Notícias

FAPESP participa de nova chamada com Belmont Forum English version

Serão apoiadas pesquisas que aprofundem a compreensão sobre as interações entre clima e meio ambiente visando proteger e promover a saúde ecológica, planetária e humana

A FAPESP e o Belmont Forum anunciam uma nova chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação mantido entre as instituições. O Belmont Forum é um grupo de organizações, conselhos internacionais e consórcios regionais de fomento que promovem pesquisas sobre mudanças globais.

A chamada Climate, Environment and Health 2 (CEH2) é apoiada por 15 instituições de fomento participantes do Belmont Forum em nove países, além de contar com alcance global por intermédio do Future Earth, World Meteorological Organization (WMO), Inter-American Institute for Global Change Research (IAI) e Pan American Health Organization (PAHO). A lista completa de participantes pode ser encontrada na chamada original publicada no site do Belmont Forum.

Por meio da chamada, a FAPESP e as organizações-membros do Belmont Forum que escolheram participar da chamada financiarão projetos de pesquisa colaborativa que busquem melhorar a compreensão sobre as interações entre clima e meio ambiente, visando proteger e promover a saúde ecológica, planetária e humana diante dos desafios climáticos.

Serão apoiados projetos que sigam pelo menos duas das três linhas de investigação propostas pela chamada:

1) Ciência sobre comportamento ambiental para tomada de decisões e implementação;
2) Segurança alimentar, ambiental e biológica; e
3) Riscos climáticos para ecossistemas e populações.

As propostas devem incluir perspectivas das ciências sociais e humanas, assim como das ciências naturais e físicas. Devem também envolver efetivamente atores sociais, usando abordagens participativas, cocriação, codesenvolvimento e coimplementação.

Submissões

As submissões devem contar com pesquisadores de no mínimo três dos países participantes na chamada internacional. Os projetos selecionados terão duração máxima de três anos.

Pesquisadores do estado de São Paulo devem atentar para orientações específicas, com base nas normas da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Excepcionalidades às regras usuais da modalidade de apoio estão especificadas no texto da chamada.

O orçamento total destinado pela FAPESP para esta chamada é equivalente a R$ 2,6 milhões, sendo que o valor orçamentário máximo permitido por proposta é de R$ 100 mil por ano, além de uma Bolsa de Pós-Doutorado ou de Treinamento Técnico nível cinco.

É necessário enviar à FAPESP, por meio do endereço de e-mail criado para a chamada, uma consulta preliminar de elegibilidade até 31 de julho demonstrando, entre outros requerimentos, experiência em projetos multidisciplinares internacionais.

O pesquisador líder de cada projeto deve encaminhar a pré-proposta diretamente ao Belmont Forum até 17 de julho.

Caso seu consórcio seja habilitado pelo Secretariado da Chamada na etapa de Pré-Propostas, o pesquisador paulista receberá por e-mail instruções sobre como submeter a documentação completa e necessária através do sistema SAGe até janeiro de 2024 (data a ser confirmada pelo Belmont Forum).

As orientações aos proponentes do estado de São Paulo estão disponíveis em https://fapesp.br/16183.


Página atualizada em 20/07/2023 - Publicada em 20/07/2023