Releases
4º Diálogo Brasil-Alemanha debate avanços da tecnologia da informação e seus efeitos no cotidiano
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP) promovem em 29 e 30 de setembro o 4º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação. Com o tema “O futuro da tecnologia da informação e nosso futuro”, o encontro será realizado no auditório da FAPESP, em São Paulo.
O 4º Diálogo Brasil-Alemanha vai abordar as recentes inovações na área da tecnologia da informação (TI) que vêm sendo implantadas na produção industrial e agrícola, bem como seus reflexos na organização empresarial, no mercado de trabalho e na vida cotidiana. O evento também propõe uma reflexão sobre as transformações tecnológicas e sociais geradas pela rápida evolução da TI para assegurar um espaço cibernético seguro para as pessoas, empresas e Estados.
Iniciada em 2012 pelo DWIH-SP, a série Diálogo Brasil-Alemanha passa em 2015 a ser realizada em conjunto com a FAPESP, contribuindo para que a iniciativa se torne de fato um evento bilateral. O encontro é voltado a pesquisadores, professores, estudantes – sobretudo de pós-graduação –, e gestores de instituições de ensino e pesquisa, além de profissionais de inovação e representantes de empresas.
"Para a FAPESP, é muito importante passar a ser um dos promotores dessa importante série de eventos que aproxima pesquisadores paulistas e alemães. Já temos sete acordos vigentes de cooperação com agências de financiamento e universidades alemãs, e ainda há muito mais a se fazer nessa relação. Este Diálogo é uma excelente oportunidade para tanto", disse José Goldemberg, presidente da FAPESP.
As conferências de abertura do encontro serão apresentadas por Dirk Brengelmann, embaixador da Alemanha no Brasil e ex-encarregado do Ministério das Relações Externas para Política Cibernética, e Virgílio Almeida, secretário nacional para Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Vamos mostrar o que há de novas tecnologias, quais serão as futuras, como elas mudam nossas vidas. Não se pode impedir o avanço tecnológico, afinal criar, inovar é o trabalho dos cientistas da área, enquanto outros se dedicam a analisar seus efeitos na ordem social e propor ajustes, por exemplo, na área jurídica. Brasil e Alemanha pesquisam muito sobre esses temas. Queremos incentivar que o façam juntos, com maior intensidade”, declara Marcio Weichert, coordenador do DWIH-SP.
A reunião terá três painéis. O primeiro, Produção e Trabalho na Sociedade Digital, reúne conferências de Reiner Anderl, da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha; José Paulo Molin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP); e Arnold Picot, da Universidade de Munique Ludwig-Maximilians (LMU).
O segundo painel, Vida na Sociedade Digital, terá palestras de Dieter Rombach, do Instituto Fraunhofer de Engenharia Experimental de Software (IESE), e Fernando Martins, presidente da Intel do Brasil.
O painel Segurança e Direitos, que encerra o encontro, terá apresentações de Hans-Joachim Hof, da Universidade de Ciências Aplicadas de Munique, e Dennys Antonialli, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP). A palestra final, Incertezas da Lei e Tecnologia, será apresentada por Juliano Souza Albuquerque Maranhão, também da FD-USP.
O 4º Diálogo Brasil-Alemanha conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI Brasil), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Brasil), do Ministério das Relações Externas da Alemanha (AA) e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.
4º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação
Data: 29 e 30 de setembro
Local: Auditório da FAPESP, rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo
Programação: www.fapesp.br/9731
Inscrições: www.fapesp.br/eventos/gb/registration
As palestras serão feitas em inglês, com tradução simultânea
Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Imprensa
Fernando Cunha / 11.3838-4151
Samuel Antenor / 11.3838-4381