FAPESP anuncia criação de Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial
05 de setembro de 2023
A FAPESP anuncia o resultado da chamada para a criação de Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial, lançada em 2021 no âmbito de convênio de cooperação científica e tecnológica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Comunicações (MCom) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Foram selecionadas quatro propostas que resultarão na implantação de um centro em São Paulo, um no Rio de Janeiro e dois em Pernambuco, todos com a missão de desenvolver pesquisas científicas, tecnológica e inovação, orientadas à resolução de problemas, com IA. Cada CPA será contratado por um período de cinco anos renováveis por mais cinco anos, de acordo com os resultados mensurados.
Foram selecionadas as seguintes propostas:
-
Centro de Pesquisa em Engenharia Ciência de Dados para a Indústria Inteligente (CDI2), sediado em três unidades, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/UNICAMP) e Instituto Avançado para Inteligência Artificial (AI2/UNESP), tendo como pesquisadores principais, José Alberto Cuminato, Sergio Ferraz Novaes e Alexandre Xavier Falcão, em parceria com o SENAI de São Paulo.
-
Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Energias Renováveis, com sede no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo como pesquisador responsável Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho
-
Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética, com sede no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), sendo Teresa Bernarda Ludermir a pesquisadora responsável.
-
PRAIA Educação - Pesquisa realmente Aplicada em Inteligência Artificial: educação para a 4a revolução industrial, instalado no Centro de Informática/CIn/UFPE, sob responsabilidade de Geber Lisboa Ramalho
Os CPAs devem realizar pesquisas ousadas de excelência internacional em Inteligência Artificial. Suas atividades também devem contribuir substancialmente para a formação de recursos humanos qualificados em Inteligência Artificial para o país.
Foto: FAPESP/Dall-E