PIPE Invest

PIPE Invest

O PIPE Invest é a modalidade do PIPE voltada para empresas que possuem pesquisa PIPE financiada pela FAPESP com alto potencial de sucesso e que buscam captar investimento privado para acelerar o seu crescimento.

Desde a sua criação em 1997, o PIPE já apoiou a pesquisa em inúmeras empresas que hoje comercializam as suas inovações no mercado. As empresas apoiadas pelo PIPE têm foco em inovação de base tecnológica. Empresas com essas características podem, em vários casos, se beneficiar de investimento privado para consolidar e acelerar o seu desenvolvimento, gerando impactos econômicos e sociais relevantes.

A introdução de inovações tecnológicas no mercado e a evolução da empresa para o estágio de comercialização em maior escala é um processo complexo que frequentemente requer recursos de fontes complementares.

Nesse contexto, o PIPE Invest oferece fundos suplementares para projetos PIPE que demonstrem capacidade de atrair investimento privado, de uma terceira parte (Figura 1 abaixo). O valor mínimo de investimento privado exigido é de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A partir desse valor, a empresa poderá apresentar à FAPESP uma proposta de pesquisa com um orçamento limitado ao mesmo valor privado captado, obedecendo o teto de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

 

 

Figura 1. Resumo do funcionamento do PIPE Invest

As solicitações na modalidade PIPE Invest podem ser submetidas durante a vigência dos projetos PIPE (Fase 1 ou 2) ou em até 3 (três) anos após o seu término. Os recursos da FAPESP no PIPE Invest devem ser utilizados exclusivamente para pesquisa, seguindo as normas do PIPE Fase 2, com o objetivo de aprimorar a tecnologia desenvolvida. Já os recursos do investimento privado da terceira parte devem ser usados a critério da empresa, contribuindo para o sucesso comercial dos resultados do projeto.

Informações detalhadas sobre os critérios de elegibilidade e o processo de submissão de propostas estão disponíveis nas Normas do PIPE.


Casos de algumas empresas apoiadas pelo PIPE:


Projetos elegíveis para o PIPE Invest podem ser buscados em https://bv.fapesp.br/pt/266/pesquisa-inovativa-em-pequenas-empresas-pipe/.