Notícias

Pioneira nos estudos da Xylella morre na França

A bióloga francesa Monique Garnier-Semancik, uma das pioneiras na pesquisa da bactéria Xylella fastidiosa, morreu no último dia 10 em Bordeaux, na França, aos 54 anos, vítima de infecção generalizada provocada por insuficiência renal.

No iní­cio dos anos 90, como diretora do laboratório de biologia molecular da estação INRA de Vilenave d-™Ornon, Monique e Joseph Bovác, da Universidade de Bordeaux II, identificaram a bactéria Xylella fastidiosa como o agente causador da epidemia CVC em colaboração com o trabalho de C. J. Chang e Victoria Rossetti. Foi o iní­cio de uma parceria de trabalhos com a Fundecitrus.

Autora de mais de 50 artigos publicados em revistas cientí­ficas internacionais, ela também estudou agentes patógenos na banana e este ano vinha desenvolvendo pesquisas da doença "almond witches' broom", que ataca as plantas de nectarina e cereja. Também comandava o sequenciamento do genoma da bactéria Spiroplasma citri, que está em fase de conclusão.

Monique Garnier havia adicionado recentemente o sobrenome Semancik, do marido Joe Semancik, com quem se casou em 5 de abril na cidade Bágles, perto de Bordeaux.


Página atualizada em 14/01/2020 - Publicada em 27/05/2003