Notícias

FAPESP e DAAD lançam nova chamada English version

FAPESP e DAAD lançam nova chamada Imagem: iStock/DAAD

Programa de Pesquisa Alemanha - São Paulo seleciona propostas de intercâmbio acadêmico em qualquer área do conhecimento científico

A FAPESP anuncia o lançamento de uma nova chamada com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para o Programa de Pesquisa Alemanha - São Paulo (Propasp), que visa fomentar atividades de intercâmbio em qualquer área do conhecimento científico.

Para a FAPESP, são elegíveis para submeter propostas pesquisadores responsáveis por Auxílios à Pesquisa FAPESP vigentes nas modalidades Regular, Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Projeto Inicial, Projeto Geração, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Centro de Pesquisa em Engenharia/Aplicada (CPE/CPA), Programa Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Pesquisadores principais de Projeto Temático, CEPID, CPE/CPA e PITE vigentes também são elegíveis para a submissão de propostas.

Para o DAAD, a proposta deve ser submetida por um líder de projeto na Alemanha e a equipe deve incluir acadêmicos em início de carreira. Podem fazer parte da equipe jovens pesquisadores, graduados, alunos de mestrado e doutorado, doutores, professores e acadêmicos.

Cada proposta poderá ser apoiada por até dois anos iniciais, com a possibilidade de estender o financiamento por até dois anos adicionais após a submissão de uma proposta complementar através de um nova chamada a ser oportunamente lançada pela FAPESP e DAAD – resultando em uma potencial situação de financiamento por um total máximo de quatro anos.

Será permitida a participação de bolsistas de pós-doutorado e de doutorado nas missões de intercâmbio selecionadas, além dos pesquisadores da equipe. No lado do DAAD será permitida também a participação de mestrandos.

A FAPESP financiará até um máximo equivalente a € 18.000,00 por ano por proposta e o DAAD poderá financiar até € 18.000,00 por ano por proposta durante a vigência do Auxílio para cobrir despesas de mobilidade relacionadas à pesquisa.

Os recursos deverão ser utilizados em atividades como intercâmbio de pesquisadores, visitas para planejamento de pesquisa, workshops internacionais e atividades iniciais de coleta de dados, sempre visando a continuidade da pesquisa e a consolidação da colaboração.

A chamada de propostas está publicada em: fapesp.br/16669.


Página atualizada em 12/04/2024 - Publicada em 12/04/2024