Chamadas em Colaboração

Chamada de Propostas Conjuntas: University of Birmingham (UoB) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) 2023 English version


Lançamento da chamada: 24 de abril de 2023
Data limite para submissão: 31 de julho de 2023
Divulgação dos resultados: dezembro de 2023
Início dos projetos: janeiro de 2024
Modalidade de Apoio – FAPESP: Auxílio à Pesquisa Regular, com excepcionalidades (apêndice II)
Duração máxima dos projetos: 24 meses
Elegibilidade: Pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa no estado de São Paulo e Pesquisadores da UoB
Submissão: Para a FAPESP via SAGe e para a UoB por e-mail.
Contato na FAPESP: Chamada-UoB@fapesp.br
Contato na UoB: m.e.elliston@bham.ac.uk


1. Objetivo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Brasil, e a University of Birmingham (UoB), Reino Unido, anunciam Chamada para financiar projetos conjuntos de colaboração científica em qualquer área do conhecimento, sob os termos e condições especificadas a seguir. Esta Chamada é lançada nos termos do Acordo de Colaboração Científica firmado entre as Signatárias (Acordo de cooperação entre FAPESP e University of Birmingham - 2022).

2. Oportunidade de apoio: Auxílio à Pesquisa Regular na FAPESP e até £20,000 para pesquisadores da University of Birmingham

Pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e Pesquisa do estado de São Paulo podem submeter propostas na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular, elaboradas e a ser executadas conjuntamente com pesquisadores filiados à University of Birmingham, que podem solicitar a esta oportunidade até £20,000 por proposta para o financiamento de despesas diretamente relacionadas à execução do projeto de pesquisa, bem como viagens (passagens aéreas), seguro viagem e diárias para pesquisadores em missões científicas entre ambos os países, durante 2 (dois) anos.

3. Áreas de conhecimento

A presente Chamada está aberta à submissão de propostas em todas as áreas do conhecimento.

4. Cronograma

Anúncio da Chamada de Propostas: 24 de abril de 2023

Data limite para envio de propostas: 31 de julho de 2023

Anúncio dos resultados: dezembro de 2023

5. Normas e instruções para submissão

Propostas para o mesmo projeto colaborativo devem ser apresentadas simultaneamente e antes do prazo final, tanto para a FAPESP pelo pesquisador responsável do estado de São Paulo, quanto à University of Birmingham pelo pesquisador responsável naquela universidade.

• Pesquisadores responsáveis da University of Birmingham: por favor, consultar o Apêndice I.

• Pesquisadores responsáveis vinculados a Instituições do estado de São Paulo: por favor, consultar os Apêndices II e III

As propostas que não estejam em conformidade com as especificações declaradas nesta Chamada serão consideradas inelegíveis.

Alertamos que, para evitar que contratempos impeçam a submissão, questionamentos dos pesquisadores devem ser enviados com antecedência.

6. Seleção

Cada Signatária selecionará propostas de acordo com seus próprios critérios. As propostas serão pré-qualificadas e, subsequentemente, analisadas em um processo competitivo segundo o mérito apresentado. Apenas propostas selecionadas pela FAPESP e pela University of Birmingham serão financiadas.

7. Resultado da análise

O resultado final será divulgado no site das instituições e por comunicação aos pesquisadores responsáveis diretamente interessados.

APÊNDICE I – INSTRUÇÕES PARA PESQUISADORES DA UNIVERSITY OF BIRMINGHAM

1. Financiamento e duração dos projetos

As propostas concedidas poderão receber financiamento de até £20.000,00 pela University of Birmingham, e até R$ 150.000,00 pela FAPESP, sendo os recursos concedidos ao pesquisador responsável perante cada instituição (a FAPESP só pode conceder recursos a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do estado de São Paulo, Brasil). A duração do projeto pode ser de até 2 (dois) anos.

Os recursos concedidos pela University of Birmingham devem ser utilizados para despesas diretamente relacionadas à execução da pesquisa (pessoal, consumíveis, etc.), bem como viagens (passagens aéreas), seguro viagem e diárias para os pesquisadores desta universidade em visita ao estado de São Paulo, Brasil. As despesas de viagem a serem reembolsadas pela University of Birmingham devem respeitar a política interna de deslocamento.

2. Regras de elegibilidade

Serão considerados elegíveis no escopo desta Chamada os pesquisadores de qualquer disciplina de pesquisa ativa vinculados à University of Birmingham.

3. Características das propostas

As propostas serão compostas de:

3.1. Um projeto de pesquisa de até 15 páginas de conteúdo científico, em inglês, escrito conjuntamente pelo pesquisador responsável do estado São Paulo e pelo pesquisador responsável da University of Birmingham. Uma cópia deve ser enviada à FAPESP (via sistema SAGe) e outra cópia (idêntica) enviada para a University of Birmingham (via e-mail).

O projeto de pesquisa deve incluir:

a) Resumo do projeto;

b) Metas e objetivos do projeto;

c) Histórico e justificativa do projeto;

d) Detalhes das atividades do projeto a serem desenvolvidas;

e) Quais são os ganhos científicos/acadêmicos do projeto para a University of Birmingham e para a universidade/instituição em São Paulo?;

f) Quais atividades, incluindo financiamento externo adicional, serão buscadas durante e após o projeto para sustentar a colaboração?;

g) Quais são os resultados esperados? Quais são os indicadores de desempenho a serem utilizados para mensurar o sucesso do projeto?;

h) Descrição da infraestrutura e recursos financeiros disponíveis para o desenvolvimento do projeto de pesquisa em São Paulo, Brasil, e na University of Birmingham, excluindo-se o financiamento solicitado nesta proposta;

i) Cronograma das missões de intercâmbio, se aplicável;

j) Qual o histórico de trabalho conjunto entre as equipes de São Paulo e a University of Birmingham? Cite os resultados do trabalho anterior - artigos publicados em conjunto, aplicações para Chamadas de Propostas apresentadas em conjunto, reuniões conjuntas, programas de seminários, etc.

3.2. Currículos dos pesquisadores responsáveis e dos demais membros da equipe.

3.3. Um orçamento detalhado acompanhado de justificativa.

4. Submissão de propostas

Submissões para a University of Birmingham devem ser enviadas eletronicamente em um único documento completo em PDF para: Mary Elliston, e-mail: m.e.elliston@bham.ac.uk

5. Contrato das propostas selecionadas

As propostas selecionadas serão objeto de um contrato entre o pesquisador responsável e a University of Birmingham.

6. Informações sobre esta Chamada de Propostas

Questões referentes à esta Chamada devem ser direcionadas por pesquisadores do Reino Unido a Mary Elliston, International Partnerships Officer, Birmingham Global, University of Birmingham; e-mail: m.e.elliston@bham.ac.uk

APÊNDICE II – INSTRUÇÕES PARA OS PESQUISADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

1. Elegibilidade e instruções para submissão

Com exceção do cronograma (item 4 desta Chamada) e dos itens 2.1 e 2.3 abaixo, as normas aplicáveis a esta modalidade de apoio são aquelas estabelecidas para Auxílio à Pesquisa Regular (www.fapesp.br/apr). Por favor, observe que as submissões à FAPESP serão aceitas apenas via sistema SAGe (www.fapesp.br/sage). Cada pesquisador pode submeter apenas uma proposta sob esta Chamada.

No intuito de estimular a colaboração internacional, pesquisadores responsáveis por Auxílio à Pesquisa Regular vigente, que não seja resultado de Chamada para projetos colaborativos internacionais, poderão submeter uma proposta nesta Chamada. A concomitância de projetos deve ser justificada no campo Observações/Manifestações da proposta para análise, incluindo informação sobre tempo de dedicação disponível, que deve ser compatível com o máximo equivalente a 40hs semanais para ambos os Auxílios.

2. Financiamento e duração dos projetos

2.1. As propostas concedidas poderão receber financiamento de até R$ 150.000,00 (por dois anos) pela FAPESP, e até £20.000,00 pela University of Birmingham, sendo os recursos concedidos ao pesquisador responsável perante cada instituição (a FAPESP só pode conceder recursos a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do estado de São Paulo, Brasil). A duração do projeto pode ser de até 2 (dois) anos.

2.2. Os recursos devem ser utilizados para despesas diretamente relacionadas à execução da pesquisa (equipamentos, consumíveis etc.), bem como viagens (passagens aéreas), seguro viagem e diárias para os pesquisadores de São Paulo quando em missão científica à University of Birmingham.

2.3. Recursos para mobilidade - Condições de financiamento: além dos itens de financiamento geralmente considerados na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular, a FAPESP poderá fornecer às propostas selecionadas nesta convocação fundos para passagens aéreas, seguro viagem e diárias para pesquisadores do estado de São Paulo que visitarão as Instituições parceiras, de acordo com as condições abaixo:

2.3.1. São elegíveis para tomar parte nas missões científicas os membros da equipe do projeto, quando previamente definidos como pesquisador responsável ou pesquisadores associados, sendo estes vinculados a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa no estado de São Paulo. Pesquisadores associados que sejam pós-doutorandos devem ter uma Bolsa FAPESP vigente durante a missão de intercâmbio planejada.

2.3.2. Estudantes de mestrado e doutorado não são elegíveis para realizar missões cientificas nos projetos selecionados nesta Chamada.

2.3.3. As propostas devem respeitar o princípio da reciprocidade no que se refere às qualificações acadêmicas daqueles que participarão nas atividades de intercâmbio.

3. Características das propostas - FAPESP

A proposta deve ser composta de:

3.1. Um projeto de pesquisa de até 15 páginas de conteúdo científico, em inglês, escrito conjuntamente pelo pesquisador responsável do estado São Paulo e o pesquisador responsável da University of Birmingham. Uma cópia deve ser enviada à FAPESP (anexada à proposta no SAGe) e outra cópia (idêntica) deve ser enviada à University of Birmingham (por e-mail).

O projeto de pesquisa deve incluir:

a) Resumo do projeto;

b) Metas e objetivos do projeto;

c) Histórico e justificativa do projeto;

d) Detalhes das atividades do projeto a serem desenvolvidas;

e) Quais são os ganhos científicos/acadêmicos do projeto para a University of Birmingham e para a universidade/instituição em São Paulo?;

f) Quais atividades, incluindo financiamento externo adicional, serão buscadas durante e após o projeto para sustentar a colaboração?;

g) Quais são os resultados esperados? Quais são os indicadores de desempenho a serem utilizados para mensurar o sucesso do projeto?;

h) Descrição da infraestrutura e recursos financeiros disponíveis para o desenvolvimento do projeto de pesquisa em São Paulo, Brasil, e na University of Birmingham, excluindo-se o financiamento solicitado nesta proposta;

i) Cronograma das missões de intercâmbio, se aplicável;

j) Qual o histórico de trabalho conjunto entre as equipes de São Paulo e a University of Birmingham? Cite os resultados do trabalho anterior - artigos publicados em conjunto, aplicações para Chamadas de Propostas apresentadas em conjunto, reuniões conjuntas, programas de seminários, etc.

3.2. Serão necessários todos os documentos e formulários solicitados na plataforma SAGe para a apresentação de propostas de Auxílio à Pesquisa Regular. Detalhes para a submissão na Plataforma SAGe podem ser encontrados abaixo (Apêndice III - somente em português).

3.3. Atenção: O pesquisador responsável pela proposta na University of Birmingham precisa possuir ou criar um cadastro no sistema SAGe e confirmar sua participação no projeto.

4. Informações sobre esta Chamada de Propostas

Questões referentes a esta Chamada de Propostas devem ser direcionadas, pelos pesquisadores do estado de São Paulo, à Meritxell Zurita, e-mail: Chamada-UoB@fapesp.br

APÊNDICE III – INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA O USO DO SAGe

1. É necessário que os pesquisadores responsáveis em São Paulo e na University of Birmingham sejam cadastrados no sistema SAGe:

(i) Pesquisadores que não possuam cadastro no SAGe devem inicialmente realizá-lo acessando a página do SAGe no endereço www.fapesp.br/sage, clicar em “Sem cadastro?” e preencher os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

(ii) Pesquisadores do estado de São Paulo já cadastrados devem realizar o login no SAGe com identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema.

2. A proposta deve ser submetida pelo pesquisador de São Paulo. Na página inicial, deve selecionar dentre as opções do menu “Acesso Rápido – Atividades do Pesquisador” o link “Nova Proposta Inicial”.

3. Na seção “Chamadas Vigentes”, selecionar e clicar no link desta Chamada de Propostas.

4. O sistema disponibilizará na página seguinte o menu “ Incluir Proposta” para confirmação da Chamada selecionada.

5. Clicar no botão “Incluir” para iniciar a elaboração de sua proposta.

6. Incluir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados.

7. Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos os itens marcados com “*”. É necessário submeter a proposta ao final do preenchimento. Proposta salva não significa proposta submetida.

8. Nenhuma proposta será recebida nesta Chamada sem o “aceite” no SAGe do pesquisador responsável no exterior. Depois de registrado, o pesquisador da University of Birmingham deve acessar o menu: “Propostas” → “Propostas de que participo” selecionar a proposta em questão, e então confirmar sua participação em “Confirmar participação”.

9. No caso de dúvidas, na página inicial do SAGe pode ser usado o link “Manuais” e, na página “Manuais”, buscar esclarecimentos na lista “Manuais de Apoio aos Pesquisadores”.

10. IMPORTANTE: Recomenda-se fortemente verificar periodicamente as pendências da proposta utilizando a opção "Validar" do SAGe. Isso pode ser feito repetidas vezes, à medida em que a proposta for construída, permitindo que sejam tomadas em tempo as providências necessárias à submissão. Ao selecionar a opção “Validar”, o sistema SAGe apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta considerando os itens que foram inseridos. Em caso de dúvidas sobre a utilização do SAGe, além dos Manuais, a FAPESP disponibiliza ainda atendimento pelo Converse com a FAPESP (www.fapesp.br/converse).