Notícias

FAPESP participa de nova chamada com Belmont Forum English version

Serão apoiadas pesquisas que investiguem o impacto das mudanças climáticas e ambientais. Prazo para submissão de propostas foi ampliado para até 12 de agosto

A FAPESP e o Belmont Forum, grupo internacional de organizações, conselhos internacionais e consórcios regionais de fomento à pesquisa que juntas promovem pesquisas sobre mudanças globais, anunciam uma nova chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação mantido entre as instituições.

A chamada, intitulada “Integrated Approaches to Human Migration/Mobility in an Era of Rapid Global Change (Migration)”, é apoiada por 12 instituições de fomento participantes do Belmont Forum representando África, as Américas, Ásia e Europa. A lista completa de participantes pode ser encontrada na chamada original publicada no site do Belmont Forum.

Por meio da chamada, a FAPESP e as organizações-membros do Belmont Forum que escolheram participar da chamada – em colaboração com a rede de cooperação científica Future Earth e a agência internacional de fomento Global Development Network –, irão financiar projetos de pesquisa colaborativa que busquem avaliar os impactos das mudanças climáticas e ambientais nas sociedades e a capacidade de adaptação que, aliada a outros fatores, pode levar à migração.

Serão apoiados projetos que sigam pelo menos duas das três linhas de investigação propostas pela chamada:

1) Compreensão das complexas relações de fatores que influenciam a migração/mobilidade, bem como sua relação com as Mudanças Globais, por meio de novas abordagens para síntese, integração e complementariedade de dados e modelos;

2) Estudos sobre governança integrativa, mecanismos legais e políticas em torno da migração/mobilidade e Mudanças Globais; e

3) Estudos em diversos contextos e com perspectivas inclusivas sobre comunidades vulneráveis e grupos mais vulneráveis (como mulheres, idosos, pessoas com deficiência e indígenas), em particular de países com economias em transição.

Propostas devem incluir perspectivas das ciências sociais e humanas, assim como das ciências naturais e físicas. Devem também envolver efetivamente atores sociais, usando abordagens participativas, cocriação, codesenvolvimento e coimplementação.

Submissões

As submissões devem contar com pesquisadores de no mínimo três dos países participantes na chamada internacional. Os projetos selecionados terão duração máxima de três anos.

Pesquisadores do estado de São Paulo devem atentar para orientações específicas, com base nas normas da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Excepcionalidades às regras usuais da modalidade de apoio estão especificadas no texto da chamada. É necessário enviar à FAPESP consulta preliminar de elegibilidade até 29 de julho de 2022 demonstrando, entre outros requerimentos, experiência em projetos multidisciplinares internacionais.

O orçamento total destinado pela FAPESP para esta chamada é equivalente a € 350 mil, sendo que o valor orçamentário máximo permitido por proposta é de R$ 70 mil por ano, além de uma Bolsa de Pós-Doutorado.

Propostas completas devem ser enviadas diretamente ao Belmont Forum pelo pesquisador líder de cada projeto até 12 de agosto de 2020. A consulta de elegibilidade à FAPESP deve ser submetida na mesma data, por meio do SAGe. Documentação adicional será solicitada caso a proposta colaborativa seja habilitada pelo Belmont Forum.

As orientações aos proponentes do estado de São Paulo estão disponíveis em fapesp.br/15538.


Página atualizada em 01/08/2022 - Publicada em 15/06/2022