Chamadas de Propostas

Chamada Conjunta FAPESP / Instituto Serrapilheira

Diretrizes para pesquisadores do estado de São Paulo


Modalidade de Apoio FAPESP: Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador e Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial
Data limite para submissão de pré-proposta: 25/01/2024
Data limite para submissão de proposta completa: 04/04/2024
Contatos: chamada-serrapilheira@fapesp.br e chamada@serrapilheira.org


1. Definição

A 7ª Chamada Serrapilheira de Apoio à Ciência destina-se ao financiamento de pesquisadores em início de carreira, que estejam interessados em grandes perguntas de suas áreas de atuação.

Serão contempladas nesta edição pesquisas em ciências naturais, matemática e ciência da computação.

Esta edição também contempla parcerias com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e com as Fundações de Amparo à Pesquisa, com o objetivo de ampliar o apoio a jovens cientistas nos respectivos estados.

A Chamada completa está disponível em https://serrapilheira.org/ano/chamada-publica-no-7-2023-ciencia/.

2. Elegibilidade

Cientistas em início de carreira com cargo permanente – como professores ou pesquisadores – em universidade, instituto ou entidade sediada no Brasil, pública ou privada.

Os candidatos devem atender às condições para aceitação de inscrições, disponíveis na Chamada de Apoio a Jovens Cientistas em https://serrapilheira.org/ano/chamada-publica-no-7-2023-ciencia/, item 5.

Para serem elegíveis à possiblidade de financiamento por parte da FAPESP, candidatos(as) vinculados(as) a Instituição de ensino e/ou pesquisa no estado de São Paulo devem atender aos critérios de elegibilidade e demais normas para apresentação e seleção de propostas de Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial (www.fapesp.br/projetoinicialpi) ou da modalidade Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador (www.fapesp.br/jp).

3. Preparação da pré-proposta

As propostas devem ser formuladas de acordo com as exigências indicadas no item 7 da Chamada de Apoio a Jovens Cientistas nº 7/2023.

4. Preparação da proposta completa

As propostas devem ser formuladas de acordo com as exigências indicadas no item 8 da Chamada de Apoio a Jovens Cientistas nº 7/2023.

Conforme item 6 abaixo, para as propostas que receberem recomendação de financiamento conjunto pelo Instituto Serrapilheira e pela FAPESP, ou financiamento integral apenas pela FAPESP, os pesquisadores do estado de São Paulo serão orientados a submeter no SAGe (www.fapesp.br/sage) as propostas completas, em data a ser comunicada pela Fundação.

5. Financiamento

O Serrapilheira e a FAPESP poderão apoiar conjuntamente, com valores mutuamente definidos, pesquisadores selecionados por ambas as partes.

A FAPESP poderá financiar integralmente pesquisadores que chegarem à fase final no processo de seleção do Serrapilheira, mas que não forem selecionados para apoio do instituto por limitação orçamentária.

Em todos os casos, o apoio da FAPESP considerará os itens financiáveis previstos nas modalidades Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador (JP) ou Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial (Pi), exceto pela possibilidade de solicitar uma bolsa de Pós-Doutorado (PD) para um candidato a ser selecionado pelo Responsável pelo projeto, observando as normas da FAPESP para Bolsas para Pós-Doutorado (www.fapesp.br/bolsas/pd).

O recebimento de financiamento da FAPESP também requer o cumprimento de todas as demais normas das modalidades JP ou Pi e está condicionado à assinatura do Termo de Outorga a ser emitido pela Fundação, em observância aos seus procedimentos administrativos usuais.

6. Análise

O processo seletivo será conduzido pelo Serrapilheira, conforme indicado nos itens 9 a 12 da Chamada de Apoio a Jovens Cientistas nº 7/2023.

A FAPESP poderá conduzir processo seletivo próprio para validação e escolha dos candidatos previamente recomendados pelos painéis de seleção do Serrapilheira. Para proceder à análise, em conformidade com os critérios de análise e demais normas do Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador (www.fapesp.br/jp) ou do Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial (www.fapesp.br/projetoinicialpi), a FAPESP poderá solicitar a submissão de proposta no sistema SAGe e documentos adicionais aos submetidos pelos proponentes do estado de São Paulo ao Serrapilheira.

As instituições parceiras, FAPESP e Serrapilheira, designarão um Comitê Gestor Conjunto que avaliará as recomendações e determinará quais propostas serão indicadas para financiamento.

7. Cronograma

Data-limite para submissão de pré-propostas

25 de janeiro de 2024

Data-limite para submissão de propostas completas

04 de abril de 2024

Anúncio dos resultados

26 de junho de 2024

8. Contatos

Na FAPESP: chamada-serrapilheira@fapesp.br

No Instituto Serrapilheira: chamada@serrapilheira.org


Página atualizada em 05/01/2024 - Publicada em 20/12/2023