Notícias

Alternativas possíveis

Alternativas possíveis

18 de julho de 2003

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) realizou na sexta-feira (18/7), em Genebra, Suíça, reunião para discutir políticas que visem ao emprego de organismos geneticamente modificados nos países em desenvolvimento.

“O potencial para alterar a estrutura genética e as características de organismos vivos têm provocado muita preocupação a respeito da segurança e das implicações éticas das novas tecnologias”, disse o secretário-geral adjunto da Unctad, Carlos Fortin. Para ele, o objetivo do encontro foi “oferecer uma oportunidade de discutir as alternativas políticas disponíveis para países em desenvolvimento, assim como as diferentes opiniões a respeito da conveniência de adotar e comercializar organismos geneticamente modificados”.

O diretor científico da FAPESP, José Fernando Perez, foi um dos conferencistas junto com Albert Sasson, ex-diretor geral assistente da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Perez apresentou o “caminho para o desenvolvimento da biologia molecular no Brasil”, a partir da bem-sucedida experiência do Programa Genoma-FAPESP, que começou em 1997 e colocou o Brasil em destaque no cenário científico mundial. Os cientistas ligados ao programa conseguiram decifrar o material genético da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da clorose variegada de citros, ou praga do “amarelinho”. Foi o primeiro seqüenciamento de um fitopatógeno, organismo que provoca doença em plantas.

Sasson defendeu que as vantagens da utilização da engenharia genética possam atender aos países em desenvolvimento que, segundo ele, “desejam se beneficiar da biotecnologia agrícola moderna”. “Confrontado com a urgência de alimentar seus cidadãos e de tornar suas agriculturas mais competitivas no cenário internacional, os países em desenvolvimento, exportadores ou não, não parecem dispostos a adotar uma moratória no cultivo de transgênicos, como acontece na Europa”, disse.

Criada em 1964, a Unctad é um orgão da Organização das Nações Unidas que tem como objetivo principal a integração de países em desenvolvimento na economia global. O atual secretário-geral da Unctad é o brasileiro Rubens Ricupero, que foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco.



Página atualizada em 18/07/2003 - Publicada em 18/07/2003