Coordenações

Vanessa Elias de Oliveira English version

Vanessa Elias de Oliveira

Coordenação Programa Pesquisa em Políticas Públicas

Mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com período de pesquisa na Universidade de Columbia (Estados Unidos). Foi professora visitante da Universidade de Duisburg (Alemanha).

É professora associada da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde atua no Bacharelado em Políticas Públicas e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Foi coordenadora do mesmo programa, pró-reitora adjunta de graduação e assessora especial da reitoria.

É pesquisadora produtividade do CNPq e trabalha com a atuação das instituições judiciais (Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública) nas políticas públicas e temas relacionados ao federalismo, poder local e implementação de políticas públicas.

Foi editora-chefe da Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS), da Anpocs. É a atual presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

No diálogo com a sociedade, coordenou, juntamente com pesquisadores da UFMG, projetos de extensão voltados à apresentação simplificada de temas de políticas públicas para os cidadãos. Foi também uma das idealizadoras e criadoras da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC), destinada a mobilizar o conhecimento científico para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade.


Página atualizada em 18/01/2023 - Publicada em 18/01/2023