Bolsa de PD em Literatura Educacional

Post-doctoral Fellowship Educational Literature

Nº: 3156

Área de conhecimento: Educação

Field of knowledge: Education

Nº do processo FAPESP: 18/26699-4

FAPESP process: 18/26699-4

Título do projeto: Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)

Project title: Knowledges and practices at the borders: for a transnational history of education (1810 - …)

Área de atuação: Educação

Working area: Education

Quantidade de vagas: 1

Number of places: 1

Pesquisador principal: Carlota Boto

Principal investigator: Carlota Boto

Unidade/Instituição: FEUSP

Unit/Instituition: FEUSP

Data limite para inscrições: 31/10/2019

Deadline for submissions: 2019-10-31

Publicado em: 06/09/2019

Publishing date: 2019-09-06

Localização: Av. da Universidade, 308, São Paulo

Locale: Av. da Universidade, 308, São Paulo

E-mail para inscrições: reisboto@usp.br

E-mail for proposal submission: reisboto@usp.br

  • Resumo Summary

    Está aberta uma de posição de Pós-Doutorado junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A posição é ligada ao Projeto Temático FAPESP intitulado “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)”, coordenado por Diana Gonçalves Vidal.

    No âmbito desse projeto, estão abertas as inscrições para candidaturas ao desenvolvimento do subprojeto “Fronteiras do discurso pedagógico: entre bibliotecas e salas de aula”.

    Em sua obra intitulada Saberes em viagem nos manuais pedagógicos, Vivian Batista da Silva vale-se da metáfora da viagem para se remeter à transposição de textos e de ideias pedagógicas de um lugar para o outro, e mesmo para caracterizar a distância entre a produção de um texto e o gesto de sua apropriação. Pensar a viagem é pensar o deslocamento dos saberes; que se dispersam e se multiplicam, configurando uma pluralidade de significados (SILVA, 2018, p.25).

    A circulação e a transposição de saberes gera, por ser assim, uma comunidade imaginada, na qual se dá a difusão de modos de conceber a educação, constituindo-se centros de referência, a partir dos quais as ideias são espraiadas. Ainda de acordo com Silva, os manuais pedagógicos constituem um tipo de literatura que é intermediária entre a produção escrita dos grandes autores e aquilo que se passa em sala de aula.

    A abordagem dos manuais pedagógicos pode ser compreendida como uma aventura transnacional, já que eles ecoam um ideário que lhe é estrangeiro; mas, ao mesmo tempo, eles pretendem ter um alcance local. Nesse sentido, trata-se de um material que atua da fronteira entre os grandes autores e as palavras e ações do professor. Pensar a biblioteca Paulo Bourroul requererá um diálogo com trabalhos anteriores – como os de Vivian Batista da Silva (2018), Diana Gonçalves Vidal (2005) e Margarida Louro Felgueiras (2010), dentre inúmeros outros –, os quais trazem elementos importantes para a discussão da cultura ou das culturas escolares em suas relações com a constituição da biblioteca em instituição de ensino.

    Outra pesquisa que não poderia deixar de se constituir como referência da presente investigação é a dissertação de mestrado de Marina Gugliotti Pestana, intitulada Colecionando livros, formando mestres: a biblioteca pedagógica da Escola Normal de São Paulo (1883), defendida na PUC de São Paulo, sob orientação da professora doutora Circe Bittencourt em 2011.

    De acordo com o texto de Pestana (2011), o acervo da Biblioteca Paulo Bourroul foi organizado a partir de uma viagem do professor Bourroul à França. Passou, desde então, a integrar a Biblioteca Pedagógica da Escola Normal de São Paulo, a qual, em seguida, com a República, passaria a se chamar Instituto de Educação Caetano de Campos. Como diz Pestana (2011, p.12), “a biblioteca é composta por cerca de 8000 itens e não recebeu nenhum tratamento técnico ao longo dos anos”. A dissertação em tela mapeou as principais obras que eram tratadas na 4ª cadeira, de Metodologia e Pedagogia. Entretanto, o conteúdo das obras não foi suficientemente trabalhado na dissertação, embora ela tenha fornecido um vasto painel a respeito de quais eram essas obras e como elas se organizavam.

    No âmbito deste projeto temático, que tem como um de seus objetivos, classificar, catalogar e digitalizar os acervos das Bibliotecas Paulo Bourroul e Macedo Soares, a finalidade desta bolsa de pós-doc é a de estudar os saberes pedagógicos inscritos nos livros pertencentes à biblioteca Paulo Bourroul, bem como a de verificar -por meio de leitura dos relatórios elaborados pelo professor Paulo Bourroul, bem como da documentação relativa à instrução pública e à Escola Normal, e finalmente por regulamentos e programas de ensino – as estratégias de leitura mediante as quais ocorreu a apropriação dessas obras de referência.

    Nesse sentido, as atividades do pesquisador pós-doc a ser indicado serão as seguintes:

    1) Elaborar o levantamento das obras pedagógicas pertencentes à biblioteca Paulo Bourroul;

    2) Estudar o conteúdo dos livros indicados, a partir de algumas categorias, arroladas a seguir: 2.1.) Métodos de ensino; 2.2.) Papel do professor; 2.3.) Matérias a serem ensinadas; 2.4.) Alunos; 2.5.) Discurso pedagógico;

    3) Pesquisa documental para verificar a existência de indícios de leitura das obras existentes na biblioteca da Escola Normal por parte dos professores e dos alunos. Compreende-se que as atividades do bolsista pós-doc serão realizadas em interação com as pesquisadoras principais do Eixo 1 e que terão interface com a produção teórica dos demais professores envolvidos no projeto temático como um todo.

    Inscrição:

    Interessados (as) na vaga devem entrar em contato com a Professora Carlota Boto por e-mail (reisboto@usp.br), comunicando que gostariam de participar do processo seletivo, incluindo a seguinte documentação:

    a) Curriculum Vitae (CV Lattes);
    b) Súmula Curricular do(a) candidato(a) ao pós-doutorado (instruções em www.fapesp.br/sumula);
    c) Uma carta de apresentação contendo as razões do interesse no desenvolvimento do subprojeto “Fronteiras do discurso pedagógico: entre bibliotecas e salas de aula”;
    d) Duas cartas de recomendação de docentes da área com os quais já trabalhou;
    e) Prova escrita

    Critérios de seleção:

    a) Análise do currículo, quanto à formação acadêmica direcionada para execução do projeto de pesquisa e da Súmula Curricular, relativamente à produção intelectual na área do presente edital;
    b) Análise da carta de apresentação;
    c) Realização da prova escrita (6 de novembro de 2019);
    d) Entrevista e arguição do plano inicial de trabalho (13 de novembro de 2019).

    Valor e duração da bolsa:

    A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. O desenvolvimento do projeto terá duração de 24 meses.

    Obs.: A comprovação da obtenção do título de doutor(a) deverá ser realizada na data da entrevista, caso o(a) candidato(a) seja selecionado para esta etapa.

    Referências bibliográficas:

    FELGUEIRAS, Margarida Louro; VIEIRA, Carlos Eduardo. Cultura escolar, migrações e cidadania. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2010.

    PESTANA, Marina Gugliotti. Colecionando livros, formando mestres: a Biblioteca Pedagógica da Escola Normal de São Paulo (1883). PUC/São Paulo: [dissertação de mestrado], 2011.

    SILVA, Vivian Batista. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). São Paulo: UNESP, 2018.

    VIDAL, Diana Gonçalves. Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, finais do século XIX). Campinas: Autores Associados, 2005.

    We hereby announce the opening of a Post-Doctorate Fellow position at the School of Education of the University of São Paulo, Brazil. The post is linked to the São Paulo Research Foundation-FAPESP Thematic Project entitled “Knowledges and practices at the borders: for a transnational history of education (1810-…)” coordinated by Diana Gonçalves Vidal. Within the main project we welcome applications for the development of the subproject “Borders of the pedagogical discourse: between libraries and classrooms”.

    In her work entitled Saberes em viagem nos manuais pedagógicos [Knowledges in travel in pedagogical manuals], Vivian Batista da Silva makes use of the metaphor of the journey to refer to the transposition of pedagogical texts and ideas from one place to another, and also to characterize the distance between the production of a text and the gesture of its appropriation.

    To think on a journey is to think the shift of knowledges that disperse and multiply, configuring a plurality of meanings (SILVA, 2018, p.25). The circulation and transposition of knowledges gives rise in its way to an imagined community in which the diffusion of the modes of conceiving education takes place, constituting reference centers from which ideas are disseminated. Still according to Silva, the pedagogical manuals comprise a kind of literature that is intermediary between the written production of the major authors and what goes on in the classroom.

    The approach of pedagogical manuals can be understood as a transnational adventure, since they echo ideas that are foreign to it; at the same time, they intend to have a local reach. In this sense, it is a material that works at the border between the major authors and the words and actions of the teacher. To think about the Paulo Bourroul library will require a dialogue with previous works – such as those by Vivian Batista da Silva (2018), Diana Gonçalves Vidal (2005) and Margarida Louro Felgueiras (2010), among many others –, which bring important elements to the discussion about the school culture or cultures in their relation to the constitution of the library in an Institute of education.

    Another research that cannot fail to become a reference for the present investigation is the MA dissertation by Marina Gugliotti Pestana entitled Colecionando livros, formando mestres: a biblioteca pedagógica da Escola Normal de São Paulo (1883) [Collecting books, forming masters: the pedagogical library of the Normal School of São Paulo (1883)] presented to the Pontifical Catholic University in 2011 under the supervision of Prof Circe Bittencourt. According to Pestana (2011), the archives of the Paulo Bourroul Library were organized after a trip of Prof Bourroul to France. Since then, they integrated the Pedagogical Library of the Normal School of São Paulo, which in turn, with the Republic, became known as the Caetano de Campos Institute of Education.

    As Pestana (2011, p.12) says, “the library comprises around 8000 items and did not receive any technical care throughout the years”. Her dissertation mapped out the main works referenced by the 4th Chair of Methodology and Pedagogy. However, the contents of the works were not sufficiently analyzed in the dissertation, although it gave a vast overview of those works and how they were organized. Within this thematic project, which has as one of its objectives to classify, catalogue and digitalize the archives of the Paulo Bourroul and Macedo de Soares libraries, the aim of this Post-Doctorate Fellowship is to study the pedagogical knowledge is inscribed in the books belonging to the Paulo Bourroul library, as well as to inspect – through the reading of the reports written by Prof Paulo Bourroul, as well as of the documentation related to public instruction and to the Normal School, and, finally, of teaching regulations and programs – the reading strategies through which the appropriation of those works of reference took place.

    In view of the above, the activities of the successful applicant to this Post-Doctorate Fellowship position will include:

    1) To carry out an assessment of the pedagogical works belonging to the Paulo Bourroul library;

    2) to study the contents of the books indicated, based on the following categories: 2.1) Teaching methods; 2.2) The role of the teacher; 2.3) Subjects to be taught; 2.4) Pupils; 2.5) Pedagogical discourse;

    3) Documentary research to investigate the existence of evidences of the reading of the works belonging to the Normal School library by teachers and pupils. We understand that the activities of the Post-Doctorate Fellow will be conducted in close contact with the main researchers of Axis 1, and that they will interface with the theoretical production of the other professors involved in the thematic project as a whole.

    Application information:

    Candidates to this position should contact Professor Carlota Boto through her email (reisboto@usp.br) communicating their wish to take part in the selection process, and attaching the following documentation:

    a) Curriculum Vitae of the candidate;
    b) Curriculum Summary of the candidate (please see instructions on www.fapesp.br/en/6351);
    c) An introduction letter containing the reasons for the interest in developing the subproject “Borders of the pedagogical discourse: between libraries and classrooms”;
    d) Two letters of reference from professors from the areas in which the candidate has worked;
    e) Written exam

    Selection criteria:

    a) Analysis of curriculum pertaining academic formation directed at the conduction of the research project, and of the Curriculum Summary, regarding the intellectual production in the area of the present position;
    b) Analysis of the introduction letter;
    c) Performance in the written exam (to occur on 6 November 2019);
    d) Interview and questions about the candidate’s initial workplan (to occur on 13 November 2019).

    Value and duration of the Fellowship stipend:

    This opportunity is open to candidates of any nationalities. The selected candidate will receive a FAPESP’s Post-Doctoral fellowship in the amount of BRL 7.373,10 monthly and a research contingency fund, equivalent to 15% of the annual value of the fellowship which should be spent in items directly related to the research activity. The development of the project will last for 24 months.

    Note: Should the candidate be selected for interview, she/he should bring to the interview proof of having a doctorate title.

    Bibliographical references:

    FELGUEIRAS, Margarida Louro; VIEIRA, Carlos Eduardo. Cultura escolar, migrações e cidadania. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2010.

    PESTANA, Marina Gugliotti. Colecionando livros, formando mestres: a Biblioteca Pedagógica da Escola Normal de São Paulo (1883). PUC/São Paulo: [dissertação de mestrado], 2011.

    SILVA, Vivian Batista. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). São Paulo: UNESP, 2018.

    VIDAL, Diana Gonçalves. Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, finais do século XIX). Campinas: Autores Associados, 2005.