Chamadas de Propostas
Anexo 4 - Edital de Pesquisa para o Desenvolvimento de Tecnologias para Produtos, Serviços e Processos para o Combate à Doença por Corona Virus 2019 (Covid-19)
Seleção Pública FAPESP e MCTI/FINEP/FNDCT – Propostas Para Inovação – PAPPE-PIPE Fase 3 – 2020
Seleção Pública FAPESP e MCTI/FINEP/FNDCT – Subvenção Econômica à Pesquisa para Inovação – Subvenção Econômica nº 0107077500
Sugestão de roteiro para o Plano de Negócio –PAPPE/PIPE – FASE 3
O Plano de Negócio é uma seção crítica da proposta. É a seção na qual se terá a oportunidade de descrever a estratégia que a empresa utilizará para gerar receitas a partir da pesquisa inovativa proposta ou realizada. O Plano deve, concisamente, esclarecer as oportunidades de negócios abertas pela pesquisa para inovação, articular claramente uma proposição de valor para o potencial cliente e cobrir os pontos chave de um plano adequado ao nível de desenvolvimento da sua empresa. O Plano deve, portanto, descrever todos os esforços que estão sendo empreendidos até o momento e mapear a estratégia para o desenvolvimento da empresa, considerando o cenário atual e futuro (prospecção), bem como os recursos requeridos para permitir e potencializar as oportunidades oriundas da sua pesquisa para inovação. O Plano deve, ainda, descrever a sua visão da empresa e como a inovação proposta se insere no mercado, em particular o mercado futuro. Todas as proposições do Plano devem ser claramente enunciadas e evidências para sua validação devem ser apresentadas.
Sumário Executivo (1 pág. máx.)
• Resumo dos principais pontos do plano de negócio – 1 parágrafo contendo o que a empresa faz e qual seu ponto forte, ou seja, porque é interessante (time diferenciado, tecnologia inovadora, etc.);
• Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
• Dados do empreendimento;
Missão da empresa; Setores de atividades; Forma jurídica; Enquadramento tributário; Capital social; Fonte de recursos.
Análise de mercado (1 pág. máx.)
Tamanho e segmentação do mercado
Potencial e drives para o crescimento, tendências.
Mercado alvo da empresa
Clientes existentes / potenciais
Estudo dos concorrentes (Quão concorrido é o mercado? Em que base se dá a competição? Quem são os principais players?)
Produtos, serviços e soluções (1 pág. máx.)
Quais os produtos e serviços oferecidos pela empresa / sendo desenvolvidos e seus diferenciais
Estágio de desenvolvimento dos produtos e serviços
Como foram / estão sendo desenvolvidos (fonte de financiamento, parceiros, etc.)
Propriedade Intelectual – (Existente? Pleiteando? Passível de aplicação?)
Modelo de Negócio (1 pág. máx.)
Modelo de receita (como a empresa gera receita com seus produtos / serviços?)
Modelo de distribuição (quais os canais de venda e distribuição?)
Modelo de produção (como a empresa produz seus produtos / serviços?)
Plano Financeiro (1 pág. máx.)
Informar faturamento bruto e EBTIDA da empresa e se possível por produto / serviço de até 3 anos anteriores e previsão de crescimento para os próximos 3 anos.
Necessidade de investimento (quanto e para que o investimento será utilizado)
Equipe (1 pág. máx.)
Experiência acadêmica e profissional dos empreendedores
Histórico de realizações relevantes dos empreendedores
Número de funcionários dos últimos 3 anos e atual.