Chamadas de Propostas

Chamada conjunta FAPESP/GACD – Scale up

Chamada de Propostas em Prevenção ou Gerenciamento de Hipertensão e/ou Diabetes

Orientações aos proponentes do Estado de São Paulo

Sumário
Data limite para submissão:
10/09/2018
Modalidade de fomento:
Auxílio à Pesquisa – Políticas Públicas
Duração máxima dos projetos:
36 meses
Elegibilidade:
Segundo as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Políticas Públicas (Item 4.2)
Submissão:
Via SAGe
Prazo para divulgação dos resultados:
Março de 2019
Link da Chamada no Portal GACD:  https://www.gacd.org/funding/calls-for-proposals/gacd-scale-up-call/common-call-text

1. Introdução

1.1. A FAPESP integra a Global Alliance for Chronic Diseases (GACD), que reúne agências financiadoras de pesquisas em doenças crônicas não transmissíveis.

1.2. Com sede em Londres, a GACD financia programas de pesquisa em doenças crônicas ou relacionadas ao estilo de vida, como doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de cânceres, doenças pulmonares e transtornos mentais.

1.3. A aliança coordena e apoia atividades de pesquisa que enfoquem a prevenção e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis em escala global – que respondem por cerca de 60% das mortes em todo o mundo, segundo a organização – especialmente em países de baixa ou média renda e com populações mais vulneráveis.

1.4. Entre os membros da aliança estão o National Health and Medical Research Council da Austrália, os Institutes of Health Research do Canadá, a Academia de Ciências Médicas da China, o Medical Research Council do Reino Unido, a Agência para Pesquisa Médica do Japão, a Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia e os National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos.

1.5. Com o objetivo de fomentar a colaboração científica entre pesquisadores do Estado de São Paulo, Brasil e de Instituições vinculadas às organizações listadas acima, a FAPESP anuncia publicamente sua participação na quinta Chamada do consórcio multilateral: “Scaling-up of evidence-based interventions at the population level for the prevention or management of hypertension and/or diabetes” .

1.6. Esta oportunidade é aberta aos pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo, que deverão seguir, além das orientações da GACD (disponíveis em https://www.gacd.org/funding/calls-for-proposals/gacd-scale-up-call), as orientações descritas abaixo.

2. Áreas do conhecimento

2.1. A Chamada FAPESP/GACD receberá propostas em todas as áreas indicadas no Portal GACD (https://www.gacd.org/funding/calls-for-proposals/gacd-scale-up-call/common-call-text);

2.2. Com o objetivo de facilitar o entendimento dos pesquisadores interessados em submeter propostas nesta Chamada, a GACD organizou um seminário online no dia 8 de maio de 2018. O áudio, notas e slides que resultaram dessa discussão podem ser encontrados nos respectivos links.

3. Modalidade

3.1. Na FAPESP, as propostas submetidas nesta chamada deverão seguir as normas e orientações, incluindo aquelas relacionadas a elegibilidade, da modalidade Auxílio à Pesquisa Programa em Políticas Públicas (www.fapesp.br/politicaspublicas#5136);

3.2. Por favor note que as agências membro do consórcio GACD tem como principal objetivo o suporte a projetos que estejam estritamente ligados a ciência da implementação (“Implementation Science”). A seção “Scope” da Chamada de propostas - https://www.gacd.org/funding/calls-for-proposals/gacd-scale-up-call/common-call-text detalha diferentes tipos de interações esperadas entre os projetos de pesquisa e os órgãos implementadores da pesquisa.

3.3. Para maiores informações a respeito da ciência de implementação na área da saúde, por favor acesse o website GACD que fala sobre o tema http://dev.gacd.org/research/implementation-science.

4. Orientações aos interessados em submeter propostas

4.1. Consulta de elegibilidade

4.1.1. Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas nesta Chamada, devem, obrigatoriamente, consultar a FAPESP a respeito da sua elegibilidade, antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto.

4.1.2. Após a consulta a FAPESP irá responder aos proponentes, emitindo uma Carta de Elegibilidade (válidas apenas para Pesquisadores Responsáveis no estado de São Paulo, e somente para esta Chamada). Os proponentes considerados elegíveis deverão anexar a referida Carta de Elegibilidade quando da submissão da proposta completa no SAGe.

4.1.3. Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas nesta Chamada.

4.1.4. Atenção: Consultas de elegibilidade serão respondidas em até 20 dias. Considerando o referido prazo, bem como o deadline da chamada (10 de setembro de 2018), nenhuma consulta enviada após o dia 10 de agosto será respondida.

4.1.5. As consultas de elegibilidade devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail: chamada-gacd@fapesp.br, contendo as seguintes informações:

a. Súmula Curricular do Pesquisador do Estado de São Paulo em inglês (conforme descrito em fapesp.br/sumula);

b. Nome dos Pesquisadores Parceiros e suas respectivas Instituições de vínculo;

c. Título e duração da proposta a ser submetida;

d. Orçamento previsto a ser solicitado para FAPESP;

e. Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador do Estado de SP (horas/semana);

f. Nome da Instituição Parceira (ver normas em politicaspublicas#5135, item 6)

4.2. Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

4.2.1. Além das diretrizes dispostas nesta Chamada FAPESP-GACD, os pesquisadores do Estado de São Paulo deverão seguir as normas e orientações desta Fundação para a submissão de propostas na modalidade Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (politicaspublicas) e as excepcionalidades descritas no item 4.3 abaixo;

4.2.2. Cada proposta deverá envolver um mínimo de dois parceiros elegíveis (pesquisadores responsáveis) de dois diferentes países/regiões (“Applicant” and “co-applicant”);

4.2.3. O projeto de pesquisa, que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e por seus colegas parceiros dos demais países envolvidos;

4.2.4. A data limite para submissão de propostas à FAPESP e no portal da GACD é 10 de setembro de 2018;

4.2.5. Cada proposta deverá ser submetida à GACD por um dos pesquisadores responsáveis pela proposta (de um dos países envolvidos) e também pelo pesquisador do Estado de São Paulo à FAPESP;

4.2.6. O projeto de pesquisa colaborativo submetido à FAPESP pelo pesquisador do Estado de São Paulo deverá ser exatamente o mesmo projeto submetido ao GACD.

4.3. Exceções à norma FAPESP para Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa em Políticas Públicas

4.3.1. Em adição às normas da FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, excepcionalmente para esta Chamada de Propostas:

a. A duração dos projetos será de 36 meses (Fase de Pesquisa);

b. O orçamento total solicitado à FAPESP, incluindo os itens de Reserva Técnica (Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto, Benefícios Complementares e Reserva Técnica de Importação - se houver - www.fapesp.br/137#4776) e eventuais bolsas não poderá ser superior a R$ 150.000,00 por ano.

4.4. Submissão

4.4.1. A apresentação das propostas para a FAPESP só será aceita via SAGe (link de submissão será enviado aos pesquisadores considerados elegíveis). Todos os documentos obrigatórios devem ser enviados no momento da submissão da proposta.

4.4.2. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

4.4.3. Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão (Item 4.2.4), nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelo consórcio GACD;

4.4.4. As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações, não serão qualificadas para análise.

4.4.5. A FAPESP irá financiar, no máximo, 3 propostas nesta Chamada.

5. Propriedade Intelectual

5.1. Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do pesquisador parceiro e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início da mesma. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e deverá ocorrer antes da assinatura do Termo de Outorga nos casos de financiamento pela FAPESP.

6. Mais informações

Todas as questões relacionadas a presente Chamada de propostas devem ser enviadas para:

FAPESP: Bruna Musa - Gerente de Área Científica. E-mail: chamada-gacd@fapesp.br

GACD: Dorothea Kanthack-Chan. E-mail: admin@gacd.org


Página atualizada em 23/07/2018 - Publicada em 14/06/2018