Bolsa de PD em Ensino de Matemática e Formação de Professores

Post-doctoral Fellowship in Mathematics Teaching and Mathematics Teacher Training

Nº: 2963

Área de conhecimento: Matemática

Field of knowledge: Mathematics

Nº do processo FAPESP: 2013/07375-0

FAPESP process: 2013/07375-0

Título do projeto: Investigando experiências de futuros professores no curso de Licenciatura em Matemática da Unicamp

Project title: Investigating prospective teachers experiences in the mathematics teacher training degree at UNICAMP

Área de atuação: Ensino de Matemática e Formação de Professores

Working area: Mathematics Teaching and Mathematics Teacher Training

Quantidade de vagas: 1

Number of places: 1

Pesquisador responsável: Lúcio Tunes dos Santos

Principal investigator: Lúcio Tunes dos Santos

Unidade/Instituição: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unit/Instituition: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Data limite para inscrições: 10/07/2019

Deadline for submissions: 2019-07-10

Publicado em: 26/06/2019

Publishing date: 2019-06-26

Localização: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651, Campinas

Locale: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651, Campinas

E-mail para inscrições: lucio@ime.unicamp.br

E-mail for proposal submission: lucio@ime.unicamp.br

  • Resumo Summary

    O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão para Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), um dos CEntros de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiados pela FAPESP, oferece uma vaga de pós-doutoramento na área de Ensino de Matemática e Formação de Professores, para trabalhar no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

    A bolsa é financiada pela FAPESP e tem vigência de 12 meses. O pesquisador pós-doc participará do projeto “Investigando experiências de futuros professores no curso de Licenciatura em Matemática da Unicamp”, supervisionado pelo Professor Lúcio Tunes dos Santos, e terá orientação da Professora Laura Rifo.

    Descrição

    A falta de professores nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) é uma preocupação mundial e o cenário não é diferente no Brasil. Mesmo na Unicamp, que está entre as melhores universidades do país, a taxa de conclusão no curso de Licenciatura em Matemática está abaixo da média de outros cursos e preocupantemente baixa, considerando a relevância da profissão e a escassez de profissionais disponíveis. O objetivo principal deste projeto é investigar a formação dos futuros professores matriculados no curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de compreender quais são os fatores relacionados com a baixa taxa de conclusão. A experiência dos envolvidos sugere algumas abordagens possíveis, tais como: admissão de alunos com baixo conhecimento prévio em matemática, transição desafiadora para o ensino superior, baixa atratividade da carreira docente e falta de apoio durante o ensino superior. Um objetivo secundário é entender o perfil daqueles que escolhem esta carreira na Unicamp, visando desenvolver estratégias para atrair e aumentar o interesse por esta importante carreira para o desenvolvimento da educação brasileira. 

    Requisitos

    A posição requer um PhD com experiência comprovada em estudos em matemática, ensino de matemática e formação de professores. Espera-se que candidato seja capaz de atrair e motivar os participantes para o trabalho em conjunto com o grupo de pesquisa. O candidato deve ter finalizado seu doutorado nos últimos 2 anos.

    Inscrição

    Os candidatos interessados devem enviar um e-mail tendo no campo assunto “CEPID Posdoc – Ensino de Matemática” (lucio@ime.unicamp.br), anexando uma carta de apresentação incluindo nomes e informações de contato de dois profissionais que o possam recomendar (não incluir cartas de recomendação) e currículo. Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF. 

    O prazo limite para envio dos documentos é 10/07/2019.

    A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd

    The Center for Research in Mathematical Sciences Applied to Industry (CEPID-CeMEAI) – one of the Research, Innovation and Diffusion Centers (“CEPIDs”, in the Portuguese acronym) supported by the São Paulo Research Foundation (FAPESP) – opens a post-doctoral research position in Mathematics Teaching and Mathematics Teacher Training. The selected candidate will work at Institute of Mathematics, Statistics and Scientific Computation (IMECC) of University of Campinas (UNICAMP), São Paulo State, Brazil. Financial support will be provided by FAPESP. The position is for one year and the starting date is July 2019.

    The selected researcher will take part in the project titled “Investigating prospective teachers experiences in the mathematics teacher training degree at UNICAMP,” coordinated by Professor Lúcio Tunes dos Santos. Activities will be supervised by professor Laura Rifo.

    Job Description

    The lack of teachers in STEM (science, technology, engineering and mathematics) areas is a worldwide concern and the scenario is not different in Brazil. Even at UNICAMP, which is among the top universities in the country, the completion rate in mathematics teaching is below the average for other degrees and worryingly low considering the relevance of the profession and the shortage of professionals available. The main objective of this project is to investigate the experience of prospective mathematics teachers enrolled in the training degree at UNICAMP aiming at understanding what are the influences behind the particularly low completion rate in this degree. The experience of those involved suggests a few possible issues such as: admission of students with low prior knowledge in mathematics, challenging transition to higher education, low attractiveness of the teaching career and lack of support during higher education. A secondary objective is to understand the profile of those who choose this career at UNICAMP, aiming at developing strategies to attract and increase the interest for such an important career for the development of Brazilian education.  

    Requirements

    The position requires a PhD with proven background in studies in mathematics, mathematics education and teacher training. It is expected that the candidate will be able to build a relationship with the participants and work together with the research group. The candidate must have completed his doctorate in the last 2 years. 

    Application

    Interested candidates should send an e-mail with the subject "CEPID Postdoc – Mathematics Teaching" (lucio@ime.unicamp.br), enclosing a cover letter including names and contact information of two professionals who can recommend it (not including letters of recommendation) and curriculum. All documents must be sent in PDF format. The deadline for sending documents is July 10, 2019.

    This opportunity is open to candidates of any nationalities. The selected candidate will receive a FAPESP’s Post-Doctoral fellowship in the amount of R$ 7,373.10 monthly and a research contingency fund, equivalent to 15% of the annual value of the fellowship which should be spent in items directly related to the research activity. More information is avaliable at www.fapesp.br/en/postdoc