Chamadas de Propostas

Submissões em fluxo contínuo FAPESP/SNSF – Fundação Nacional de Ciência da Suíça English version

Orientações para pesquisadores do estado de São Paulo

Sob o acordo de cooperação entre a FAPESP e a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF), pesquisadores do estado de São Paulo e pesquisadores da Suíça podem submeter projetos de pesquisa colaborativos às duas instituições, com liderança alternada entre a FAPESP e a SNSF. Propostas podem ser submetidas a qualquer momento entre 1 de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022, ou segundo o cronograma da SNSF no período subsequente.


Data limite para submissão:

A qualquer momento, entre 1 de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022

Modalidade de Apoio:

Auxílio à Pesquisa Regular ou Auxílio à Pesquisa Projeto Temático, com excepcionalidades descritas a seguir.

Duração máxima dos projetos:

Até 48 meses (ambas as modalidades)

Elegibilidade:

Segundo os critérios da modalidade escolhida. A consulta prévia de elegibilidade é obrigatória.

Submissão de propostas:

O Pesquisador Responsável do estado de São Paulo submete à FAPESP e o parceiro suíço à SNSF.

Contato:

Converse com a FAPESP


Abaixo, os procedimentos de elaboração e submissão das propostas de pesquisa.

1. Temas de pesquisa

1.1 São aceitas propostas em todas as áreas do conhecimento.

2. Financiamento

2.1 A FAPESP cobrirá os custos da equipe de pesquisa do estado de São Paulo. O orçamento FAPESP seguirá as normas relativas à modalidade de apoio escolhida (Auxílio Regular ou Auxílio Temático), com as excepcionalidades apontadas no item 3.1 (abaixo).

2.2 A SNSF financiará os custos relativos à equipe da Suíça, segundo suas regras. Adicionalmente, caso pesquisadores de um terceiro estado ou país sejam incluídos na proposta, não mais que 20% do orçamento da SNSF pode ser solicitado para cobrir os custos de pesquisa do parceiro do país terceiro. O restante deverá ser provido por outra fonte de financiamento.

2.3 Os valores solicitados às duas agências não precisam ser iguais. Contudo, é esperado que as propostas apresentem uma parceria balanceada, não especificamente em termos monetários, mas com comprometimento equivalente em esforço de pesquisa proveniente de cada uma das duas agências financiadoras.

3. Modalidades de Apoio

3.1 O financiamento da FAPESP se dará através das modalidades Auxílio à Pesquisa Regular ou Auxílio à Pesquisa Projeto Temático. Todas as normas destes auxílios se aplicarão, com as seguintes exceções:

a) Auxílio à Pesquisa Regular (fapesp.br/apr):

Duração: até 48 meses, sendo estipulado um orçamento máximo de até R$ 150 mil por ano (este valor inclui custos de Bolsas, Reservas Técnicas e Benefícios Complementares).

Bolsas: as propostas poderão incluir uma cota de bolsa de Pós-Doutorado, sem ultrapassar o limite orçamentário de R$ 150 mil por ano.

b) Auxílio à Pesquisa Projeto Temático (fapesp.br/tematico):

Duração de 48 meses.

4. Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 Antes de submeter a proposta de pesquisa, o Pesquisador Responsável do estado de São Paulo deve consultar a FAPESP a fim de obter uma Carta de Elegibilidade FAPESP, que será anexada à proposta no momento da submissão.

A SNSF apenas aceitará propostas de pesquisadores suíços consideradas elegíveis pelos seus critérios.

4.2 Consultas de elegibilidade de pesquisadores do estado de São Paulo devem ser enviadas para o e-mail chamada-snsf@fapesp.br e devem conter as seguintes informações:

a. Súmula Curricular do Pesquisador Responsável do estado de São Paulo (seguindo o modelo descrito em fapesp.br/sumula).

b. Modalidade de Apoio da FAPESP pretendida (Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático)

i. Pesquisadores Responsáveis por um Auxílio à Pesquisa Regular vigente devem incluir uma justificativa para a concomitância dos projetos.

c. Duração da proposta (no caso de Auxílio à Pesquisa Projeto Temático, a duração deve ser de 48 meses, necessariamente).

d. Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador Responsável do estado de SP (horas/semana). A FAPESP indica um mínimo de 12h/semana para Auxílios Regulares e 20h/semana para Auxílios Temáticos como dedicações desejáveis.

e. Nome do Pesquisador Parceiro e sua Instituição de vínculo na Suíça.

f. Título da proposta a ser submetida.

g. Valor total do orçamento previsto.

4.3 Consultas de elegibilidade serão respondidas em um prazo de até 14 dias úteis a contar da data de recebimento do e-mail.

4.4 A FAPESP não responde a consultas de elegibilidade dos parceiros da Suíça.

5. Procedimentos para elaboração de propostas

5.1 A proposta deve conter um projeto de pesquisa concebido e escrito em conjunto pelos proponentes da Suíça e do estado de São Paulo, que será submetido à FAPESP e à SNSF.

5.1.1 O projeto de pesquisa deve descrever clara e objetivamente a colaboração planejada (distribuição de tarefas e métodos de implementação), além do que se espera ganhar com a colaboração.

5.1.2 O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa e deve seguir as orientações da modalidade de apoio FAPESP escolhida quanto ao formato e número de páginas.

5.2 Além da proposta, os proponentes devem preencher a seguinte planilha de orçamento: http://www.snf.ch/SiteCollectionDocuments/Budgettable_Lead_Agency.xlsx

6. Instruções sobre a submissão de propostas de pesquisa na FAPESP

6.1 O pesquisador do estado de São Paulo deve submeter a proposta conjunta pelo sistema SAGe.

6.1.1 O pesquisador de São Paulo deve fazer login e selecionar Nova Proposta Inicial > Fluxo contínuo > Outras linhas de fomento > SNSF – Swiss National Science Foundation (…).

6.2. O pesquisador responsável (PR) da Suíça também deverá criar um usuário com cadastro completo no SAGe. Este cadastro é necessário para que o pesquisador da Suíça possa confirmar sua participação na proposta, no SAGe.

6.2.1 O pesquisador deve preencher todos os campos de dados indicados como obrigatórios, ou seu cadastro não será considerado válido . Veja aqui Manual para cadastro de pesquisador no SAGe (em inglês).

6.2.2 Após ser indicado na proposta como membro da equipe, o PR da Suíça deve confirmar, via SAGe, sua participação no projeto. Veja aqui Manual para confirmar participação de equipe no SAGe (em inglês).

7. Instruções sobre a submissão na SNSF

7.1 O PR da Suíça submeterá a proposta no mySNF, seguindo as orientações divulgadas em: http://www.snf.ch/en/funding/projects/lead-agency/sao-paulo/Pages/default.aspx#Contact.

8. Liderança, análise e seleção

8.1 A FAPESP atuará como agência líder de 1 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022. Dentro desse período, não há data limite de submissão para as propostas FAPESP/SNSF, que serão avaliadas em fluxo contínuo (em qualquer momento).

8.2 Como agência líder, a FAPESP conduzirá o processo de análise de mérito em nome de ambas as instituições . Assessores ad hoc serão indicados por ambas as instituições e seus pareceres substanciarão a análise das propostas pelas Coordenações Científicas da FAPESP (coordenadores de área e coordenadores adjuntos). A recomendação final destas coordenações será revista em conjunto pelas duas agências, que informarão os resultados aos pesquisadores dos dois países de forma concomitante.

9. Contato

9.1 Questões específicas para a FAPESP relacionadas à presente oportunidade de fomento devem ser encaminhadas através do www.fapesp.br/converse.