Notícias

FAPESP e Oak Ridge National Laboratory anunciam chamada de propostas English version

FAPESP e Oak Ridge National Laboratory anunciam chamada de propostas Projetos envolvendo intercâmbio de pesquisadores do Estado de São Paulo e do laboratório nos Estados Unidos serão apoiados por até 24 meses (ORNL)

A FAPESP e o Oak Ridge National Laboratory/UT-Battelle, dos Estados Unidos, anunciam chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

Podem participar da chamada pesquisadores afiliados ao Oak Ridge National Laboratory e pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

Do lado paulista, os interessados devem ser pesquisadores responsáveis por Auxílios à Pesquisa vigentes apoiados pela FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (pesquisador responsável ou pesquisadores principais) ou nos programas Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP) ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (pesquisador responsável ou pesquisadores principais).

A chamada está aberta a propostas de pesquisa em “Dinâmica do Ecossistema Terrestre nos Trópicos”, com ênfase especial em: a) Resposta dos ecossistemas florestais tropicais a mudanças ambientais; b) Mudanças ecossistêmicas como padrão de processos climáticos; c) Enriquecimento de CO2 no ar livre (FACE) em larga escala; d) Design e o meio ambiente; e) Sustentabilidade em bioenergia.

Os projetos selecionados poderão ter duração máxima de 24 meses. A FAPESP concederá até US$ 10 mil por ano para cobrir as despesas dos pesquisadores ligados à Fundação durante o período de permanência desses no Oak Ridge National Laboratory. A instituição norte-americana destinará até US$ 10 mil para os pesquisadores selecionados durante a permanência desses no Estado de São Paulo para a execução dos projetos selecionados.

Serão selecionadas até dez propostas. As propostas serão recebidas até o dia 3 de dezembro de 2012.

Mais informações: www.fapesp.br/en/7167  

http://www.ornl.gov/sci/ees/callforproposal.shtml

 


Página atualizada em 08/04/2013 - Publicada em 04/09/2012