Notícias

FAPESP e Universidade de Michigan lançam chamada de propostas English version

FAPESP e Universidade de Michigan lançam chamada de propostas Instituições assinam acordo de cooperação e abrem chamada para apoiar projetos conjuntos entre pesquisadores do Estado de São Paulo e dos Estados Unidos (Umich)

A FAPESP e a Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, assinaram nesta terça-feira (25/09) acordo de cooperação científica internacional. O acordo têm como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, que podem incluir o intercâmbio de pesquisadores e alunos de pós-graduação.

A primeira chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo foi lançada. Podem participar da chamada pesquisadores afiliados à Universidade de Michigan e pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

Do lado paulista, os interessados devem ser pesquisadores principais de Auxílios à Pesquisa vigentes apoiados pela FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou nos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP) e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID).

As propostas devem incluir os nomes dos pesquisadores que colaborarão no projeto, tanto do lado paulista como do lado norte-americano, e destacar os benefícios mútuos da colaboração.

A chamada está aberta a propostas nas seguintes áreas do conhecimento: Medicina, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Artes, Recursos Naturais e Meio Ambiente.

A FAPESP e a Universidade de Michigan apoiarão cada proposta selecionada com até US$ 20 mil por ano as propostas selecionadas (até US$ 10 mil de cada parte). O apoio será concedido durante o período estabelecido no projeto selecionado, de modo a cobrir gastos relacionados com a pesquisa, incluindo despesas de mobilidade.

Os projetos selecionados poderão ter duração de até 24 meses. As propostas serão recebidas até o dia 15 de fevereiro de 2013.

Mais informações estão no texto da chamada, em www.fapesp.br/en/7219.

 


Página atualizada em 08/04/2013 - Publicada em 25/09/2012