Notícias

FAPESP acerta nova colaboração com Fulbright

FAPESP acerta nova colaboração com Fulbright Objetivo dos acordos é reforçar a parceria bilateral na área de formação de docentes e de pesquisadores de alto nível entre o Brasil e EUA
(foto: Fulbright)

Agência FAPESP - O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich, reúne-se nesta quinta-feira (21/10), em Brasília, com os presidentes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), para a cerimônia de assinatura de acordos entre essas instituições e a Comissão Fulbright.

Segundo a embaixada norte-americana, o objetivo dos acordos é reforçar a parceria bilateral na área de formação de docentes e de pesquisadores de alto nível entre o Brasil e os Estados Unidos e consolidar o trabalho da Comissão Fulbright e das entidades brasileiras como uma efetiva iniciativa binacional.

Os acordos da FAPESP e Fapergs visam trazer renomados professores universitários dos Estados Unidos para participar, por um período de dois a quatro meses, das atividades de pesquisa nas áreas de interesse comum, em especial junto a programas de pós-graduação, cursos e seminários.

Os acordos da Capes e do CNPq oferecerão bolsas de doutorado nos Estados Unidos para complementar as atividades dos programas de pós-graduação no Brasil. Essas bolsas se destinam a candidatos de comprovado desempenho acadêmico que desejam estudar em instituições norte-americanas.

Estarão presentes no evento os presidentes da FAPESP (Carlos Vogt), da Capes (Jorge de Almeida Guimarães), do CNPq (Erney Plessman de Camargo) e da Fapergs (Jarbas Milititsky), o diretor executivo da Comissão Fulbright, Luiz Valcov Loureiro, os ministros do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Northfleet e Joaquim Benedito Gomes (ex-bolsistas Fulbright), o conselheiro da Assuntos de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos EUA, Patrick Linehan, a adida cultural dos EUA, Caryn Danz, e a diretora da Divisão de Temas Educacionais do Itamaraty, conselheira Almerinda Carvalho.

O programa de cooperação entre a FAPESP e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), visa à participação de professores e pesquisadores norte-americanos em Projetos Temáticos ou nos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiados pela FAPESP.

Os objetivos do programa são: destacar a atuação do Brasil e do Estado de São Paulo na ciência e na tecnologia no meio universitário e de pesquisa norte-americano; destacar o compromisso da FAPESP com o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro; e estabelecer novas linhas de pesquisa no âmbito dos Projetos Temáticos ou dos Cepids.

Para atingir tais objetivos, a FAPESP e a Comissão Fulbright deverão selecionar anualmente, em competição aberta, até quatro professores ou pesquisadores norte-americanos para participar de pesquisas no âmbito dos Projetos Temáticos ou dos Cepids e, eventualmente, ministrar cursos ou seminários de pós-graduação, por um período de dois a quatro meses.

FAPESP e Comissão Fulbright farão os ajustes necessários nos benefícios de seus programas de bolsas, respeitando as normas e valores limite respectivos, de modo que ambas as participações financeiras sejam equivalentes. As duas instituições deverão arcar com os custos de suas obrigações.


Para ler o acordo da FAPESP com a Comissão Fulbright, clique aqui.



Página atualizada em 22/01/2020 - Publicada em 20/10/2004