Chamadas de Propostas

Iniciativa Pesquisadores em Risco English version

Chamada de Propostas de pesquisa

Suplementação de rápida implementação para Auxílio Pesquisador Visitante e Bolsa de Pós-Doutorado - Iniciativa Pesquisadores em Risco

Modalidade de Apoio:

Auxílio Pesquisador Visitante e Bolsa de Pós-Doutorado

Data limite para submissão:

15/09/2022 (as propostas serão analisadas à medida que forem recebidas até que sejam usados os recursos oferecidos)


Análise de Solicitações de Suplementação Rápida

Iniciativa Pesquisadores em Risco

1 Escopo

A presente Chamada de Propostas tem como objetivo auxiliar ações que possibilitem as instituições de pesquisa de São Paulo a receberem pesquisadores em risco dos países envolvidos na guerra da Ucrânia e demais países afetados similarmente. O auxílio deve permitir acolher pesquisadores interessados em realizar pesquisa em instituições de pesquisa no estado de São Paulo. Esta Chamada é lançada visando a colaboração entre pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento ou a serem iniciados.

2 Financiamento oferecido e duração dos projetos

O valor oferecido nessa Chamada é de R$ 20 milhões. O orçamento das propostas pode incluir duas modalidades FAPESP:

Cada proposta poderá solicitar até um Auxílio Pesquisador Visitante e até uma Bolsa de Pós-Doutorado.

Propostas submetidas por Pesquisador Responsável e/ou Pesquisador Principal de Auxílio à Pesquisa vigente nas modalidades Temático, CEPID, CPE, CPA, PDIP, NPOP, CCD, JP2 poderão ser vinculadas a estes Auxílios, sendo tratadas como Solicitações Complementares destes projetos (www.fapesp.br/1413).

3 Submissão de propostas

1) A data limite para apresentação de propostas de pesquisa nesta Chamada é 15/09/2022.

2) Sendo uma iniciativa de Rápida Implementação, as propostas serão analisadas à medida que forem recebidas até que se esgotem os recursos oferecidos ou até a data limite anunciada acima.

3) As propostas devem ser submetidas exclusivamente através do Sistema SAGe (www.fapesp.br/sage). Deverá escolher a modalidade desejada:

  • Nova Proposta Inicial > Chamadas Vigentes > Pesquisadores em Risco – Auxílio Visitante do Exterior / Chamada de Propostas (2022).

  • Nova Proposta Inicial > Chamadas Vigentes > Pesquisadores em Risco – Bolsa no País – Pós-Doutorado / Chamada de Propostas (2022).

4 Contrapartida Institucional

Durante a vigência do Auxílio Pesquisador Visitante e/ou da Bolsa de Pós-Doutorado, a Instituição Sede deverá garantir aos pesquisadores participantes do projeto todo o apoio institucional necessário para sua realização, bem como para início das atividades na Instituição, conforme previamente acordado com o Pesquisador Responsável/Supervisor. Espera-se também que a Instituição Sede apoie o pesquisador visitante e/ou o bolsista nas tratativas para sua instalação na cidade onde será desenvolvido o projeto.

5 Informações

Para dúvidas sobre esta Chamada contatar: pesquisadoresemrisco@fapesp.br


Página atualizada em 23/08/2022 - Publicada em 24/03/2022