Coordenações

Jó Ueyama English version

Jó Ueyama

Coordenação Adjunta - Pesquisa para Inovação

É Professor Titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), em São Carlos. Bolsista de Produtividade de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, Nível 1C.

É Bacharel em Ciência da Computação, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e PhD em Ciência da Computação pela Lancaster University, no Reino Unido. Foi pesquisador associado na University of Kent at Canterbury, Reino Unido (2006-2007) e pesquisador visitante na University of Southern California, Estados Unidos (2015-2016).

Foi desenvolvedor de sistemas por dez anos na Assembleia Legislativa do Pará (ingresso por concurso público), tendo sido gerente de desenvolvimento por dois anos na mesma repartição pública.

No ICMC/USP, foi presidente da Comissão das Relações Internacionais (CRInt) por dois mandatos (2016-2020). Foi o Indicado do ICMC/USP (entre cerca de 150 docentes) para o Prêmio USP Trajetória pela Inovação 3ª edição.

No ensino, ministrou aulas remotas (com mais de 300 mil visualizações) que servem de material didático para Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e de países que falam português como língua nativa. Foi co-coordenador do curso de MBA em Segurança de Dados no ICMC/USP.

É autor de cerca de 180 artigos em eventos e periódicos. Depositou cinco pedidos de patentes e três registros de software. Realiza pesquisa em áreas multidisciplinares explorando a inteligência computacional em meio-ambiente, saúde e segurança de dados.


Página atualizada em 25/04/2023 - Publicada em 18/08/2020