Coordenações

Claudia Bauzer Medeiros English version

Claudia Bauzer Medeiros

Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science

Claudia Bauzer Medeiros é PhD em Computer Science pela University of Waterloo, Canadá. É professora titular do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisas em gerenciamento de dados científicos, particularmente com desafios associados à heterogeneidade, volume e complexidade de dados, para vários tipos de aplicações do mundo real.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação de 2003 a 2007. Já foi membro (incluindo coordenação) de muitas comissões e comitês, incluindo CNPq e Capes. Hoje é membro da Coordenação do programa eScience e Data Science da FAPESP.

Também dentro da FAPESP, cuida das ações associadas a políticas de Ciência Aberta e, principalmente, Dados Abertos, o que incluiu a coordenação da implementação da Rede de Repositórios de Dados de Pesquisa do Estado de São Paulo.

Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por atividades de ensino, pesquisa, e iniciativas para atrair mulheres para a Computação. É membro do conselho da Research Data Alliance (RDA) e vice-coordenadora do conselho da World Data System (WDS), um dos braços do International Science Council (ISC), dedicado a repositórios de dados. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da World Academy of Sciences.


Página atualizada em 17/03/2023 - Publicada em 23/10/2007