Notícias
Pesquisa colaborativa com o Reino Unido
O Natural Environment Research Council (NERC) lançou chamada de propostas no âmbito do acordo entre a FAPESP e os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK, na sigla em inglês). O acordo tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa cooperativos.
As propostas deverão ser submetidas diretamente ao NERC por pesquisadores no Reino Unido em associação com colegas pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.
O foco da chamada está na ciência do sistema terrestre e em pesquisas sobre mudanças ambientais globais. O prazo para entrega das propostas vai até o dia 14 de dezembro de 2010.
Os projetos colaborativos apoiados serão do tipo Auxílio Regular à Pesquisa, incluindo equipamentos, bolsas acadêmicas e outros itens financiáveis, além de incentivar o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em missões de até três meses cada.
O projeto de pesquisa poderá durar até três anos e deverá estar relacionado a um Projeto Temático FAPESP em vigência, já coordenado pelo interessado. Poderá ser solicitado à FAPESP até o equivalente a 150 mil libras.
Mais informações sobre a chamada: www.nerc.ac.uk/funding/news/ao-iof-amendment.asp.
Orientações gerais e formulários para a apresentação de propostas aos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido estão disponíveis na página www.fapesp.br/acordos/rcuk.
As propostas devem ser apresentadas pelo pesquisador no Reino Unido. O pesquisador no Estado de São Paulo deve preencher o formulário em www.fapesp.br/chamadas/rcuk/fapesp_rcuk_proposalform.doc.
Artes e humanidades
Há outra chamada em aberto no âmbito do acordo de cooperação entre FAPESP e RCUK, sem prazo limite, do Arts & Humanities Research Council (AHRC).
O AHRC apoia pesquisa em classe mundial que amplie o conhecimento da cultura e da criatividade humanas. Essa chamada aceita propostas entre 20 mil e 1 milhão de libras.
Mais informações sobre a chamada do AHRC: www.ahrc.ac.uk/FundingOpportunities/Pages/rgbrazil.aspx.