Chamadas em Colaboração

Chamada conjunta FAPESP-NERC: Global Partnerships Seedcorn Fund – 2023 English version

Orientações aos pesquisadores do estado de São Paulo

Sumário

Lançamento da Chamada:

27 de janeiro de 2023

Prazo para recebimento de propostas:

30 de março de 2023

Aviso de Intenções (somente ao NERC):

02 de março de 2023

Anúncio dos resultados:

Agosto de 2023

Modalidade de Apoio:

Auxílio à Pesquisa – Regular

Duração máxima dos projetos:

24 meses

Recursos por projeto:

Máximo de R$ 300.000,00 por dois anos

Submissão:

Pesquisador de São Paulo faz a submissão à FAPESP (SAGe) e pesquisador do Reino Unido ao NERC (Je-S)

Elegibilidade:

Pesquisadores vinculados a instituições no estado de São Paulo com Auxílios FAPESP vigentes, conforme descrito abaixo

Contato na FAPESP:

chamada-nerc-gpsf@fapesp.br


1. Contexto e Objetivos

A FAPESP e o UK Research and Innovation (do qual faz parte o Natural Environment Research Council - NERC) assinaram, em setembro de 2009, um Memorando de Entendimentos visando estimular a colaboração científica entre pesquisadores do Reino Unido e do estado de São Paulo. No contexto deste acordo o UKRI e a FAPESP lançam agora a Chamada conjunta FAPESP-NERC Global Partnerships Seedcorn Fund 2023.

O objetivo da Chamada é desenvolver novas parcerias entre grupos de pesquisa do estado de São Paulo e do Reino Unido em ciências ambientais, através de mecanismos de colaboração internacional de curto prazo.

Desta forma, espera-se que as atividades resultantes deste Auxílio tragam benefícios além da duração do mesmo (p.ex., o estabelecimento de colaborações internacionais de longo prazo, atividades autossustentáveis, e/ou a criação de conhecimento de alto impacto). Portanto, essa Chamada apoiará atividades de mobilidade e intercâmbio (como diárias de viagens e workshops) e os custos de estudos exploratórios (insumos, serviços de terceiros e equipamentos de baixo custo).

Pela FAPESP, esta oportunidade é aberta a pesquisadores com vínculo demonstrado a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do estado de São Paulo, que deverão seguir as orientações do NERC (https://www.ukri.org/opportunity/environmental-sciences-global-partnerships-seedcorn-fund-2023/) e também as orientações descritas a seguir.

2. Áreas do conhecimento

Propostas para esta Chamada devem ser nas áreas de atuação do NERC (https://nerc.ukri.org/funding/application/howtoapply/topics/), que incluem ciências terrestres, marinhas, biologia de água doce, arqueologia, ciências polares e atmosféricas e observação da Terra.

3. Modalidade de Apoio

Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (www.fapesp.br/apr), com as modificações e excepcionalidades descritas nesta Chamada.

4. Elegibilidade para submissão de Propostas

A FAPESP considera elegíveis para submeter proposta nesta Chamada somente Pesquisadores Responsáveis ou Pesquisadores Principais de Auxílios vigentes na FAPESP, em uma das modalidades abaixo:

a. Auxílio à Pesquisa – Regular;

b. Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático;

c. Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador ou Jovem Pesquisador – Fase 2 ;

d. Programa Ensino Público;

e. Programa de Pesquisa em Políticas Públicas;

f. Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE);

g. Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE);

h. Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID);

i. Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial π (Pi).

Cada Auxílio vigente pode ter somente um representante a submeter proposta para esta Chamada. É permitido a concomitância com Auxílio vigente da FAPESP.

5. Procedimentos para preparação e submissão de propostas

5.1. Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

a. Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável do estado de São Paulo e um Pesquisador Responsável do Reino Unido.

b. O projeto de pesquisa submetido como parte da proposta deverá ser concebido em conjunto pelos proponentes do estado de São Paulo e do Reino Unido.

c. O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa.

d. Todas as propostas submetidas à FAPESP deverão conter todos os documentos obrigatórios para análise listados na plataforma SAGe.

5.2. Excepcionalidades em relação às normas FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Regular (APR)

Excepcionalmente para esta Chamada de Propostas, aplicam-se as normas a seguir em adição às normas da FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Regular (www.fapesp.br/apr):

a. O valor máximo do orçamento total solicitado à FAPESP (incluindo Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa) é de R$ 300.000,00 (cerca de £50,000) e pode incluir:

a1. Custos de passagens aéreas, diárias e seguro viagem para atividades de intercâmbio;

a2. Recursos para custeio do projeto de pesquisa; e

a3. Workshops a serem realizados no estado de São Paulo.

b. Não são itens elegíveis nesta proposta: Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto, Benefícios Complementares ou Bolsas.

5.3. Submissão de propostas

a. O pesquisador do Reino Unido deverá submeter uma notificação de intenção ao NERC até o dia 02 de março de 2023.

b. A data limite para submissão das propostas completas é 30 de março de 2023. Nenhuma proposta, adendo ou explicação será aceita após esta data, a não ser que explicita e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelo NERC.

c. Só serão consideradas propostas submetidas pelo pesquisador de São Paulo à FAPESP, pelo SAGe, e pelo pesquisador britânico ao NERC, pelo Je-S.

d. O pesquisador do estado de São Paulo deverá submeter a proposta exclusivamente através do sistema SAGe para a língua inglesa: [New Proposal] > [New Initial Proposal] > + Agreements > + UKRI - UK Research and Innovation > + NERC - Natural Environment Research Council > UKRI - NERC - Regular Research Grant > [Confirm] > Global Partnerships Seedcorn Fund - Chamada de Propostas (2023) > [Add]

e. IMPORTANTE: O pesquisador britânico precisa ter um cadastro ativo no SAGe. Isso pode ser feito acessando o SAGe na versão em língua inglesa e escolhendo a opção “Not registered?” O pesquisador precisa preencher todos os campos obrigatórios, indicados por asterisco (*). Após ter se cadastrado com sucesso ele poderá ser indicado como membro da equipe do projeto e posteriormente deverá confirmar sua participação acessando a proposta no SAGe.

f. Não é permitida a submissão simultânea da mesma proposta de pesquisa a diferentes oportunidades de financiamento da FAPESP e NERC.

g. Somente é permitida a submissão de uma proposta para cada Pesquisador Responsável.

h. As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações não serão qualificadas para análise.

h1. Propostas cujo valor do orçamento ultrapasse o valor indicado nesta Chamada (item 5.2.a), conforme indicado na aba apropriada do SAGe, na linha Custo Total da Proposta, serão rejeitadas por não-enquadramento.

h2. É responsabilidade do proponente assegurar que a proposta atenda a todos os critérios de submissão informados nesta Chamada.

i. As condições específicas para submissão ao NERC podem ser encontradas em: https://www.ukri.org/opportunity/environmental-sciences-global-partnerships-seedcorn-fund-2023/. Proponentes do estado de São Paulo devem estar incluídos como “ Project Partners” no formulário Je-S e sua participação precisa estar descrita no “Case for Support”. Além disso, uma cópia no formato PDF da proposta criada no SAGe (opção “Visualize”) deve ser incluída na proposta submetida ao NERC.

6. Processo de avaliação e seleção

As propostas que atenderem aos requisitos indicados nesta Chamada e nas instruções do NERC serão qualificadas para avaliação. A avaliação será realizada nos termos do memorando de entendimento FAPESP-UKRI, usando o processo e critérios descritos no texto da Chamada no site da NERC (em inglês), na seção “How we will assess your application”.

7. Resultados

O resultado desta Chamada de Propostas será anunciado aos proponentes em agosto de 2023.

8. Mais informações

Todas as questões à FAPESP relacionadas à presente Chamada de Propostas devem ser enviadas ao gestor responsável pela Chamada na FAPESP, via e-mail: chamada-nerc-gpsf@fapesp.br

As perguntas e pedidos de esclarecimento ao NERC devem ser enviados a Claire Simmons, Program Manager, via e-mail: gpsf@nerc.ukri.org.


Página atualizada em 27/01/2023 - Publicada em 24/01/2023