Bolsa de Doutorado Direto em Baterias e Supercapacitores
Direct Doctorate Fellowship in Batteries and Supercaps
Nº: 4800
Área de conhecimento: Química
Field of knowledge: Chemistry
Nº do processo FAPESP: 2021/00675-4
FAPESP process: 2021/00675-4
Título do projeto: Arquitetura de materiais para armazenamento de eletroquímico de energia e catálise
Project title: Tying up materials for electrochemical energy storage and catalysis
Área de atuação: Baterias e Supercapacitores
Working area: Batteries and Supercaps
Quantidade de vagas: 1
Number of places: 1
Pesquisador responsável: Roberto Manuel Torresi
Principal investigator: Roberto Manuel Torresi
Unidade/Instituição: Instituto de Química / Universidade de São Paulo
Unit/Instituition: Instituto de Química / Universidade de São Paulo
Data limite para inscrições: 28/02/2022
Deadline for submissions: 2022-02-28
Publicado em: 31/01/2022
Publishing date: 2022-01-31
Localização: Av. Prof. Lineu Prestes, 748, São Paulo
Locale: Av. Prof. Lineu Prestes, 748, São Paulo
E-mail para inscrições: rtorresi@iq.usp.br
E-mail for proposal submission: rtorresi@iq.usp.br
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Resumo
O advento da nanotecnologia possibilitou novos materiais de eletrodos que flexibilizaram os limites entre capacitores eletroquímicos e baterias. Seja um capacitor eletroquímico de dupla camada, seja um pseudocapacitor ou um capacitor eletroquímico híbrido, o uso de materiais nanoestruturados permitiu que esses dispositivos alcançassem desempenho energético próximo ao das baterias. Isso se deve não apenas à alta área superficial específica presente nos materiais nanoestruturados.
No presente estudo, utilizando técnicas eletroquímicas, tentaremos explorar esses limites entre capacitores e baterias e entender as origens da capacitância eletroquímica e o comportamento dos eletrodos que compõem o dispositivo. Desta forma, produziremos eletrodos com boas qualidades físicas e eletroquímicas e estudaremos seu desempenho em líquidos iônicos que foram desenvolvidos no grupo com grande janela eletroquímica e boa propriedade de transporte.
A necessidade de baterias de íons de lítio de alta potência e densidade de energia leva a um problema relacionado à segurança devido a problemas relacionados ao uso de solventes orgânicos normalmente usados como eletrólitos. Sabe-se que os líquidos iônicos (LIs) podem ser utilizados como eletrólitos por não serem inflamáveis e possuírem alta estabilidade térmica e eletroquímica, porém, é necessário ter LIs com boas propriedades de transporte.
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