Coordenações

Cláudia Lúcia Mendes de Oliveira English version

Cláudia Lúcia Mendes de Oliveira

Coordenação Adjunta – Engenharia e Exatas

Graduada em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1985), terminou o mestrado em 1988 e o doutorado em 1992, ambos em Astronomia, na University of British Columbia, no Canadá. É professora desde 1995 e tornou-se professora titular em 2009, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Meteorologia da Universidade de São Paulo (USP).

É principalmente conhecida pelos seus trabalhos em grupos compactos e fosseis e especificamente pelo estudo da cinemática interna de galáxias usando instrumentos Fabry-Perot, além de atuar também em instrumentação astronômica.

Realizou estágio de pós-doutorado no Institut d'Astrophysique de Paris (1993), foi fellow do European Southern Observatory, no Chile, de 1994 a 1995.

Foi professora visitante em 1996 e 2004 no Universitaets-Sternwarte Muenchen, no Max-Planck-Institut fuer Extraterrestrische Physik em Garching, Alemanha, com bolsa da Fundação Alexander von Humboldt, na Universidad de La Serena, Chile, com bolsa do Conycit, e em 2018 na University of Florida, Estados Unidos, com bolsa FAPESP.

Participou do Comitê Nacional de Apoio ao projeto internacional do Telescópio SOAR, representou o Brasil no Comitê Científico Internacional do SOAR, no Comitê Diretor do Gemini e desde 2017 é representante da FAPESP no Comitê Diretor do Giant Magellan Telescope.

Lidera o projeto S-PLUS (Southern Photometric Local Universe Survey, www.splus.iag.usp.br), de um telescópio robótico brasileiro no Chile que está mapeando uma grande área do céu austral.

É pesquisadora principal do projeto GMT Brazil, de construção do telescópio Gigante Magalhães, de 25 metros, nos Andes chilenos. É membro, desde 2020, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.


Página atualizada em 16 de novembro de 2020