Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano
Parceria encerrada.
Texto publicado em 2017:
Com apoio da FAPESP e da Natura, o Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano está sediado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
O Centro é formado por uma rede pesquisadores das áreas de Psicologia e Neurociências da USP, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
O objetivo do Centro é estruturar uma base sólida de conhecimento sobre o bem-estar humano a partir da integração de diferentes áreas, como neurociência, psicologia positiva, psicologia social e ciências da saúde, humanas e sociais aplicadas. Será o maior núcleo científico do país voltado à pesquisa do bem-estar e terá como objetivo impulsionar o conhecimento na área a partir de pesquisas multidisciplinares.
Natura e FAPESP investirão até R$ 20 milhões (R$ 10 milhões cada) em dez anos. As universidades parceiras também contribuirão com apoio institucional e administrativo aos pesquisadores envolvidos.
Os projetos são elaborados e desenvolvidos conjuntamente pelos pesquisadores da Natura e da academia. O centro não terá um espaço físico exclusivo. As pesquisas usarão a infraestrutura dos parceiros. As áreas do conhecimento envolvidas são Neurociência, Psicologia, Ciências da Saúde, Humanas e Sociais Aplicadas.
A iniciativa se destaca pelo seu ineditismo no cenário nacional e internacional ao unir ciência de ponta, aplicação, inovação e o desejo de geração de impactos positivos na sociedade através do entendimento do bem-estar, por meio do trabalho conjunto entre a inciativa privada e uma rede de parceiros dos meios acadêmicos, governamentais e outros.
O Centro é o primeiro na área de Humanidades criado a partir de um modelo de financiamento compartilhado entre uma empresa privada e uma agência pública de apoio à pesquisa.
Com o Centro, serão criadas intersecções com as Ciências Humanas e Sociais aplicadas, gerando novas oportunidades de pesquisa inovadora nesse campo. O Centro concilia dois pilares: o da Psicologia (com ênfase na psicologia positiva e sua noção de bem-estar, incluindo as condições objetivas de vida, saúde, alimentação, habitação) e o da Neurociência.
Os pesquisadores do centro se articularão em torno 11 projetos voltados ao desenvolvimento de indicadores de bem-estar, por meio de estudos sobre o reconhecimento e a regulação de emoções, assim como a influência do contexto familiar e da sociedade nas relações humanas. Temas ligados à indústria cosmética – como a maneira com que as fragrâncias e a maquiagem podem alterar o estado de ânimo e a autoestima das pessoas – também serão estudados.
O site do centro é o https://cpbec.org.br
Mais informações em https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/94024.