Notícias

FAPESP e BioZeus anunciam nova chamada

FAPESP e BioZeus anunciam nova chamada Pesquisas sobre novos compostos para aplicação em saúde humana serão apoiadas com até R$ 10 milhões (foto: FAPESP)

A FAPESP e a BioZeus Desenvolvimento de Produtos Biofarmacêuticos anunciam nova chamada de propostas de pesquisas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

A chamada visa selecionar e apoiar pesquisa acadêmica sobre novos compostos para aplicação em saúde humana: biológicos, pequenas moléculas quimicamente sintetizáveis ou ativos isolados e identificados extraídos de elemento da biodiversidade.

O total de recursos disponível para atender às propostas selecionadas na chamada é de até R$ 10 milhões (50% da FAPESP e 50% da BioZeus).

Uma análise do setor de biotecnologia em saúde humana no Brasil demonstrou a existência de projetos de pesquisa em desenvolvimento nas instituições de ciência e tecnologia com potencial para chegar ao mercado. FAPESP e BioZeus pretendem contribuir para o avanço das etapas de desenvolvimento de tais projetos com o objetivo de gerar inovação.

A presente chamada visa amparar duas etapas de desenvolvimento: Provas de Conceito e Estudos Pré-Clínicos.

As propostas submetidas devem ser relacionados à saúde humana, em qualquer área: alergologia, cardiologia, doenças degenerativas, doenças infecciosas, doenças inflamatórias, endocrinologia, geriatria, hematologia, nefrologia, neurologia, oncologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, urologia, entre outras.

A chamada tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que tenham potencial de gerar produtos inovadores em saúde humana com a participação de pesquisadores da BioZeus.

É necessário que proponentes tenham interesse em que seu projeto de pesquisa gere um produto que alcance o mercado, sendo fundamental, portanto, que os projetos apresentados atendam uma necessidade médica real.

As propostas deverão ser de no máximo 48 meses, divididas em duas etapas de até 24 meses de duração. Se o projeto de pesquisa já possui um ou mais resultados relacionados a provas de conceito ou estudos pré-clínicos, esses devem ser claramente apresentados.

A chamada está aberta a pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, e segue as condições do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP.

Propostas serão recebidas até o dia 18 de novembro de 2015.

A chamada está disponível em: www.fapesp.br/9720
 


Página atualizada em 04/09/2015 - Publicada em 04/09/2015