Releases

Resultado de treinamento com startups será apresentado na FAPESP

São Paulo, 18 de maio de 2016 – A fim de obter um modelo de negócios para viabilizar as tecnologias que estão sendo desenvolvidas em projetos de pesquisa apoiados pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), a FAPESP, em parceria com a George Washington University (GWU), realizou um treinamento de sete semanas com um grupo de 21 empresas nascentes de base tecnológica (startups) participantes do PIPE, para que seus projetos tenham mais chances de sucesso.

O resultado do treinamento será apresentado no dia 19 de maio durante o evento FAPESP-GWU PIPE High Tech Entrepreneurial Training, na sede da Fundação, em São Paulo. Durante o evento, que contará com a participação de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e Daniel Kunitz, diretor do programa da GW Office of Innovation & Entrepreneurship George Washington University, as empresas apresentarão produtos resultantes desse processo intensivo de treinamento em empreendedorismo de cunho tecnológico.

O treinamento foi baseado na metodologia “Customer Development”, desenvolvida por Steve Blank – professor da University of California em Berkeley, da Columbia University, do California Institute of Technology (Caltech) e fundador de diversas startups no Vale do Silício – e aplicada no programa I-Corps da National Science Foundation dos Estados Unidos.

A proposta do treinamento é capacitar as startups a criar negócios baseados em alta tecnologia e, assim, melhorar suas competências de negócio, para se tornarem competitivas no mercado nacional e internacional. Para tanto, 21 empresas foram selecionadas com base na qualidade das propostas que apresentaram, bem como nos benefícios que poderiam obter ao participar do programa.

Para o treinamento, as 21 startups montaram equipes com um pesquisador principal, um representante da área de negócios e um mentor, escolhido pela FAPESP a partir de uma lista de executivos com vasta experiência em grandes empresas e startups de base tecnológica. O treinamento resultou em um “Business Model Canvas”, mapa para esboçar e desenvolver modelos de negócios.

Durante o processo, os empreendedores entrevistaram potenciais clientes e parceiros de forma sistemática, a fim de incorporar suas respostas e impressões aos modelos de negócios. As 21 equipes conduziram, em conjunto, mais de 1.600 entrevistas, estruturadas de modo a entender suas necessidades, problemas e dificuldades. O modelo de negócios será testado com base nas entrevistas, a fim de que seja verificada sua viabilidade ou a necessidade de alterações.

Os progressos realizados a partir das entrevistas semanais foram apresentados pelas empresas aos instrutores norte-americanos e debatidos com outras empresas, para troca de experiências durante o processo, cujos resultados a serem implantados serão apresentados no dia 19 de maio, em inglês, sem tradução simultânea.

 

FAPESP-GWU PIPE High Tech Entrepreneurial Training

Data e horário: 19 de maio, das 8h00 às 17h15

Local: FAPESP - Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo

Inscrições para o evento: www.fapesp.br/eventos/pipe/gwutraining/interest

Programação: eventos/pipe/gwutraining

Empresas participantes do Programa: pipe/hitech21.pdf

Mais informações: (11) 3838-4362

 

______________________________________________________________________

Informações para a Imprensa:

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

Samuel Antenorsamuel@fapesp.br / 11 3838-4381

Fernando Cunhacunha@fapesp.br / 11 3838-4151


Página atualizada em 19/05/2016 - Publicada em 18/05/2016