Assessoria Científica

Richard Charles Garratt English version

Richard Charles Garratt

Gestor de ÁreaMultidisciplinar

Richard Garratt se formou em bioquímica pela Universidade de Londres e é docente do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) desde 1992. Como bioquímico de formação ocupa uma posição incomum como professor titular de um Departamento de Física. Fez mestrado e doutorado em cristalografia no Birkbeck College Londres, durante a década de 1980. Subsequentemente, mudou-se para a USP em 1989 onde ajudou na montagem do primeiro grupo de cristalografia de proteínas no Brasil. Também participou ativamente do projeto que levou à construção da primeira linha de luz de cristalografia de proteínas instalada num síncrotron do hemisfério Sul.

Seus interesses abrangem muitos aspectos da biologia estrutural mas principalmente o uso de cristalografia de proteínas e modelagem por homologia na busca de uma compreensão de fenômenos biológicos em nível molecular. Já trabalhou com enzimas da via glicolítica, superóxido dismutase, a via de salvação de purinas, lectinas, hemoglobinas gigantes e, mais recentemente, septinas. Além disso, seu interesse no ensino da biologia estrutural levou ao desenvolvimento de ferramentas pedagógicas que incluem modelos físicos do tipo cartoon e uma “tabela periódica” de enovelamentos. Seu laboratório é o unico da América Latina a fazer parte da rede internacional de centros de engenharia de proteínas (INPEC) e ele representa o Brasil no Centro de Biologia Estrutural do Mercosul (CeBEM).

Garratt é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Cências do Estado de São Paulo e possui doutorados honorários de duas universidades peruanas.


Página atualizada em 17/09/2024 - Publicada em 07/05/2020