, com análises sobre como essas relações são incorporadas e expressas em práticas sociais, conflitos e processos decisórios.

Suas áreas de interesse incluem mudanças climáticas e adaptação; governança e comunicação de riscos e incertezas; e transição para sustentabilidade. Mais recentemente, suas pesquisas exploram respostas e políticas públicas de governos sobre adaptação e sustentabilidade, e as complexas interações entre ciência e política. Tem trabalhado, ainda, com análises críticas sobre as interações entre crises globais (emergência climática, covid-19) e seus impactos nos enquadramentos e práticas de sustentabilidade.

Integra o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP; é vice-líder do grupo de pesquisa CIRIS-Governança, Risco e Comunicação; e pesquisadora permanente do INCLINE/USP, onde coordena a linha de pesquisa Cidades, Vulnerabilidades e Mudanças Climáticas.


Página atualizada em 08/09/2022 - Publicada em 06/09/2022