PAPPE/PIPE

O Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE existe desde 1997. O programa destina-se a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras, a serem executadas em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo, sobre importantes problemas em ciência e tecnologia que tenham alto potencial de retorno comercial ou social.

O Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas - PAPPE é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, realizada pela Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa - FAPs estaduais, que busca financiar atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de produtos e processos inovadores empreendidos por pesquisadores que atuem diretamente ou em cooperação com empresas de base tecnológica.


PAPPE-SUBVENÇÃO

O programa tem por objetivo apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) do MCTI/FINEP/FNDCT e de recursos orçamentários da FAPESP, o desenvolvimento por empresas paulistas de produtos, processos e serviços inovadores, visando ao desenvolvimento das áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas federais e estimular a ampliação e o adensamento das atividades de pesquisa para inovação no universo empresarial paulista.

Chamadas de propostas associadas:

Desenvolvimento de tecnologias e produtos para aplicações em Cidades Inteligentes–Cidades Sustentáveis - 2016

Chamada Pesquisa Inovativa para o Combate ao Vírus Zika e ao mosquito Aedes aegypti - 2016

Fortalecimento e Qualificação em Manufatura Avançada das Cadeias Produtivas da Indústria Aeroespacial e de Defesa do Estado de São Paulo - 2015

Chamada de propostas Desenvolvimento de Tecnologias e Produtos para Aplicações Espaciais - 2015/2016

Seleção pública FAPESP e MCTI/FINEP/FNDCT 2015 – Desenvolvimento do novo anel acelerador Sirius do LNLS

Seleção pública FAPESP e MCTI/FINEP/FNDCT 2014 – Desenvolvimento do novo anel acelerador Sirius do LNLS

Chamada PAPPE-Subvenção 2015

Chamada PAPPE-Subvenção 2013

Chamada PAPPE-Subvenção 2012 

Formulário para Parecer Inicial de Assessoria Científica
 


PAPPE-PIPE III 

No Estado de São Paulo, em função da existência do PIPE, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e a FINEP acordaram um formato para a implementação do PAPPE com características diferenciadas e constituiram o programa PAPPE-PIPE III.

Por meio desse Programa, a FINEP e a FAPESP poderão apoiar empresas cujo relatório final já tenha sido encaminhado ou que já tenham obtido aprovação do relatório de conclusão do primeiro ano da FASE II do PIPE pela assessoria da FAPESP. Essas empresas poderão se candidatar a financiamento parcial dos custos da FASE III, em que é feito o desenvolvimento da inovação tecnológica decorrente da execução do projeto financiado pela FAPESP. 

Chamadas de propostas associadas:

Formulário para Parecer Inicial de Assessoria Científica