Notícias

FAPESP lança chamada de propostas para o Programa QuTIa English version

FAPESP lança chamada de propostas para o Programa QuTIa

Novo programa visa promover o progresso das tecnologias quânticas, incluindo sensores, comunicações e computação quântica


A FAPESP anuncia o lançamento da primeira chamada de propostas para o Programa FAPESP QuTIa (Quantum Technologies InitiAtive) em Tecnologias Quânticas.

O novo programa QuTIa visa promover o desenvolvimento de um ecossistema de tecnologias quânticas essenciais para impulsionar a liderança científica e tecnológica de São Paulo e do Brasil em múltiplas áreas do conhecimento.

O programa pretende promover o progresso das tecnologias quânticas, incluindo sensores, comunicações e computação quântica, e estabelecer São Paulo como um forte centro na área. Além disso, o programa quer impulsionar o desenvolvimento de startups e atrair investimentos e talentos globais para a região.

Por meio da chamada de propostas, a FAPESP pretende trazer até cinco pesquisadores que estejam em início de carreira e se destaquem em suas áreas específicas do conhecimento. As propostas serão recebidas na modalidade Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador.

Na chamada, serão priorizadas propostas de pesquisadores com atuação no exterior que queiram iniciar carreira de pesquisa em instituição de pesquisa localizada no estado de São Paulo. A chamada busta estimular a criação de oportunidades, em condições internacionalmente competitivas, para jovens investigadores com experiências de investigação excepcionais.

Os proponentes precisam demonstrar conquistas após sua pesquisa de doutorado que indiquem capacidade de liderança e grande potencial para nucleação de novos grupos de pesquisa que trabalhem com aspectos modernos de tecnologias quânticas. É importante uma clara inserção internacional e um impacto nas pesquisas em andamento no estado de São Paulo. Será dada prioridade a temas ainda não abordados pelos pesquisadores do estado ou que complementem temas já explorados.

Espera-se também que os projetos de pesquisa fomentem a formação de recursos humanos altamente qualificados, com alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado em pesquisas de alta qualidade e impacto. Também poderão ser consideradas parcerias com empresas que se dediquem à temática científica do projeto.

O prazo para envio de pré-proposta é 3 de junho de 2024.

O edital está disponível em: fapesp.br/16661.

Mais informações sobre o Programa QuTIa: fapesp.br/qutia.


Página atualizada em 08/04/2024 - Publicada em 08/04/2024