Chamadas de Propostas

Chamada de Propostas FAPESP/SNSF – Fundação Nacional de Ciência da Suíça English version

Orientações para pesquisadores do estado de São Paulo

Sob o acordo de cooperação entre a FAPESP e a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF), pesquisadores do estado de São Paulo e pesquisadores da Suíça podem submeter projetos de pesquisa colaborativos às duas instituições, com liderança alternada entre a FAPESP e a SNSF.

Neste momento, a SNSF, agência líder da rodada, está conduzindo o processo de análise de mérito das propostas recebidas até 3 de abril de 2023, em nome de ambas as instituições.

Data limite para submissão:

3 de abril de 2023

Modalidade de Apoio:

Auxílio à Pesquisa Regular ou Auxílio à Pesquisa Projeto Temático, com excepcionalidades descritas a seguir.

Duração máxima dos projetos:

Até 48 meses (ambas as modalidades)

Elegibilidade:

Segundo os critérios da modalidade escolhida. A consulta prévia de elegibilidade é obrigatória.

Submissão de propostas:

O Pesquisador Responsável do estado de São Paulo submete à FAPESP e o parceiro suíço à SNSF.

Contato:

Converse com a FAPESP


Abaixo, os procedimentos de elaboração e submissão das propostas de pesquisa.

1. Temas de pesquisa

1.1 São aceitas propostas em todas as áreas do conhecimento.

2. Financiamento

2.1 A FAPESP cobrirá os custos da equipe de pesquisa do estado de São Paulo. O orçamento FAPESP seguirá as normas relativas à modalidade de apoio escolhida (Auxílio Regular ou Auxílio Temático), com as excepcionalidades apontadas no item 3.1 (abaixo).

2.2 A SNSF financiará os custos relativos à equipe da Suíça, segundo suas regras. Adicionalmente, caso pesquisadores de um terceiro estado ou país sejam incluídos na proposta, não mais que 20% do orçamento da SNSF pode ser solicitado para cobrir os custos de pesquisa do parceiro do país terceiro. O restante deverá ser provido por outra fonte de financiamento.

2.3 Os valores solicitados às duas agências não precisam ser iguais. Contudo, é esperado que as propostas apresentem uma parceria balanceada, não especificamente em termos monetários, mas com comprometimento equivalente em esforço de pesquisa proveniente de cada uma das duas agências financiadoras.

3. Modalidades de Apoio

3.1 O financiamento da FAPESP se dará através das modalidades Auxílio à Pesquisa Regular ou Auxílio à Pesquisa Projeto Temático. Todas as normas destes auxílios se aplicarão, com as seguintes exceções:

a) Auxílio à Pesquisa Regular (fapesp.br/apr):

Duração: até 48 meses, sendo estipulado um orçamento máximo de até R$ 150 mil por ano (este valor inclui custos de Bolsas, Reservas Técnicas e Benefícios Complementares).

Bolsas: as propostas poderão incluir uma cota de bolsa de Pós-Doutorado, sem ultrapassar o limite orçamentário de R$ 150 mil por ano .

b) Auxílio à Pesquisa Projeto Temático (fapesp.br/tematico):

Duração de 48 meses.

4. Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 Antes de submeter a proposta de pesquisa, o Pesquisador Responsável do estado de São Paulo deve consultar a FAPESP a fim de obter uma Carta de Elegibilidade FAPESP, que será anexada à proposta no momento da submissão.

A SNSF apenas aceitará propostas de pesquisadores suíços consideradas elegíveis pelos seus critérios.

4.2 Consultas de elegibilidade de pesquisadores do estado de São Paulo devem ser enviadas para o e-mail chamada-snsf@fapesp.br e devem conter as seguintes informações:

a. Súmula Curricular do Pesquisador Responsável do estado de São Paulo (seguindo o modelo descrito em fapesp.br/sumula).

b. Modalidade de Apoio da FAPESP pretendida (Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático)

i. Pesquisadores Responsáveis por um Auxílio à Pesquisa Regular vigente devem incluir uma justificativa para a concomitância dos projetos .

c. Duração da proposta (no caso de Auxílio à Pesquisa Projeto Temático, a duração deve ser de 48 meses, necessariamente).

d. Nome do Pesquisador Parceiro e sua Instituição de vínculo na Suíça.

e. Título da proposta a ser submetida.

f. Valor total do orçamento previsto.

4.3 Consultas de elegibilidade serão respondidas em um prazo de até 14 dias úteis a contar da data de recebimento do e-mail.

4.4 A FAPESP não responde a consultas de elegibilidade dos parceiros da Suíça.

5. Procedimentos para elaboração de propostas

5.1 A proposta de pesquisa deve conter um projeto de pesquisa concebido e escrito em conjunto pelos proponentes da Suíça e do estado de São Paulo. O mesmo projeto será submetido à FAPESP e à SNSF.

5.1.1 O projeto de pesquisa deve conter uma descrição clara e objetiva da colaboração planejada (distribuição de tarefas e métodos de implementação), além do que se espera ganhar com a colaboração.

5.1.2 O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa e deve seguir as orientações da SNSF quanto ao formato e número de páginas.

5.2 Além da proposta, os proponentes devem preencher a seguinte planilha de orçamento: http://www.snf.ch/SiteCollectionDocuments/Budgettable_Lead_Agency.xlsx

6. Instruções sobre a submissão de propostas de pesquisa na FAPESP

6.1 O pesquisador do estado de São Paulo deve submeter a proposta conjunta pelo sistema SAGe.

6.1.1 O pesquisador de São Paulo deve fazer login e selecionar Nova Proposta Inicial > Chamadas Vigentes > SNSF – Swiss National Science Foundation (…).

6.2. O pesquisador responsável (PR) da Suíça também deverá criar um usuário com cadastro completo no SAGe. Este cadastro é necessário para que o pesquisador da Suíça possa confirmar sua participação na proposta, no SAGe.

6.2.1 O pesquisador deve preencher todos os campos de dados indicados como obrigatórios, ou seu cadastro não será considerado válido. Veja aqui Manual para cadastro de pesquisador no SAGe (em inglês).

6.2.2 Após ser indicado na proposta como membro da equipe, o PR da Suíça deve confirmar, via SAGe, sua participação no projeto. Veja aqui Manual para confirmar participação de equipe no SAGe (em inglês).

7. Instruções sobre a submissão na SNSF

7.1 O PR da Suíça submeterá a proposta no mySNF, seguindo as orientações divulgadas em: https://www.snf.ch/en/NAxx00c7O1jdxiok/funding/projects/weave-lead-agency-saopaulo.

8. Liderança, análise e seleção

8.1 No âmbito da parceria entre FAPESP e SNSF, as fundações agem como “agência líder” de forma alternada. A agência líder conduz o processo de análise de mérito em nome de ambas as instituições. Assessores ad hoc indicados por ambas as instituições participarão de todo o processo de deliberação e avaliação por pares.

8.2 A SNSF atuará como agência líder de outubro de 2022 a abril de 2023. Neste período, as submissões podem ser feitas em dois períodos ­– a SNSF estabelece como data limite para submissão de propostas o dia 3 de abril de 2023.

8.3 A FAPESP voltará a aceitar submissões de propostas para esta parceria como agência líder a partir de outubro de 2023.

9. Contato

9.1 Questões específicas para a FAPESP relacionadas à presente oportunidade de fomento devem ser encaminhadas através do www.fapesp.br/converse.


Página atualizada em 08/08/2023 - Publicada em 27/09/2022