Chamadas de Propostas

Chamada de Propostas BIOTA/FAPESP: Educação

Chamada de Propostas do Programa de Pesquisa em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA/FAPESP): Educação 

Para Auxílio Regular à Pesquisa, Projeto Temático e Programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes.

1) Fundamentos

O Programa BIOTA/FAPESP também denominado Instituto Virtual da Biodiversidade por sua forma de organização, integra pesquisadores e estudantes por meio da internet de várias instituições nacionais e internacionais. Envolve mais de 1.200 profissionais (900 pesquisadores e estudantes das principais universidades públicas paulistas, institutos de pesquisa e organizações não governamentais, 150 colaboradores de outros estados brasileiros e 80 do exterior). Além do avanço do conhecimento fundamental e aplicado sobre a caracterização, conservação e uso sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo, o Programa vem contribuindo significativamente para a formação de recursos humanos altamente qualificados em P&D nestas áreas.

Pesquisas no âmbito da educação com foco na biodiversidade vêm sendo realizadas nos contextos nacionais e internacionais. A literatura sobre o tema aponta que, para além da compreensão das relações entre seres vivos e ecossistemas, a educação na perspectiva da biodiversidade deve contemplar também aspectos relacionados à política internacional, assim como a apreciação e análise crítica, promovendo a compreensão da natureza e de nós mesmos.

Outro aspecto que vem sendo enfatizado nessas investigações indica que a integração do conceito de biodiversidade nas escolas de ensino fundamental e médio vai depender especialmente da qualificação do professor. No Brasil, vários documentos que tratam das diretrizes ou subsídios para o ensino de ciências e de biologia recomendam, conceitos e conteúdos sobre vários temas da biologia, ou, mesmo da ecologia como eixo organizador do currículo.

Pesquisas na perspectiva da comunicação pública da ciência com foco na biodiversidade, como o Eurobarômetro realizado em 2007, apontam que ainda é pequena a compreensão do significado da expressão diversidade biológica, e quando compreendida, esta é normalmente restrita à riqueza de espécies, não considerando ecossistemas, relações multitróficas ou diversidade genética. Por outro lado, ainda que a percepção de que a perda da biodiversidade é uma questão séria a nível mundial, o público nem sempre estabelece conexão entre a perda da biodiversidade e suas próprias vidas ou com as atividades que realizam a nível local.

Alguns dos resultados dessas investigações indicam que a falta de participação e de posicionamento com relação à biodiversidade estão relacionados a concepções inadequadas do público. Contudo, existem também levantamentos apontando que membros do público em geral possuem uma rica e complexa representação social ao discutir aspectos específicos de biodiversidade. Esses aspectos reafirmam a importância de pesquisar o que o público conhece sobre o tema e de promover investigações nos campos da educação e comunicação que possam subsidiar ações organizadas com relação à biodiversidade.

Esta chamada de propostas objetiva fomentar e apoiar projetos de estudos e pesquisas relacionados aos diferentes níveis e modalidades da educação e da comunicação, todos de forma articulada aos interesses do Programa BIOTA/FAPESP, ou seja:1) estimular o desenvolvimento de projetos em educação e comunicação que utilizem e dialoguem com a base de dados do Programa BIOTA/FAPESP; 2) incentivar a articulação entre grupos de pesquisa e pós-graduação, cursos de licenciaturas, escolas de educação básica, instituições de educação não formal e agências e instituições produtoras de mídias com vistas ao desenvolvimento de formas de diálogo com conhecimentos e processos do Programa BIOTA/FAPESP; e 3) divulgar a produção e os resultados encontrados, compartilhando conhecimentos e práticas nos campos da formação inicial e continuada de professores e educadores em geral, da produção de materiais de uso pedagógico para espaços de educação formal e não-formal, da mídia e comunicação científica.

A área de educação em biodiversidade é uma das prioridades desta nova fase do Programa BIOTA/FAPESP, como evidenciado noScience Plan and Strategies for the next decade (disponível em www.fapesp.br/biota/10scienceplan.pdf).

O foco da presente chamada inclui os tópicos abaixo discriminados:

a) pesquisa sobre implicações da multiplicidade de sentidos (científicos, de políticas públicas e bioprospecção, por exemplo) do termo biodiversidade no campo da educação para a formação do cidadão;

b) pesquisa sobre a relação entre a mudança de paradigma na pesquisa em biodiversidade e as potencialidades para alterações na biologia escolar e nos processos de ensino e aprendizagem;

c) pesquisa sobre a função científica e histórica dos processos, métodos e teorias de produção de conhecimento em taxonomia e sistemática e suas ressignificações/apropriações/conexões para educação;

d) pesquisa sobre as implicações sociais, éticas e culturais das exposições e demais artefatos de comunicação científica e funcionamento de Museus e as mídias que tematizam biodiversidade;

e) pesquisas articuladas às ações educativas em museus e demais espaços de comunicação científica, na temática da biodiversidade.

f) pesquisas que resultem em material didático sobre biodiversidade adequado para o Ensino Fundamental e Médio;

Espera-se que as atividades de pesquisa nessas áreas possam gerar novos conhecimentos e formar recursos humanos altamente qualificados, essenciais para aprimorar o ensino e conscientização sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida humana das sociedades contemporâneas. Será considerado relevante para a análise das propostas, o uso de estratégias experimentais inovadoras.

2) Características das propostas de pesquisa desta Chamada

Quando se olha para o ensino de ciências no ciclo fundamental e médio a realidade é alarmante. Nesse sentido, acreditamos que o BIOTA/FAPESP, sendo um Programa modelo em pesquisa sobre biodiversidade, possa também contribuir substancialmente para a melhoria do conhecimento básico de ciência dos estudantes brasileiros, criando, consequentemente, uma nova mentalidade sobre a importância da ciência para o Brasil e para seus jovens e cidadãos. Tal mentalidade deve motivar nossas crianças e adolescentes a ver o conhecimento científico não como uma obrigação curricular, mas sim como o instrumento maravilhoso que desvenda os segredos do mundo.

Neste sentido terão prioridade os projetos que:

a. promovam a articulação do conhecimento científico a outros conhecimentos culturais (por exemplo, os escolares e os museográficos) para as discussões em biodiversidade;

b. contribuam para a consolidação de ações, de experiências e de produções de materiais educativos que componham analítica, dialógica e complementarmente os bancos de dados do Programa BIOTA/FAPESP e

c. projetos organizados de forma interinstitucional, isto é, envolvendo pelo menos duas instituições diferentes entre Instituição de Ensino Superior, Programa de Pós Graduação, Escola de Educação Básica, Instituição de Educação Não-Formal e agências/instituições produtoras de mídias, localizadas no Estado de São Paulo.

3) Chamada de Propostas de Pesquisa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP torna pública a presente Chamada de Propostas de Pesquisa e convida os pesquisadores interessados, vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo, a apresentar propostas de projetos de pesquisa no âmbito do Programa Biota/FAPESP, na forma e condições a seguir estabelecidas. As propostas devem ser apresentadas nas seguintes linhas de fomento:

a) Auxílio à Pesquisa Regular,

b) Projeto Temático

c) Programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes da FAPESP.

Pesquisadores trabalhando em outros Estados ou países (brasileiros ou estrangeiros), interessados na submissão de propostas para o Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes da FAPESP, poderão submeter propostas seguindo as instruções descritas no item 5.c.

4) Objetivos

O objetivo desta Chamada de Propostas do Programa BIOTA/FAPESP é identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa que contemplem a área de educação em biodiversidade relacionados aos temas descritos nas Seções 1 e 2.

5) Condições de participação

As condições de participação na Chamada de Propostas de Pesquisa serão aplicadas rigorosamente no enquadramento e avaliação dos projetos . Por favor, leia-as cuidadosamente. Propostas que não atendam alguma das condições serão desclassificadas, não passando para a fase de análise de mérito.

a. As propostas devem ser apresentadas nas linhas de fomento de Auxílio à Pesquisa Regular, Projeto Temático ou Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes da FAPESP. Aplicam-se as condições e restrições dessas linhas de fomento, excluindo-se aquelas restrições e condições explicitamente excepcionadas nesta Chamada de Propostas de Pesquisa.

b. As propostas de Auxílios à Pesquisa Regular e Projetos Temáticos devem ser apresentadas por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

c. As propostas do Programa “Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes” devem envolver projetos a serem desenvolvidos em instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo. Não é documento imprescindível para a análise de propostas dessa linha de fomento a apresentação da manifestação de interesse da instituição de pesquisa onde o projeto será abrigado. Nesse caso, havendo análise preliminar favorável, o Pesquisador Responsável terá um prazo de 90 dias para apresentar o aceite da instituição de pesquisa onde o projeto será desenvolvido, quando a FAPESP procederá à análise final da proposta.

Para o Programa Jovens Pesquisadores, poderão ser consideradas propostas enviadas por pesquisadores residentes em outros Estados brasileiros ou no exterior (brasileiros ou não) que desejem desenvolver pesquisa no Estado de São Paulo. Sendo o candidato estrangeiro, será necessária a apresentação de cópia do visto permanente ou temporário compatível com a atividade proposta. Caso o auxílio seja concedido, o visto pode ser apresentado posteriormente, até a data de assinatura do Termo de Outorga. Durante a execução do projeto, o pesquisador deverá residir no Estado de São Paulo.

d. Propostas nas linhas de fomento acima, que estejam em análise na FAPESP e que se relacionem aos temas mencionados nesta Chamada, poderão ser consideradas, mediante solicitação por escrito enviada pelo Pesquisador Responsável mencionando o número do Processo FAPESP, através de formulário específico disponível em www.fapesp.br/5223. Documentação adicional poderá ser solicitada pela FAPESP, se necessário.

e. Pesquisadores que já tenham Projetos Temáticos em andamento podem submeter novas propostas de Projetos Temáticos. Caso sejam aprovadas no mérito, haverá uma etapa de discussão com os Pesquisadores responsáveis para garantir o melhor desenvolvimento dos projetos aprovados e verificar compatibilidades e a possibilidade de unificar os dois projetos. Também será analisado se o tempo de dedicação do Pesquisador Responsável ao(s) projeto(s) é compatível com o desenvolvimento do(s) projeto(s).

6) Características das propostas de pesquisa

As propostas deverão buscar alguns ou todos os seguintes objetivos de pesquisa:

a. Soluções novas e criativas: buscam-se propostas de pesquisa científica que explorem e criem conhecimento novo e/ou tecnologia e que contribuam para a formação de recursos humanos na área de educação em biodiversidade. A FAPESP encoraja abordagens ousadas, originais e não-convencionais para os desafios científicos e tecnológicos centrais nos temas listados nas Seções 1 e 2 acima.

b. Disseminação e comunicação: Os resultados dos projetos de pesquisa selecionados devem ser amplamente divulgados nas comunidades científicas, usando-se canais acadêmicos estabelecidos tais como conferências internacionais e publicação em revistas científicas arbitradas. Todos os projetos selecionados devem criar e disponibilizar sites específicos e detalhados na Web. Canais complementares de divulgação dos resultados podem incluir “workshops” regionais, seminários de pós-graduação e itens curriculares como cursos ou materiais para cursos.

7) Compromissos dos pesquisadores participantes de projetos selecionados pelo Programa BIOTA/FAPESP

O pesquisador responsável de projeto selecionado assumirá os seguintes compromissos com a Rede de Pesquisa do Programa:

a. Participação junto aos demais membros da equipe do projeto em workshops, seminários e reuniões científicas promovidas pelo Programa. O Programa BIOTA/FAPESP tem workshops periódicos sendo uma oportunidade especial para tomar conhecimento de pesquisa em andamento na área e ter acesso a dados e informações antes que tenham sido publicados.

b. Participação nas reuniões periódicas de avaliação do programa BIOTA/FAPESP.

c. Concordância com uma política de deposito dos dados gerados no projeto no Banco de Dados e Informações do Programa BIOTA/FAPESP. Patentes resultantes desta chamada de propostas devem seguir os trâmites e normas já regulamentadas pelas Agencias de Inovação/NITs, FAPESP, com base na Lei de Inovação Paulista.

d. Concordar com o uso de seus resultados para o aperfeiçoamento do ensino sobre biodiversidade, inclusive para produção de material didático para educação formal e não formal.

e. Fornecimento regular de informação sobre os resultados dos projetos de pesquisa para fins de divulgação e comunicação.

8) Benefícios da associação ao Programa BIOTA/FAPESP

a. Acesso ao Banco de Dados e Informações do Programa, inclusive com acesso a cenários futuros de mudanças climáticas que serão disponibilizados nestes Sistemas de Informação.

b. Organização de atividades de capacitação e treinamento na utilização do sistema computacional e modelos utilizados pelo Programa.

c. Inserção do Projeto no site do Programa BIOTA/FAPESP.

d. Divulgação e comunicação sobre os resultados das pesquisas.

e. Articulação e conexão com os órgãos governamentais para assuntos relevantes de políticas públicas.

f. Participação em Workshops sobre os avanços das diversas áreas envolvidas, possibilitando uma permanente troca de ideias sobre os últimos avanços da pesquisa em educação para biodiversidade.

9) Recursos por propostas

a. A adequação do orçamento proposto aos objetivos e à capacidade da equipe proponente constitui-se em aspecto relevante que será considerado na análise e seleção das propostas.

b. A FAPESP se reserva o direito de propor orçamentos menores do que os solicitados para as propostas selecionadas.

10) Itens financiáveis

Os itens de orçamento que podem ser solicitados são:

a. Aqueles tradicionalmente apoiados pela FAPESP na linha de fomento escolhida pelo proponente, dentre aqueles associados a esta Chamada e descritos no portal da FAPESP (www.fapesp.br/137, para Auxílio à Pesquisa Regular; www.fapesp.br/176, para Projeto Temático; e www.fapesp.br/jp, para o Programa Jovens Pesquisadores).

b. Notar que:

b.1. As solicitações de Auxílio à Pesquisa Regular podem incluir bolsas de Capacitação Técnica (TT) como item orçamentário vinculado conforme as normas vigentes para esta linha de fomento descritas em www.fapesp.br/137#4776.

b.2. As solicitações de Projetos Temáticos podem incluir bolsas de Capacitação Técnica (TT), Iniciação Científica (IC), Ensino Público (EP), Jornalismo Científico (JC), Doutorado Direto (DD) e Pós-Doutorado (PD) como itens orçamentários vinculados conforme as normas vigentes para esta linha de fomento descritas em www.fapesp.br/176#4603.

b.3. As solicitações de projetos do Programa Jovens Pesquisadores podem incluir bolsas de Capacitação Técnica (TT), Iniciação Científica (IC), Ensino Público (EP), Jornalismo Científico (JC), Mestrado (MS) e Doutorado Direto (DD) como itens orçamentários vinculados conforme as normas vigentes para esta linha de fomento descritas em jp/#4507. Aos jovens pesquisadores ainda sem vínculo empregatício com a instituição na qual desenvolverão o projeto de pesquisa pode ser concedida Bolsa Jovem Pesquisador conforme descrito em www.fapesp.br/jp#4500.

b.4. Para o acompanhamento e análise das bolsas solicitadas, valerão as normas e procedimentos da FAPESP para cada modalidade de bolsa (IC, TT, EP, JC, MS, DD ou PD) solicitada como parte do orçamento dos projetos de pesquisa.

b.5. Em todos os casos acima os orientadores ou supervisores dos estudantes bolsistas deverão ser os Pesquisadores Responsáveis pelos Auxílios (Regulares ou do Programa Jovens Pesquisadores) ou Pesquisadores Principais dos projetos Temáticos aos quais se vinculam as bolsas.

11) Duração do Projeto proposto

a. Para propostas submetidas como Auxílio à Pesquisa – Regular, a duração poderá ser de até 24 meses.

b. Para propostas submetidas como Auxílio Jovem Pesquisador em Centros Emergentes, a duração poderá ser de até 48 meses.

c. Para propostas submetidas como Projeto Temático, a duração poderá ser de até 60 meses.

12) Submissão das propostas

a. As propostas devem ser submetidas unicamente por via eletrônica utilizando o Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP disponível no endereço www.fapesp.br/sage, conforme descrito no Anexo 1 a esta Chamada de Propostas. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

b. A proposta deve ser submetida à FAPESP dentro do prazo estipulado no item 17 desta chamada, pelo Pesquisador Responsável do Estado de São Paulo.

c. Submissões fora do prazo serão devolvidas, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos, a não ser aqueles explícita e formalmente solicitados pela FAPESP.

13) Organização do Projeto e Orçamento

a. Os formulários FAPESP para apresentação da solicitação na linha de fomento de interesse (Auxílio Regular à Pesquisa, Projeto Temático ou Auxílio Jovem Pesquisador em Centros Emergentes) nesta chamada de propostas do Programa BIOTA/FAPESP estão disponíveis em www/fapesp.br/sage.

b. O formulário de adesão ao Programa BIOTA/FAPESP encontra-se disponível em https://fapesp.br/5223.

c. Além dos documentos exigidos para cada linha de fomento, deve ser acrescentado um Resumo Executivo do Projeto de Pesquisa (em até 2 páginas) contendo:

c.1) Título de projeto;

c.2) Objetivos;

c.3) Valor solicitado à FAPESP;

c.4) Área temática do projeto – é imprescindível neste item explicitar a correlação e/ou complementaridade entre a proposta e os temas listados nas Seções 1 e 2 acima;

c.5) Metas gerais;

c.6) Metas específicas;

c.7) Resultados e produtos esperados em 2 anos (para projetos em qualquer uma das 3 linhas de fomento), 4 anos (para projetos Jovens Pesquisadores) e 5 anos (para Projetos Temáticos);

c.8) Auxílios vigentes (da FAPESP e de outras agências) que financiam o projeto.

d. Projeto de Pesquisa: O projeto deve ser preparado em português, totalizando no máximo 20 páginas em fonte Times New Roman e tamanho 11 e espaçamento 1,5. No caso de pesquisadores estrangeiros interessados na submissão de propostas para o Programa Jovens Pesquisadores mas que não dominem a língua portuguesa, os projetos podem ser preparados em inglês. Dúvidas quanto ao preparo do projeto e demais documentos imprescindíveis para a submissão das propostas em inglês para o Programa Jovens Pesquisadores devem ser encaminhadas para o endereço de email de contato informado no item 15.2 abaixo para esclarecimentos. O projeto de pesquisa deve cobrir todos os itens descritos no roteiro de preparação e formatação dos projetos da linha de fomento específica, conforme se segue:

d.1) Para preparo de projetos de Auxílio à Pesquisa Regular, seguir o roteiro publicado em www.fapesp.br/137;

d.2) Para preparo de projetos Temáticos, seguir o roteiro publicado em www.fapesp.br/176;

d.3) Para preparo de projetos Jovens Pesquisadores, seguir o roteiro publicado em www.fapesp.br/jp.

14) Propriedade intelectual dos resultados

Serão aplicadas as normas da FAPESP sobre todos os eventos de registro ou realização de ganhos por propriedade intelectual criada nos projetos selecionados, disponível em www.fapesp.br/pi.

15) Comunicações relativas a esta Chamada de Propostas de Pesquisa

Questões sobre esta Chamada de Propostas de Pesquisa devem ser enviadas por email para Chamada_Biota_Educacao@fapesp.br. Para atendimento mais eficaz, por favor, incluir “Chamada Biota/FAPESP” no campo “Assunto” do e-mail.

A pessoa de contato para esclarecimentos sobre esta Chamada de Propostas de Pesquisa na FAPESP é:

Dra. Regina Lúcia Costa de Oliveira
Gerente – Diretoria Científica – FAPESP
E-mail: Chamada_Biota_Educacao@fapesp.br

16) Análise e seleção das propostas

Todas as propostas consideradas aderentes aos termos desta Chamada de Propostas de Pesquisa serão analisadas em 3 etapas:

16.1) Enquadramento no Programa BIOTA/FAPESP

a. O enquadramento da proposta no Programa BIOTA/FAPESP será analisado pela Coordenação do Programa, a qual emitirá um parecer conclusivo sobre o enquadramento que orientará a decisão da FAPESP.

b. Caso a proposta seja considerada não enquadrada no Programa BIOTA, a FAPESP a analisará seguindo os trâmites para propostas da mesma modalidade de financiamento, sem as excepcionalidades que porventura se refiram especificamente às propostas do Programa e a esta Chamada de Propostas.

c. A Coordenação do Programa BIOTA/FAPESP analisará o enquadramento das propostas considerando:

c.1) A inserção da proposta nas áreas de pesquisa objeto desta Chamada;

c.2) A potencial contribuição da proposta aos projetos de pesquisa em andamento no Programa BIOTA/FAPESP;

c.3) A perspectiva de integração com os projetos de pesquisa em andamento do programa BIOTA/FAPESP; e

c.4) Como o Programa BIOTA/FAPESP pode contribuir academicamente para o novo projeto proposto.

16.2) Análise das propostas enquadradas no Programa BIOTA/FAPESP

As propostas no âmbito desta Chamada serão analisadas usando-se pareceres de assessoria ad-hoc, das Coordenações de Área e Adjuntas da FAPESP de acordo com os critérios usualmente aplicados para a seleção de propostas desta linha de fomento na FAPESP.

Não participarão do processo de análise e seleção de propostas pesquisadores participantes em alguma proposta submetida.

Todas as propostas serão analisadas usando-se os seguintes critérios, além dos critérios específicos para a modalidade de financiamento FAPESP em que for submetida:

a) Aderência aos termos especificados nesta Chamada;

b) Originalidade e ousadia da proposta de pesquisa acadêmica, em relação às linhas de pesquisa propostas. Objetivos de pesquisa bem definidos e que, se atingidos, têm o potencial de ter impacto significativo no campo de pesquisa;

c) Qualidade do projeto de pesquisa, na especificação clara dos objetivos, dos desafios a vencer e dos meios e métodos científicos, técnicos e materiais para isso, em relação ao estado da arte no campo;

d) Adequação da infraestrutura oferecida pela instituição sede;

e) Qualificação do pesquisador proponente e sua equipe, demonstrada por histórico anterior de resultados de pesquisa em áreas relevantes a esta Chamada, finalização bem-sucedida de projetos anteriores, prêmios e reconhecimentos por atividade docente, e publicações, demonstradas nas Súmulas Curriculares dos pesquisadores principais;

f) Viabilidade da execução do projeto, incluindo a adequação dos recursos disponíveis, apoio institucional, adequação dos cronogramas, quantidade e qualificação dos participantes, valor, o que inclui o uso eficiente dos recursos solicitados;

g) Potencial para ampla disseminação e uso da propriedade intelectual criada, incluindo-se planos para publicações científicas, apresentações em conferências, bem como planos para distribuição dos conteúdos em múltiplos formatos e linguagens;

h) Formação de novos pesquisadores e profissionais, propiciada pela execução do projeto.

16.3) Análise pela Diretoria Científica da FAPESP

A decisão final será tomada pela Diretoria Científica da FAPESP e pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA) da FAPESP.

17) Cronograma

As propostas deverão ser submetidas dentro de seguinte cronograma:

Evento

Datas

Publicação da chamada no portal da FAPESP

23/10/2015

Última data para recebimento de propostas

31/03/2016

Publicação dos resultados do processo de análise e seleção

A partir de 01/07/2016

18) Resultados da seleção

Os resultados finais serão divulgados no portal da FAPESP em www.fapesp.br e através de comunicado aos interessados.

19) Concessão, Acompanhamento e Avaliação dos Projetos

Caso a solicitação seja aprovada, será lavrado Termo de Outorga, o qual deverá ser assinado pelo pesquisador principal e pelo responsável pela instituição. Os resultados obtidos deverão ser demonstrados em relatórios científicos, e prestações de contas deverão ser encaminhas de acordo com o estabelecido no Termo de Outorga.

20) Cancelamento da Concessão

A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela FAPESP, por ocorrência, durante sua execução, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, a critério da Diretoria Científica da FAPESP, sem prejuízo de outras providências cabíveis.
 



Anexo 1
– Chamada de Propostas BIOTA/FAPESP: Educação - Instruções específicas sobre o uso do Sistema SAGe 

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta seja cadastrado no sistema SAGe:

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realiza-lo acessando a página do SAGe no endereço www.fapesp.br/sage, clicar em”Sem cadastro? ” e preencher os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

(ii) Pesquisadores do Estado de São Paulo, já cadastrados, devem realizar o login no SAGe com identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema.

2. Na página inicial, selecionar, dentre as opções do menu “Acesso Rápido – Atividades do Pesquisador”, o link Nova Proposta Inicial;

3. O sistema disponibilizará na página seguinte o menu “Incluir Proposta – Selecionar Linha de Fomento”, selecionar o link Outras linhas de fomento;

4. Na sucessão de opções vai ser mostrado: Programa de Inovação Tecnológica > Biota>

5. Selecionar a opção desejada conforme a modalidade de Auxílio à Pesquisa de interesse (Jovem Pesquisador ou Regular ou Projeto Temático).

Biota > Projeto de Pesquisa – Regular ou

Biota > Projeto de Pesquisa – Temático ou

Biota > Jovem Pesquisador

6. Ao confirmar a modalidade desejada, surgirá a opção Educação – Chamada de Propostas, que deverá ser selecionada.

7. A partir daí, incluir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados;

6. Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos itens marcados com “ * “. É necessário submeter o projeto ao final do preenchimento. Projeto salvo não significa projeto submetido;

7. No caso de dúvidas, na página inicial do SAGe pode ser usado o link Manuais e, na página Manuais, buscar esclarecimentos na lista Manuais de Apoio aos Pesquisadores.

 


Página atualizada em 31/05/2017 - Publicada em 20/10/2015