A Instituição

A FAPESP English version

A FAPESP


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com um orçamento anual correspondente a 1% da receita tributária estadual e autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

O apoio FAPESP à pesquisa se dá por meio da concessão de Bolsas e Auxílios a projetos em todas as áreas do conhecimento, submetidos por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou particulares, de órgãos públicos e de empresas sediadas no Estado de São Paulo. As duas modalidades apoiam projetos enquadrados em seis estratégias de fomento:

  • Formação de Recursos Humanos para C&T – bolsas regulares para estudantes de graduação e pós-graduação, no país e no exterior

  • Pesquisa para o Avanço do Conhecimento – apoio à pesquisa básica e aplicada, de curto e longo prazo, realizadas no âmbito de Projetos Temáticos e dos programas Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), São Paulo Excellence Chair (SPEC), Jovem Pesquisador, Projetos Especiais, Nova Geração (Projeto Geração) e Projeto Inicial π (Pi).

  • Pesquisa em Temas Estratégicos – estímulo à formação de grupos de pesquisa sobre temas considerados estratégicos para o desenvolvimento de São Paulo e do país. Os programas vigentes são: BIOTA-FAPESP (biodiversidade), BIOEN (bioenergia), Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), eScience e Data Science, Programa FAPESP em Tecnologias Quânticas (QuTIa), Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP), Ensino Público (EP) e Plano de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Estaduais de Pesquisa (PDIp).

  • Pesquisa para Inovação – apoio à pesquisa em empresas ou em colaboração com empresas, universidades e institutos de pesquisa, com foco no desenvolvimento da inovação tecnológica. As linhas de fomento são: Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), Centro de Pesquisa em Engenharia/Centro de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA), Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial – em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – e Política para Propriedade Intelectual.

  • Apoio à Infraestrutura de Pesquisa – apoio à modernização e manutenção da infraestrutura de pesquisa. Programas vigentes: Equipamentos Multiusuários (EMU), Equipamento Multiusuários de Pequeno-Médio Porte (EMU-PMP), FAP-Livros, Reparo de Equipamentos, Reservas Técnicas Institucionais, Acesso à Rednesp (antiga Rede ANSP), além do apoio à infraestrutura de acervos e laboratórios, entre outros.

  • Difusão, mapeamento e avaliação de pesquisas – Iniciativas para informar os públicos de interesse da FAPESP sobre suas diretrizes de política científica, resultados e impactos sociais e econômicos do conhecimento científico produzido no Estado de São Paulo, além de ações de mensuração dos resultados de suas atividades, assim como de mapeamento e avaliação sobre o estado geral da pesquisa em São Paulo.

Critérios e procedimentos de avaliação

Todas as propostas submetidas à FAPESP são avaliadas pelos critérios de mérito científico ou tecnológico e de adequação às normas da Fundação. A avaliação é feita por pares – assessores voluntários escolhidos entre pesquisadores de reconhecida competência, em atividade no Estado de São Paulo, no Brasil e no Exterior –, de acordo com a natureza e a área do conhecimento em que se insere cada proposta.


Página atualizada em 18/07/2024 - Publicada em 09/12/2002