Notícias
FAPESP e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal divulgam resultado de chamada
A FAPESP e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) divulgam a relação das propostas aprovadas na chamada pública lançada em 2012 no âmbito do convênio de cooperação cientifica entre as duas instituições.
Para esta chamada foram considerados projetos de pesquisa na área de desenvolvimento infantil relacionados aos seguintes temas: a) Promoção de melhorias no sistema de atenção à primeira infância/Avaliação de programas e políticas que têm impacto no Desenvolvimento Infantil (zero a seis anos); b) Saúde, assistência social, educação e desenvolvimento; c) Parcerias com pais e comunidades.
Cada projeto aprovado e contratado deverá ter a duração máxima de 24 meses. No total das concessões, os recursos serão desembolsados aproximadamente na proporção de 50% pela FAPESP e 50% pela FMCSV.
Os recursos serão destinados exclusivamente às instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, os quais poderão ser aplicados conforme as regras para utilização de verbas de auxílios da FAPESP.
Foram aprovadas 16 propostas:
Pesquisador responsável |
Título do Projeto |
Ana Soledade Graeff Martins |
Eficácia da terapia de interação pais-criança para o tratamento dos transtornos do comportamento disruptivo em pré-escolares |
Claudia Maria Simões Martinez |
Programa de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: identificação e difusão das boas práticas no Estado de São Paulo |
Cristina dos Santos Cardoso de Sá |
Avaliação do desenvolvimento infantil de crianças filhas de mães soropositivas |
Edison de Jesus Manoel |
Estudos sobre o contexto físico e sociocultural do desenvolvimento da ação motora na infância |
Eloisa Tudella |
Programa de intervenção: uma análise do microssistema de lactentes aos seis meses de idade abrigados |
Fernanda Dreux Miranda Fernandes |
Identificação precoce de déficits de linguagem e dificuldades comportamentais para intervenção psicoeducativa como política pública de educação |
Guilherme Vanoni Polanczyk |
Um ensaio clínico randomizado comparando o efeito do treino de funções executivas e de habilidades de linguagem sobre a prontidão escolar em crianças pré-escolares |
Jair de Jesus Mari |
Estudo multicêntrico: treino parental com videomodelação para a aquisição de habilidades sociais em crianças com autismo |
Lislaine Aparecida Fracolli |
Adaptação transcultural e validação de conteúdo do family nursing partnership para o brasil |
Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams |
Avaliação de intervenção breve com pais para prevenção do trauma cerebral abusivo |
Maria Beatriz Martins Linhares |
Avaliação de indicadores de temperamento e comportamento em crianças nascidas pré-termo na fase de 18 a 36 meses |
Mariangela Lopes Bitar |
Diálogo com pais sobre comunicação e saúde |
Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha |
Avaliação dos hábitos de vida segundo a Assessment of Life Habits (LIFE-H): adaptação cultural e valores normativos para crianças brasileiras |
Orlando Francisco Amodeo Bueno |
Desenvolvimento de um programa de formação em desenvolvimento cognitivo para profissionais da educação infantil: o modelo de resposta a intervenção |
Roberta Stangherlim |
Educação das crianças pequenas: a formação dos professores no curso de pedagogia |
Vera Lucia Jornada Krebs |
Detecção de marcadores de risco para o crescimento e desenvolvimento infantil: acompanhamento ambulatorial de recém-nascidos nos primeiros dois anos de idade corrigida para a prematuridade |
Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/7172