Bolsa de PD em Administração

Nº: 6927

Área de conhecimento: Administração

Field of knowledge: Administration

Nº do processo FAPESP: 2023/09754-0

FAPESP process: 2023/09754-0

Título do projeto: Marketplaces e a internacionalização das pequenas e médias empresas (PME)

Project title: Marketplaces and the internationalization of small and medium-sized enterprises (SMEs)

Área de atuação: Administração e afins

Working area: Business management and others

Quantidade de vagas: 1

Number of places: 1

Pesquisador responsável: Cristiano Morini

Principal investigator: Cristiano Morini

Unidade/Instituição: Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas (FCA-Unicamp)

Unit/Instituition: Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas (FCA-Unicamp)

Data limite para inscrições: 15/05/2024

Deadline for submissions: 2024-05-15

Publicado em: 09/04/2024

Publishing date: 2024-04-09

Localização: Rua Pedro Zaccaria, 1300 (FCA-Unicamp, campus Limeira)

Locale: Rua Pedro Zaccaria, 1300 (FCA-Unicamp, campus Limeira)

E-mail para inscrições: cristiano.morini@fca.unicamp.br

E-mail for proposal submission: cristiano.morini@fca.unicamp.br

  • Resumo Summary

    Apesar das restrições de recursos, as pequenas e médias empresas (PMEs) participam cada vez mais nos mercados internacionais e tornam-se parte da economia global. As plataformas de mercado de comércio eletrônico impulsionam esta internacionalização das PMEs, aliviando as restrições de recursos das PMEs. No entanto, há uma escassez de investigação na área emergente da internacionalização baseada em plataformas.

    Esta pesquisa tem como objetivo investigar os desafios, riscos associados (diversos tipos) e oportunidades para a internacionalização de empresas brasileiras nessas plataformas. Para tanto, serão utilizados métodos mistos, analisando bases de dados e realizando entrevistas em profundidade para compreender a dinâmica e propor soluções técnicas para promover a melhoria do desempenho dos atores. A pesquisa pode contribuir para melhorar o desempenho das empresas que exploraram a internacionalização, bem como dos atores governamentais envolvidos na regulação e nas operações logísticas que viabilizam essas transações.

    Questão de pesquisa:

    - Quais os desafios, riscos associados (vários tipos) e oportunidades para a internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras via marketplaces?

    Objetivos:

    - Analisar como os marketplaces podem apoiar as PMEs na internacionalização dos seus negócios;

    - Analisar outras práticas alfandegárias em termos de cooperação com diferentes marketplaces.

    A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

    Despite resource constraints, smaller enterprises (SEs) are increasingly participating in international markets and becoming part of the global economy. E-commerce marketplace platforms are propelling this internationalization of SEs by alleviating SEs’ resource constraints. However, there is a paucity of research in the nascent area of platform-based internationalization of SEs.

    This research aims to investigate the challenges, associated risks (various kinds), and opportunities for the internationalization of Brazilian companies on these platforms. To this end, mixed methods will be used, analyzing databases, and conducting in-depth interviews to understand the dynamics and propose technical solutions to promote the improvement of the performance of the actors. The research can contribute to improving the performance of companies that have explored virtual internationalization, as well as government actors involved in the regulation and logistical operations that make these transactions possible.

    Research question:

    - What are the challenges, associated risks (various kinds), and opportunities for the internationalization of small and medium-sized Brazilian companies via marketplaces?

    Objectives:

    - To analyze how marketplaces can support SEs in internationalizing their businesses;

    - To analyze the practices of other customs in terms of cooperation with different marketplaces.

    The selected candidate will be based at the State University of Campinas's School of Applied Sciences (FCA-UNICAMP) in Limeira, São Paulo state, Brazil.

    This opportunity is open to candidates of any nationality. The selected candidate will receive a Post-Doctoral fellowship from the São Paulo Research Foundation (FAPESP) in the amount of R$ 9,047.40 monthly and a research contingency fund, equivalent to 10% of the annual value of the fellowship which should be spent on items directly related to the research activity.