Bolsas no Exterior

Projeto de pesquisa - Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)

Formatação

Para facilitar a leitura pelos revisores, o texto deve ser redigido com espaçamento entre linhas de 1,5, fonte equivalente a Calibri ou Arial 12 e margens de 3 cm à esquerda e 1,5 cm à direita. As figuras e tabelas, se houver, devem ter uma legenda explicativa e devem ser numeradas para serem referenciadas no texto.

Organização do projeto de pesquisa

a) Esta é apenas e tão somente uma recomendação – a adesão a ela não garante a aprovação da proposta.
b) Solicita-se a leitura do formulário para parecer de assessoria científica, disponível em www.fapesp.br/595, o qual esclarece quais pontos serão analisados pela assessoria consultada pela FAPESP.

Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE)

O Projeto de Pesquisa deve demonstrar claramente os desafios científicos ou técnicos a serem superados pela pesquisa proposta, os meios e métodos para isso e a relevância dos resultados esperados para o avanço do conhecimento na área.

Recomenda-se que o projeto seja estruturado conforme roteiro a seguir, utilizando os títulos listados abaixo como títulos de seções e com os itens de 1 a 7 ocupando no máximo 20 páginas.

Roteiro sugerido

1) Folhas de rosto, contendo título do projeto de pesquisa proposto, nome do Pesquisador Responsável, nome do pesquisador anfitrião, nome da Instituição onde será realizado o estágio e resumo de 20 linhas.

2) Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;

3) Objetivos;

4) Plano de trabalho e cronograma de sua execução;

5) Material e métodos;

6) Forma de análise dos resultados;

7) Bibliografia.

Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)

O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, utilizando os títulos listados abaixo como títulos de seções e com os itens de 1 a 8 ocupando no máximo 14 páginas.

Roteiro sugerido

1) Folhas de rosto, contendo: título do projeto de pesquisa proposto; nome do bolsista; nome do orientador/supervisor da Bolsa no País; nome do supervisor do estágio no exterior; nome da Instituição onde será realizado o estágio; e resumo de até 20 linhas.

2) Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;

3) Objetivos;

4) Metodologia;

5) Plano de trabalho e cronograma de execução;

6) Justificativa da escolha da Instituição e do grupo de pesquisa para o estágio;

7) Descrição dos ganhos acadêmicos esperados para o projeto de pesquisa referente à Bolsa no País, em decorrência do estágio de pesquisa no exterior;

8) Plano de atividades para divulgação e transferência do conhecimento adquirido no estágio no exterior a ser executado no retorno ao país;

9) Bibliografia.

10) Relatório parcial resumido da Bolsa no País.