Bolsa de PD em Conversores Multiníveis
Post-Doctoral Fellowship in Multilevel Inverters
Nº: 6174
Área de conhecimento: Engenharia
Field of knowledge: Engineering
Nº do processo FAPESP: 2021/11258-5
FAPESP process: 2021/11258-5
Título do projeto: Conversores baseados em WBG: desafios e aplicações em aeronaves totalmente elétricas
Project title: WBG-based Converters: Challenging Applications in All Electric Aircraft
Área de atuação: Conversores Multiníveis
Working area: Multilevel Inverters
Quantidade de vagas: 1
Number of places: 1
Início: 01/11/2023
Start: 2023-11-01
Pesquisador responsável: Domingos Alves Rade
Principal investigator: Domingos Alves Rade
Unidade/Instituição: FEEC-Unicamp
Unit/Instituition: FEEC-Unicamp
Data limite para inscrições: 15/08/2023
Deadline for submissions: 2023-08-15
Publicado em: 26/06/2023
Publishing date: 2023-06-26
Localização: Av. Albert Einstein, 400 – Departamento de Sistemas e Energia (DSE), Laboratório de Computação Aplicada à Engenharia Elétrica (LCAEE), Campinas
Locale: Av. Albert Einstein, 400 – Departamento de Sistemas e Energia (DSE), Laboratório de Computação Aplicada à Engenharia Elétrica (LCAEE), Campinas
E-mail para inscrições: antenor@unicamp.br
E-mail for proposal submission: antenor@unicamp.br
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Resumo
Summary
O objetivo é estudar os impactos dos dispositivos de banda larga ou WBG (do inglês wide bandgap) nos Conversores Eletrônicos de Potência (PEC) utilizados como acionadores de motores de propulsão e no sistema de conexão de fontes de energia. Os estudos abrangerão aspectos relacionados a Compatibilidade Eletromagnética (EMC), efeitos dv/dt e di/dt em cabos, motores e outros componentes; drivers inteligentes; confiabilidade etc. Os desafios e objetivos específicos são:
1) Desenvolvimento de simulações e ferramentas de design
a) Desenvolvimento de ferramentas de simulação e cálculo para apoiar o dimensionamento de PECs com dispositivos WBG.
b) Aplicação de ferramentas de apoio ao projeto de PEC para propulsão e conversores para o sistema de alimentação.
2) Desenvolvimento de procedimentos de teste para os PECs, com foco nos aspectos relacionados aos dispositivos WBG.
a) Desenvolvimento de testes de EMC de acordo com as normas aeronáuticas.
b) Identificação das instalações disponíveis nas instituições parceiras ou em localidades próximas.
c) Definição e aplicação de procedimentos para testes de sistemas de pequena escala com motor de propulsão e barramento HVDC (2 a 3 kV).
d) Definição e aplicação de procedimentos para mitigar efeitos nocivos sobre cargas e componentes do sistema relacionados ao comportamento dos dispositivos WBG
O bolsista de pós-doutorado irá atuar no âmbito do Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), um dos CPEs apoiados pela FAPESP em conjunto com empresas para investimento de longo prazo em pesquisas de excelência internacional focadas na inovação tecnológica de alto impacto social. O CPE-MAF é co-financiado pela Embraer, hospedado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e tem como instituições parceiras a Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp) e da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
The purpose is to study the impacts of the wide bandgap (WBG) devices in the power electronics converters (PEC) used as propulsion motor drivers and in the interconnection system of energy sources. The studies will encompass aspects related to electromagnetic compatibility (EMC), dv/dt and di/dt effects on cables, motors, and other components; intelligent transistor drivers; reliability, etc. The specific challenges and goals are:
1) Development of simulations and design tools
a) Development of simulation and calculation tools to support the dimensioning of PECs with WBG devices.
b) Application of tools to support the design of propulsion PEC and converters for the power supply system.
2) Development of testing procedures for the PECs, focusing on aspects related to the WBG devices.
a) Development of EMC tests according to aeronautical standards.
b) Identification of facilities available at the partner institutions or nearby locations.
c) Definition and application of procedures for testing small-scale systems with propulsion engine and HVDC (2 to 3 kV) bus.
d) Definition and application of procedures to mitigate harmful effects on loads and system components related to the behavior of WBG devices
The fellow will work under the aegis of the Engineering Research Center for the Aerial Mobility of the Future (ERC-AMF), one of the ERCs in São Paulo state (Brazil) funded by the São Paulo Research Foundation (FAPESP) in partnership with private enterprises with the goal of leveraging long-term investments on world-class research focused on high-social-impact technological innovation. ERC-AMF is co-funded by Embraer, hosted by the Aeronautical Technology Institute (ITA) and features the State University of Campinas's School of Electrical and Computer Engineering (FEEC-UNICAMP) and the University of São Paulo's São Carlos School of Engineering (EESC-USP) as partner institutions.
This opportunity is open to candidates of any nationality. The selected candidate will receive a FAPESP Post-Doctoral fellowship in the amount of R$ 9,047.40 monthly and a research contingency fund, equivalent to 10% of the annual value of the fellowship which should be spent on items directly related to the research activity.
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