Bolsa de Mestrado em Instrumentação para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Master’s Fellowship in Instrumentation for Management of Contaminated Land

Nº: 5138

Área de conhecimento: Geociências

Field of knowledge: Geosciences

Nº do processo FAPESP: 2017/50343-2

FAPESP process: 2017/50343-2

Título do projeto: Plano de desenvolvimento institucional na área de transformação digital: manufatura avançada e cidades inteligentes e sustentáveis (PDIp)

Project title: Institutional development plan in the area of digital transformation: advanced manufacturing and smart and sustainable cities (PDIp)

Área de atuação: Instrumentação para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Working area: Instrumentation for Management of Contaminated Land

Quantidade de vagas: 1

Number of places: 1

Pesquisador responsável: Zehbour Panossian

Principal investigator: Zehbour Panossian

Unidade/Instituição: IPT

Unit/Instituition: IPT

Data limite para inscrições: 15/06/2022

Deadline for submissions: 2022-06-15

Publicado em: 02/06/2022

Publishing date: 2022-06-02

Localização: Av. Prof. Almeida Prado, 532, São Paulo

Locale: Av. Prof. Almeida Prado, 532, São Paulo

E-mail para inscrições: muselli@ipt.br

E-mail for proposal submission: muselli@ipt.br

  • Resumo

    O IPT e o Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada da Unifesp abrem inscrições para candidaturas para uma bolsa de Mestrado na área de Instrumentação para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

    A pesquisa deverá desenvolver uma câmara de fluxo dinâmica instrumentada para o estudo de processos de intrusão de vapores provenientes de solos contaminados. O protótipo deverá contar com sistemas de equalização da pressão e sensores para o monitoramento de parâmetros auxiliares em tempo real. O dispositivo deverá passar por validação em testes de bancada e teste piloto de campo para avaliar sua eficiência na obtenção de dados para o cálculo das taxas de intrusão de vapores em áreas contaminadas.

    Serão aceitos candidatos de diversas áreas (incluindo engenharia, geologia, ciências ambientais, geografia, agronomia, entre outras); brasileiros ou estrangeiros, porém com português e/ou inglês fluente. O candidato(a) deverá apresentar excelente histórico escolar e boa desenvoltura em trabalhos de laboratório e de campo. É desejável formação e/ou conhecimentos em eletrônica, mecatrônica, automação, microcontroladores e/ou programação. É desejável que o candidato tenha publicações e/ou participação em projeto de iniciação científica no currículo.

    Interessados: enviar carta de apresentação, currículo e histórico de graduação completo para muselli@ipt.brjgfreitas@unifesp.br.