Notícias

FAPESP e NSF lançam chamada Biodiversity on a Changing Planet


A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, anunciam o lançamento da chamada de propostas Biodiversity on a Changing Planet (BoCP) 2023.

O programa Biodiversity on a Changing Planet busca projetos de pesquisa interdisciplinares abordando grandes desafios na ciência da biodiversidade dentro de um contexto sem precedentes nas mudanças ambientais globais, incluindo as mudanças climáticas. Propostas bem-sucedidas testarão hipóteses sobre a biodiversidade funcional em um planeta em mudança, integrando, por exemplo, perspectivas filogenéticas, biogeográficas, neo ou paleontológicas e utilizando tecnologias ômicas, sensoriamento remoto e modelos de previsão, entre outras.

Nesta chamada, as modalidades de fomento disponibilizadas pela FAPESP incluem Auxílios à Pesquisa Regular, excepcionalmente com até 3 anos de duração; Auxílios à Pesquisa – Projeto Temático; e Auxílios à Pesquisa – Jovem Pesquisador, estas últimas modalidades para projetos com até 5 anos de duração. Será permitida a solicitação de bolsas em condições específicas indicadas na chamada – inclusive a solicitação de bolsas de pós-doutorado ou TT-5 em conjunto com os Auxílios à Pesquisa – Regular.

Para estimular a cooperação internacional, a FAPESP permitirá a submissão de propostas para Auxílios na modalidade Temático por Pesquisadores Responsáveis por auxílios vigentes nas modalidades Projeto Temático e PITE.

A chamada também é apoiada pelas agências de fomento à pesquisa da China (NSFC) e da África do Sul (NRF), que podem submeter projetos bilaterais com a NSF, embora não sejam vedadas outras colaborações internacionais.

As propostas deverão ser submetidas à FAPESP pelo pesquisador responsável no estado de São Paulo e à NSF pelo pesquisador responsável nos Estados Unidos. O prazo para submissão termina em 29 de março de 2023.

A chamada de propostas está disponível em fapesp.br/15923.


Página atualizada em 06/03/2023 - Publicada em 06/03/2023