Convênios e acordos de cooperação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
PROGRAMA INICIATIVA AMAZÔNIA +10 – EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS
Acordo de Cooperação Técnica entre a FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visa a promoção de projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento no âmbito do Programa Iniciativa Amazônia +10, via Edital e/ou Chamada Pública a ser lançada pelo CNPq e o CONFAP - Expedições Científicas a ser executado no Estado de São Paulo.
PROGRAMA DE APOIO À FIXAÇÃO DE JOVENS DOUTORES NO BRASIL
Programa visa criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas carreiras no estado de São Paulo por meio de bolsas, a serem concedidas pelo CNPq, com uma complementação de Bolsa Fixação de Jovens Doutores (FJD), sob a responsabilidade da FAPESP.
INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Convênio entre FAPESP e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e com as fundações de amparo à pesquisa de São Paulo (FAPESP), Minas Gerais (Fapemig) e do Rio de Janeiro (Faperj). O objetivo é instalar dezenas de institutos que funcionarão de forma multicêntrica, sob a coordenação de uma instituição-sede que já tenha competência em determinada área de pesquisa.
PRONEX - PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA
Convênio de cooperação entre a FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem por objeto implementar o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) no Estado de São Paulo.
PPP - PROGRAMA PRIMEIROS PROJETOS
Convênio de cooperação entre a FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem por objetivo o apoio à infraestrutura de CT&I para jovens pesquisadores contemplados com bolsa de pós-doutoramento da FAPESP ou do CNPq, em São Paulo.
PPSUS - PROGRAMA DE PESQUISA PARA O SUS
O programa tem por objetivo o desenvolvimento descentralizado de pesquisas direcionadas à resolução de problemas de saúde da população e ao aprimoramento do próprio Sistema Único de Saúde.
PROGRAMA DE PESQUISA ECOLÓGICA DE LONGA DURAÇÃO - PELD
O programa apoia a atuação integrada de equipes multidisciplinares em sítios de referência onde são coletados dados em longas séries históricas, abrangendo temas como a composição e a dinâmica dos ecossistemas, particularmente diante das intensas perturbações a que estão sujeitos, sejam essas de origem natural e/ou antrópica.
CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM TAXONOMIA BIOLÓGICA - PROTAX
O objetivo é apoiar projetos de pesquisa que vise(m) contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área da Taxonomia Biológica envolvendo grupos botânicos, microbiológicos e zoológicos.
SISBIOTA
Acordo para financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que visem ampliar o conhecimento, entendimento e uso da biodiversidade brasileira e melhorar a capacidade preditiva de respostas às mudanças de cobertura e uso da terra e mudanças climáticas, associando as pesquisas à formação de recursos humanos, educação ambiental e divulgação do conhecimento científico, bem como integrar competências para a consolidação do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade - SISBIOTA.
Acordo para financiar pesquisa, resgate e uso das informações e disponibilização no Herbário Virtual Autenticado de Espécies da Flora do Brasil - REFLORA, abrangendo as plantas coletadas nos séculos 18, 19 e 20 e depositadas nos herbários do Royal Botanic Gardens de Kew, Inglaterra, e do Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris, França.
REPENSA
Acordo de cooperação com o objetivo de financiar, no Estado de São Paulo, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que visem integrar competências para a consolidação das Redes Nacionais de Pesquisa em Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Agropecuária - REPENSA. Acordo assinado em 19 de maio de 2011, com validade de 42 meses, e prorrogado por termo aditivo até 18 de maio de 2016.
- Primeiro aditivo do acordo - 2014