Bolsa de PD em Eletrônica de Potência e Conversores Multiníveis

Post-Doctoral Fellowship in Power Electronics and Multilevel Converters

Nº: 7247

Área de conhecimento: Engenharia

Field of knowledge: Engineering

Nº do processo FAPESP: 2021/11258-5

FAPESP process: 2021/11258-5

Título do projeto: Conversores baseados em WBG: desafios e aplicações em aeronaves totalmente elétricas

Project title: WBG-based Converters: Challenging Applications in All Electric Aircraft

Área de atuação: Eletrônica de Potência e Conversores Multiníveis

Working area: Power Electronics and Multilevel Converters

Quantidade de vagas: 1

Number of places: 1

Início: 01/01/2025

Start: 2025-01-01

Pesquisador responsável: Domingos Alves Rade

Principal investigator: Domingos Alves Rade

Unidade/Instituição: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp)

Unit/Instituition: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp)

Data limite para inscrições: 31/08/2024

Deadline for submissions: 2024-08-31

Publicado em: 29/07/2024

Publishing date: 2024-07-29

Localização: Av. Albert Einstein, 400 – Laboratório de Condicionamento de Energia Elétrica, Departamento de Sistemas e Energia (LCEE/DSE), Campinas

Locale: Av. Albert Einstein, 400 – Laboratório de Condicionamento de Energia Elétrica, Departamento de Sistemas e Energia (LCEE/DSE), Campinas

E-mail para inscrições: antenor@unicamp.br

E-mail for proposal submission: antenor@unicamp.br

  • Resumo Summary

    O objetivo é estudar impactos de dispositivos de banda larga (WBG) em conversores de eletrônica de potência (PEC) utilizados para acionar motores de propulsão e para interligação de fontes de energia. Os estudos abrangerão aspectos de compatibilidade eletromagnética (EMC), efeitos dv/dt e di/dt em cabos, motores e outros componentes, drivers de transistor, confiabilidade, etc. É desejável experiência com modelagem de motores e inversores multinível.

    O candidato selecionado atuará no âmbito do Centro de Pesquisa em Engenharia para Mobilidade Aérea do Futuro (Flymov), constituído por FAPESP e Embraer e sediado no Instituto de Tecnologia Aeronáutica e que tem como instituições parceiras a Unicamp e a USP de São Carlos.

    Os desafios e objetivos específicos são:

    1) Desenvolvimento de simulações e ferramentas de projeto

    a) Desenvolvimento de ferramentas de simulação e cálculo para dimensionamento de PECs com dispositivos WBG;

    b) Aplicação de ferramentas para projeto de PEC de propulsão e conversores para sistema de alimentação de energia.

    2) Desenvolvimento de procedimentos de testes para os PECs, com foco em aspectos relacionados aos dispositivos WBG

    a) Os testes de EMC devem ser desenvolvidos de acordo com os padrões aeronáuticos, quando disponíveis;

    b) Definição e aplicação de procedimentos para testes de sistemas de pequena escala com motor de propulsão e barramento HVDC (1 a 2 kV);

    c) Definição e aplicação de procedimentos para mitigar efeitos nocivos às cargas e componentes do sistema relacionados aos dispositivos WBG.

    Ph.D. em Engenharia Elétrica/Eletrônica. Os candidatos devem ter excelentes habilidades e experiência em eletrônica de potência (topologias, controle, etc.).

    A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais (em vigor a partir de 01/08) e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

    The purpose is to study the impacts of the wide bandgap (WBG) devices in the power electronics converters (PEC) used as propulsion motor drivers and for interconnecting energy sources. The studies will encompass aspects related to electromagnetic compatibility (EMC), dv/dt and di/dt effects on cables, motors and other components, transistor drivers, reliability, etc. Experience with motor modeling and multilevel inverters is desirable.

    The selected candidate will work under the aegis of the Engineering Research Center for the Aerial Mobility of the Future (FLYMOV), jointly set by the São Paulo Research Foundation (FAPESP) and Embraer and hosted by the Aeronautical Technology Institute (ITA) in São Paulo state, Brazil. FLYMOV also features the State University of Campinas (UNICAMP) and the University of São Paulo – São Carlos campus as partner institutions.

    The specific challenges and goals are:

    1) Development of simulations and design tools

    a) Development of simulation and calculation tools for dimensioning PECs with WBG devices;

    b) Application of tools for the design of propulsion PEC and converters for the power supply system.

    2) Development of testing procedures for the PECs, focusing on aspects related to the WBG devices

    a) EMC tests should be developed according to aeronautical standards when available;

    b) Definition and application of procedures for testing small-scale systems with propulsion engine and HVDC (1 to 2 kV) bus;

    c) Definition and application of procedures to mitigate harmful effects on loads and system components related to the behavior of WBG devices

    Ph.D. in Electrical/Electronic Engineering Candidates must have excellent skills and experience in power electronics (topologies, control, modulation, etc.)

    Fluency in English and basic communication skills in Portuguese are mandatory.

    This opportunity is open to candidates of any nationality. The selected candidate will receive a FAPESP Post-Doctoral fellowship in the amount of R$ 12,000.00 monthly (in force starting August 1st) and a research contingency fund, equivalent to 10% of the annual value of the fellowship which should be spent on items directly related to the research activity.